“Faço de ti um heterossexual à chapada”. Homem ataca jovem em dia de Orgulho Gay em Barcelona

No mesmo dia em que se realizava o Pride Barcelona 2019, um jovem homossexual foi vítima de um ataque homofóbico no interior de um restaurante McDonald’s localizado na mesma cidade onde decorria o evento.

Num vídeo, filmado e partilhado esta sexta-feira nas redes sociais, é possível assistir ao ataque verbal. O homem critica a roupa do jovem, que vestia uns calções, sapatilhas brancos e uma t-shirt florescente, e este chama o segurança do estabelecimento.

“Tenho de suportar que um tipo me venha dizer que não posso andar assim vestido?”, pergunta o jovem ao segurança, enquanto o atacante está à sua frente. “Eu só disse que estás num sítio público”, rebate o homem

A discussão continua à frente do segurança do restaurante que assiste passivamente ao momento. “Então tenho de andar como tu queres. É o dia do orgulho gay”, explica o jovem.

Neste momento que o homem vestido com roupa preta passa ao ataque e às ameaças: “É-me indiferente! Também é o dia de dar chapadas. Queres ver como te dou umas quantas? Faço de ti um heterossexual à chapada”.

Mas as ameaças não ficam por aqui. “Não tens guarda-costas? Quando sair, dou-te umas chapadas e passa-te a paneleirice”, acrescenta. A certo ponto, e perante a atitude impávida e serena do segurança, aproxima-se um outro homem e leva o atacante para fora do espaço.

A organização do Pride Barcelona condenou o sucedido no Twitter. ”Estamos completamente indignados com o grave episódio de homofobia que aconteceu ontem num estabelecimento perto da Plaza Universitat. A vítima tem todo o nosso apoio para fazer a denúncia”, lê-se no tweet.

https://twitter.com/PrideBarcelona/status/1144513988220411904

A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, também condenou a agressão e disse que “Barcelona é uma cidade orgulhosamente diversificada” e que defenderá “o género e a liberdade sexual de todas as pessoas”.

No início do mês, o Observatório Contra a Homofobia (OCH) da Catalunha alertou sobre um aumento de 30% nas agressões contra pessoas LGBTI registadas no ano passado. No total, foram registados 70 casos, acrescentando ameaças, insultos e agressões de diferentes proporções. “Há um surto de violência contra pessoas LGTBI por parte de jovens no campo da vida noturna, antes ou depois do lazer”, disse a entidade, que também alertou sobre a idade dos agressores.

A maioria dos cidadãos que comentaram sobre o episódio, concordaram que esta cena é o melhor exemplo de por que em 2019 é tão necessária a celebração do Pride e a luta pelos direitos das pessoas. com diversidade de género e orientação sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …

Bruno de Carvalho quer reconstituição do ataque a Alcochete (e chama Pinto da Costa)

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho pediu ao tribunal a reconstituição da invasão à Academia do clube, em Alcochete, e arrolou 22 testemunhas, incluindo Pinto da Costa, Sousa Cintra, atletas das modalidades do …