Alunos denunciam atrasos na atribuição de bolsas de estudo

UGL_UIUC / Flickr

A atribuição de bolsas de estudo no Superior está atrasada devido a problemas na plataforma informática que gere as candidaturas. O Governo rejeita as falhas, garantindo que o processo decorre com normalidade.

De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira na sua edição impressa, as queixas partiram dos próximos estudantes, que relataram os atrasos e disseram que nenhum processo foi ainda despachado.

A Federação Académica do Porto, ouvida pelo matutino, garante que a plataforma que gere os processos “não está operacional, nem de forma automática nem manual”, o que tem gerado “enormes atrasos”. No ano letivo anterior, a 7 de agosto, já tinham sido deferidos 73 210 pedidos de bolsa.

Já a Universidade de Lisboa – estabelecimento com maior número de bolseiros no país – admite alguma lentidão na plataforma, especialmente quando é pedida a ligação às Finanças e à Segurança Social.

O Ministério do Ensino Superior rejeita as falhas informáticas na plataforma das candidaturas, recordando que o ano letivo “começou há dois dias”. O gabinete de Manuel Heitor adianta ainda que “os processos estão a ser analisados como normalmente com previsão dos primeiros pagamentos no final deste mês”.

As candidaturas para as bolsas do Ensino Superior abriram a 25 de junho e terminam no final deste mês.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Aumento da procura de viagens para Portugal no Reino Unido faz disparar o preço dos voos

Os preços das viagens aéreas entre o Reino Unido e Portugal disparam com o fim das restrições à vista. O aumento dos preços indica que a procura de voos por turistas britânicos está a aumentar. O …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …