/

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a NATO.

Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o cenário do telejornal da BBC, no qual um jornalista anunciava um conflito entre a Rússia e a NATO.

Embora no início do vídeo haja uma nota a alertar para o caráter fictício do conteúdo, as imagens correram no WhatsApp sem qualquer explicação, levando vários utilizadores a ficarem “aparentemente convencidos de que a notícia divulgada era verdadeira”, explicou a BBC, que diz ter recebido vários contactos por parte de espetadores alarmados.

O vídeo, explica o Jornal de Notícias, abre com a marca sonora da BBC e com a redação da estação como cenário. Depois, um pivô surge dentro de um estúdio e anuncia um “grave incidente entre a Rússia e a Nato“.

À medida que a peça avança, uma voz off explica que os navios de guerra russos estavam a disparar contra os alvos da aliança militar e que a Família Real britânica já tinha sido deslocada.

Tudo foi pensado ao pormenor, até o facto de, na transmissão, a população ser aconselhada a permanecer em casa, tendo em conta o risco de irromper uma guerra nuclear.

Embora a peça possa parecer verdadeira, um olhar clínico desmente facilmente a notícia. Como explica a BBC, o tipo de letra e o layout do grafismo usado no vídeo são muito diferentes.

“Se lhe enviarem um vídeo por WhatsApp que pareça pertencer a um grande órgão de comunicação e não tiver a certeza, procure pela notícia em causa no site da empresa. Neste momento, se estalasse uma guerra termonuclear e a BBC tivesse divulgado, é provável que a notícia tivesse sido noticiada no site e tivesse sido corroborada por outros órgãos”, esclarece a cadeia, aconselhando os telespetadores a serem mais críticos.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.