“Faço de ti um heterossexual à chapada”. Homem ataca jovem em dia de Orgulho Gay em Barcelona

No mesmo dia em que se realizava o Pride Barcelona 2019, um jovem homossexual foi vítima de um ataque homofóbico no interior de um restaurante McDonald’s localizado na mesma cidade onde decorria o evento.

Num vídeo, filmado e partilhado esta sexta-feira nas redes sociais, é possível assistir ao ataque verbal. O homem critica a roupa do jovem, que vestia uns calções, sapatilhas brancos e uma t-shirt florescente, e este chama o segurança do estabelecimento.

“Tenho de suportar que um tipo me venha dizer que não posso andar assim vestido?”, pergunta o jovem ao segurança, enquanto o atacante está à sua frente. “Eu só disse que estás num sítio público”, rebate o homem

A discussão continua à frente do segurança do restaurante que assiste passivamente ao momento. “Então tenho de andar como tu queres. É o dia do orgulho gay”, explica o jovem.

Neste momento que o homem vestido com roupa preta passa ao ataque e às ameaças: “É-me indiferente! Também é o dia de dar chapadas. Queres ver como te dou umas quantas? Faço de ti um heterossexual à chapada”.

Mas as ameaças não ficam por aqui. “Não tens guarda-costas? Quando sair, dou-te umas chapadas e passa-te a paneleirice”, acrescenta. A certo ponto, e perante a atitude impávida e serena do segurança, aproxima-se um outro homem e leva o atacante para fora do espaço.

A organização do Pride Barcelona condenou o sucedido no Twitter. ”Estamos completamente indignados com o grave episódio de homofobia que aconteceu ontem num estabelecimento perto da Plaza Universitat. A vítima tem todo o nosso apoio para fazer a denúncia”, lê-se no tweet.

https://twitter.com/PrideBarcelona/status/1144513988220411904

A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, também condenou a agressão e disse que “Barcelona é uma cidade orgulhosamente diversificada” e que defenderá “o género e a liberdade sexual de todas as pessoas”.

No início do mês, o Observatório Contra a Homofobia (OCH) da Catalunha alertou sobre um aumento de 30% nas agressões contra pessoas LGBTI registadas no ano passado. No total, foram registados 70 casos, acrescentando ameaças, insultos e agressões de diferentes proporções. “Há um surto de violência contra pessoas LGTBI por parte de jovens no campo da vida noturna, antes ou depois do lazer”, disse a entidade, que também alertou sobre a idade dos agressores.

A maioria dos cidadãos que comentaram sobre o episódio, concordaram que esta cena é o melhor exemplo de por que em 2019 é tão necessária a celebração do Pride e a luta pelos direitos das pessoas. com diversidade de género e orientação sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …

Docentes com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Tiago Brandão Rodrigues colocou em cima da mesa a opção de docentes com mais de 60 anos poderem deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras atividades nas escolas. Na nota de apresentação do Orçamento …