Falso Banco terá lesado clientes em 2,3 milhões de euros

Era demasiado bom para ser verdade! Esta velha máxima popular aplica-se perfeitamente ao caso do AMC Invest, um esquema que lesou várias pessoas em milhões de euros. Os lesados investiram no que acreditavam ser um Banco, mas que era afinal um logro.

O caso é relatado pelo Jornal de Notícias, que aponta que este falso Banco “prometia pagar até 10% de juros ao mês” e que terá conseguido “600 clientes em todo o país, dos quais 100 perderam investimento”.

O diário frisa que o AMC Invest parecia “uma empresa da área financeira de sucesso, oferecendo ganhos extraordinários e rápidos, mas tudo não passava de um esquema do tipo pirâmide“.

“Quem depositava, por exemplo, dez mil euros, recebia mil todos os meses”, afiança o mesmo Jornal de Notícias que teve acesso ao processo que decorre no Ministério Público, a cargo do procurador Rosário Teixeira.

Cerca de uma centena dos tais 600 clientes terá sido lesada em 2,3 milhões de euros, ainda segundo o mesmo jornal que frisa que, de acordo com o MP, os depósitos bancários do AMC Invest chegaram aos 6,972 milhões de euros.

O principal rosto deste esquema será Arménio Ferreira, um antigo bancário do BPN de Felgueiras de 35 anos que foi detido pela PJ em Maio de 2014.

O negócio seria gerido a partir de sua casa e há outros 18 arguidos no caso, incluindo a mulher e os sogros de Arménio Ferreira.

Ele tinha uma imagem de sucesso, andava de Porsche e chegou a patrocinar vários eventos desportivos e inclusive o Vitória de Guimarães, o que ajudou a pôr em marcha o esquema.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. É a ganancia que alimenta a fraude, e depois queixam-se que foram enganados.
    Muito sinceramente condeno a fraude mas não tenho pena dos lesados em circunstancias destas.

  2. Os crâneos no seu melhor. Está alguém preso do BPN? e dos outros BPNs. Falta um passos para considerar esta gente como empresários de sucesso.
    De facto o povão está na miséria mas mesmo assim, de onde vêm tantos milhões.

  3. Desde que haja (e há subvenção para isso) dinheiro para os partidos – ver hoje 5junho15 o 6ª às 9 está tudo bem

  4. ”O principal rosto deste esquema será Arménio Ferreira, um antigo bancário do BPN de Felgueiras . . .”
    Teve uma boa escola. Já repararam que, de uma maneira ou de outra, nunca mais nos livramos do BPN!!!

RESPONDER

Harry Potter ganha novo (e estranho) capítulo

Harry Potter e o retrato daquilo que parecia ser um grande monte de cinzas é o título do mais recente pedaço da história protagonizada pelo famoso feiticeiro. Mas não foi J.K. Rowling que o escreveu. Os autores …

Rússia pode cortar a Internet mundial, avisa General britânico

É uma nova ameaça à "nossa forma de vida" e à segurança e economia mundiais. O alerta é do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia …

Tribunal mantém pena de 30 anos para mulher que alega ter sofrido aborto espontâneo

Um tribunal de El Salvador confirmou a sentença de 30 anos de prisão a uma mulher acusada de homicídio agravado devido à morte do seu recém-nascido. Teodora Vásquez garante que se tratou de um aborto …

WikiLeaks é agora um meio de comunicação social

Um tribunal britânico considerou, em sentença, que o portal de divulgação de informação WikiLeaks é, agora, uma "organização de meios de comunicação". Um tribunal britânico, que avalia casos sobre liberdade de informação, classificou o WikiLeaks como …

Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal. O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente …

Investigação australiana recomenda fim do celibato na Igreja Católica

Esta sexta-feira, uma investigação australiana sobre abuso sexual de crianças recomendou à Igreja Católica que levante a exigência de celibato ao clero. A Comissão Real da Austrália, que corresponde à procuradoria-geral da república, divulgou esta sexta-feira …

Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por falta de provas

O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica contra a ex-mulher Bárbara Guimarães. A juíza do processo considera que não há provas suficientes para uma condenação. Manuel Maria Carrilho era …

Ex-dirigente da Cerci da Guarda usa instituição para faturar

O ex-vice-presidente da Cercig, a cooperativa de solidariedade social da Guarda com estatuto de utilidade pública, foi acusado de crime de participação económica em negócio, punível com 5 anos de prisão. De acordo com o Ministério …

Pensões, subsídios e abono de família aumentam já em Janeiro

As prestações sociais pagas pela Segurança Social vão subir já a partir de Janeiro de 2018, fruto do aumento previsto de 1,8% para o chamado Indexante dos Apoios Sociais (IAS). O IAS é o referencial usado …

Lince-ibérico esteve à venda (com urgência) no OLX

Um anúncio no OLX vendia "urgentemente" um lince-ibérico pelo valor negociável de 1500 euros. O Ministério Público já está a investigar o caso. O Ministério Público está a investigar uma possível venda online de um lince-ibérico, …