Facebook quer disponibilizar uma ferramenta capaz de ler pensamentos

O Facebook quer disponibilizar uma ferramenta capaz de descodificar pensamentos diretamente no cérebro e transformá-los em mensagens escritas, sem a intervenção da fala ou de um teclado.

A novidade foi apresentada esta semana durante a F8, uma conferência anual de developers de aplicações, realizada na Califórnia, nos Estados Unidos. E o objetivo é que a tecnologia esteja disponível dentro dos próximos dois anos.

“E se pudéssemos digitar do nosso cérebro para um computador? Isso está mais perto do que podemos imaginar”, disse Regina Dugan, vice-presidente da rede social.

O novo recurso, que ainda está em fase de desenvolvimento, “poderia tornar-se numa prótese de linguagem para pessoas com transtornos de comunicação, ou uma nova forma de dar instruções na realidade aumentada”.

A empresa criou uma equipa de mais de 60 cientistas e engenheiros especializados em tecnologias de inteligência artificial para compreender a linguagem, os sistemas de imagens cerebrais e as próteses neurológicas.

Com isso, os especialistas pretendem desenvolver um sistema capaz de descodificar as palavras na parte do cérebro que aloja o centro da linguagem e transcrevê-las diretamente num computador a uma velocidade de cem palavras por minuto, cinco vezes mais rápido que o tempo necessário para escrevê-las no ecrã de um smartphone.

Para utilizar esta tecnologia, não será necessário implantar elétrodos cirurgicamente, apenas vestir “sensores não invasivos”, que ainda estão a ser desenvolvidos.

“Queremos criar numa tecnologia wearable (ou “usável”) que possa ser produzida em grande escala”, disse o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, numa mensagem publicada na rede social.

ZAP // Move

RESPONDER

Adeptos do Benfica à chegada ao Estádio da Luz pouco antes do jogo da Primeira Liga de Futebol com o FC Porto

Está em fuga suspeito de atropelar adepto (é dos No Name Boys e tem ficha na polícia)

Já foi identificado, mas continua em fuga, o suspeito de ter morto um adepto do Sporting, junto ao Estádio da Luz, num caso de atropelamento, no dia do clássico entre o clube de Alvalade e …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Venezuela anuncia saída da Organização de Estados Americanos

A ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, anunciou que, a partir de quinta-feira, a Venezuela iniciará a sua saída oficial da Organização de Estados Americanos (OEA). "Iniciaremos um procedimento que demora 24 meses. A Venezuela …

-

Não consegue tirar folgas do trabalho? Há uma explicação

Conhece alguém que, mesmo que esteja de folga ou de férias, não consegue desligar do trabalho? E quando falamos em desligar, não é apenas mentalmente, é mesmo fisicamente. Uns até chegam a trabalhar nesses dias, …

-

Javalis matam três terroristas do Estado Islâmico no Iraque

Um grupo de javalis atacou uma base do Daesh na região de Rashad, em Kirkuk, no Iraque, provocando a morte de três combatentes do grupo terrorista. Na sequência do ataque dos animais, que se realizou no …

O papa Francisco

Governo dá tolerância de ponto na visita do Papa (e há críticas dentro do PS)

O Governo vai conceder tolerância de ponto nos serviços públicos a 12 de maio, dia em que o Papa Francisco chega a Portugal para o centenário das aparições de Fátima, disse à Lusa fonte do …

.

Cientistas criam neurónio capaz de reparar lesões na espinal medula

Cientistas dos Instituto Gladstone, nos EUA, criaram, a partir de células estaminais, um tipo especial de neurónio que pode potencialmente reparar lesões da espinal medula, foi hoje divulgado. Estas células, interneurónios (que se ligam a outro …

A "Pedra do Abutre" em Gobekli Tepe, Turquia.

Gravuras antigas mostram que cometa atingiu a Terra e despoletou Idade do Gelo

Símbolos antigos esculpidos em pedra, num local arqueológico na Turquia, contam a história de como um cometa, com um impacto devastador, desencadeou uma mini-Era do Gelo na Terra, há mais de 13 mil anos. Conhecido como …

-

Senador russo avisa que o Reino Unido pode ser "apagado da Terra" num contra-ataque nuclear

Depois de um ministro britânico ter afirmado que o Reino Unido, "nas mais extremas circunstâncias", poderia recorrer a um ataque nuclear preventivo, o senador russo Frants Klintsevich lembrou que a Grã-Bretanha corre o risco de …

-

Cordeiros prematuros cresceram dentro de sacos que imitam um útero

Uma bolsa plástica que imita o útero foi usada para ajudar no desenvolvimento de cordeiros que nasceram prematuros. Este sistema poderá ser utilizado em fetos humanos, segundo os cientistas. “Desenvolvemos um sistema que, de forma mais …

A superfície brilhante de Europa, a misteriosa lua de Júpiter

É oficial: NASA e ESA vão procurar vida extraterrestre na lua Europa

A NASA e ESA vão procurar vida na lua Europa, uma das luas de Júpiter. O projeto, chamado Missão Conjunta Europa (JEM), foi revelado no domingo, no encontro anual da European Geosciences Union. “Já que consideramos …