“Faço de ti um heterossexual à chapada”. Homem ataca jovem em dia de Orgulho Gay em Barcelona

No mesmo dia em que se realizava o Pride Barcelona 2019, um jovem homossexual foi vítima de um ataque homofóbico no interior de um restaurante McDonald’s localizado na mesma cidade onde decorria o evento.

Num vídeo, filmado e partilhado esta sexta-feira nas redes sociais, é possível assistir ao ataque verbal. O homem critica a roupa do jovem, que vestia uns calções, sapatilhas brancos e uma t-shirt florescente, e este chama o segurança do estabelecimento.

“Tenho de suportar que um tipo me venha dizer que não posso andar assim vestido?”, pergunta o jovem ao segurança, enquanto o atacante está à sua frente. “Eu só disse que estás num sítio público”, rebate o homem

A discussão continua à frente do segurança do restaurante que assiste passivamente ao momento. “Então tenho de andar como tu queres. É o dia do orgulho gay”, explica o jovem.

Neste momento que o homem vestido com roupa preta passa ao ataque e às ameaças: “É-me indiferente! Também é o dia de dar chapadas. Queres ver como te dou umas quantas? Faço de ti um heterossexual à chapada”.

Mas as ameaças não ficam por aqui. “Não tens guarda-costas? Quando sair, dou-te umas chapadas e passa-te a paneleirice”, acrescenta. A certo ponto, e perante a atitude impávida e serena do segurança, aproxima-se um outro homem e leva o atacante para fora do espaço.

A organização do Pride Barcelona condenou o sucedido no Twitter. ”Estamos completamente indignados com o grave episódio de homofobia que aconteceu ontem num estabelecimento perto da Plaza Universitat. A vítima tem todo o nosso apoio para fazer a denúncia”, lê-se no tweet.

https://twitter.com/PrideBarcelona/status/1144513988220411904

A presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, também condenou a agressão e disse que “Barcelona é uma cidade orgulhosamente diversificada” e que defenderá “o género e a liberdade sexual de todas as pessoas”.

No início do mês, o Observatório Contra a Homofobia (OCH) da Catalunha alertou sobre um aumento de 30% nas agressões contra pessoas LGBTI registadas no ano passado. No total, foram registados 70 casos, acrescentando ameaças, insultos e agressões de diferentes proporções. “Há um surto de violência contra pessoas LGTBI por parte de jovens no campo da vida noturna, antes ou depois do lazer”, disse a entidade, que também alertou sobre a idade dos agressores.

A maioria dos cidadãos que comentaram sobre o episódio, concordaram que esta cena é o melhor exemplo de por que em 2019 é tão necessária a celebração do Pride e a luta pelos direitos das pessoas. com diversidade de género e orientação sexual.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …