Fake news não têm solução e só tendem a piorar

A Pew Research realizou uma pesquisa que revelou que 51% dos especialistas do setor de tecnologia acreditam que o desenvolvimento acelerado da tecnologia irá dificultar o controlo das “fake news”, notícias falsas que são partilhadas na internet. Para muitos, a situação não tem solução e a tendência é de piorar.

A empresa de pesquisas entrevistou cerca de 1.100 especialistas do setor, questionando se acreditavam que o problema das “fake news” ia piorar ao longo da próxima década. 49% dos entrevistas defendem a ideia de que a tecnologia existente atualmente é suficiente para solucionar o problema a curto prazo, mas 51% acredita que só vai piorar.

Para os que dizem ser impossível solucionar a questão, a Pew Research identificou dois principais argumentos: o primeiro é de que o crescimento acelerado de soluções tecnológicas ultrapassará a capacidade para compreender o fenómeno das “fake news”, o que impedirá a correção do problema.

Outro argumento é que o desejo dos utilizadores por conteúdo falso e polémico é crescente e apenas continuará a alimentar as fontes de notícias falsas.

Algumas empresas de tecnologia que partilham este tipo de notícias, como o Facebook, Twitter e Google, atualmente trabalham em soluções que não estão a ser muito eficientes no contexto geral. As formas de combater as “fake news” consistem em multas, desenvolvimento de marcadores e educação dos usuários.

Em abril deste ano, o Facebook e a Mozilla investiram mais de 14 milhões de dólares, pouco menos de 12 milhões de euros, no fundo Iniciativa da Integridade Noticiosa. O objetivo deste fundo é educar os utilizadores a distinguir as notícias falsas das verdadeiras na internet.

De qualquer forma, esses esforços ainda não se revelaram totalmente eficientes contra o aumento alarmante de conteúdo falso ou com discurso de ódio nas redes sociais.

ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …