Falcao, ex-FC Porto, está outra vez “na moda”

Aos 35 anos, o avançado voltou a entrar diariamente nas conversas na Colômbia. Cinco golos em oito jogos, pelo Rayo Vallecano.

Acabado? Perto da reforma? Avançado discreto? Parece que não. Radamel Falcao García Zárate está de volta.

Falcao começou a destacar-se na Europa quando foi uma figura do FC Porto – e que figura na época 2010/11, sobretudo na Liga Europa conquistada por André Villas-Boas e companhia (17 golos, ainda é um recorde).

Aí mudou-se para o Atlético de Madrid e, sem surpresas, marcou 70 golos em dois anos. Seguiu-se o Mónaco e seguiu-se um grande problema: lesão grave no início de 2014 e sete meses sem jogar.

Só em 2016 voltou aos seus números habituais. Depois de passagens discretas por Manchester United e Chelsea, voltou ao Mónaco para brilhar durante três anos.

Estava no Galatasaray desde 2019, a jogar menos (mais lesões) e a marcar menos, mas nestes últimos meses voltou a estar em destaque no futebol europeu. Agora ao serviço do surpreendente Rayo Vallecano.

A equipa espanhola começou mal o campeonato mas melhorou os resultados precisamente depois da chegada do internacional colombiano, que entretanto já marcou cinco golos em 334 minutos em campo. Ou seja, em média precisa de 67 minutos para marcar um golo – é o melhor registo da liga espanhola. Tem 35 anos.

O jornal El País espreitou o ambiente que se vive na Colômbia, na capital Bogotá, à volta do seu compatriota: “Golo! Não há um jogador como este”, diz um taxista.

Há uma “Falcaomania”, de novo, na Colômbia – que é um país onde os seus habitantes praticamente veneram os seus desportistas mais conceituados.

Fica a ideia de que os colombianos passaram a ser adeptos do Rayo Vallecano, sexto classificado no campeonato. Só viam um jogo do Rayo se o adversário fosse o Barcelona ou o Real Madrid, mas agora vêem os jogos todos.

Aliás, no próprio Rayo Vallecano houve uma mudança: não havia um director de marketing e passou a haver por causa do fenómeno chamado Falcao. Camisolas esgotadas, empresas da América Latina a telefonarem, mais patrocínios à espera, mais turistas a visitar o Estádio de Vallecas…

Falcao estaria naturalmente ao serviço da selecção da Colômbia, nesta semana. E provavelmente a marcar mais golos. Mas lesionou-se com alguma gravidade na coxa e o Rayo anunciou que o seu avançado só deverá jogar em Dezembro.

Mas Falcao há-de voltar. E marcar novamente, tal como fez ainda no último fim-de-semana. O Rayo Vallecano visitou o vizinho Real Madrid e perdeu por 2-1; Falcao entrou aos 68 minutos e…saiu lesionado aos 80′. Foram 12 minutos em campo, suficientes para marcar um golo.

“Falcao parece eterno”, fecha o artigo.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.