Facebook anunciou de forma otimista multa recorde (e esperou por audição de Mueller para o fazer)

tuaulamac / Flickr

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O tom com que o Facebook anunciou a multa recorde acordada com a Comissão Federal de Comércio não era propriamente o que se esperava face à situação de violação de privacidade. Além disso, a publicação assinada por Colin Stretch foi divulgada assim que o testemunho de Robert Mueller no Congresso começou.

Num artigo assinado pelo vice-presidente jurídico, Colin Stretch, esta quarta-feira, o Facebook comunica oficialmente o seu acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC), que inclui uma multa recorde de 4,5 mil milhões de euros, além de novas e rígidas regras sobre a forma como a empresa deve gerir os dados dos seus utilizadores, garantindo privacidade.

No entanto, ao contrário do que seria de esperar, a publicação de Stretch é otimista e faz com que a privacidade de dados pareça um novo recurso que a empresa acaba de lançar com prazer, ao invés de parecer um puxão de orelhas por parte da FTC que o Facebook terá de cumprir.

Intitulada “Acordo FTC Traz Novos e Rigorosos Padrões para Proteger a sua Privacidade”, a publicação estabelece um conjunto de regras que visam melhorar a privacidade dos dados disponibilizados online. Aliás, segundo o Fast Company, a equipa de Facebook vai ainda mais longe e escreve que este acordo “não é apenas sobre reguladores, é sobre reconstruir a confiança das pessoas“.

A multa foi imposta contra a empresa por violar um acordo de privacidade de 2012, “enganando os utilizadores sobre a sua capacidade de controlar a privacidade das suas informações pessoais”, lê-se no comunicado oficial da Comissão Federal de Comércio.

Além da multa, o Facebook fica também submetido a novas restrições. O acordo exige também que a empresa crie um comité de privacidade, nomeado de forma independente no seu conselho, e designe responsáveis para supervisionar o programa de privacidade da empresa.

“O pedido exige que o Facebook reestruture sua abordagem à privacidade e estabeleça novos mecanismos para garantir que os executivos do Facebook sejam responsáveis pelas decisões que tomam sobre privacidade, e que essas decisões estejam sujeitas a uma supervisão significativa“, lê-se no relatório.

Ainda assim, a multa é uma vitória para o Facebook, uma vez que os cinco mil milhões de dólares são apenas uma fração da avaliação da empresa, de 56 mil milhões. No entanto, isso não significa que os investidores estejam a encarar a situação de ânimo leve: as ações do Facebook caíram cerca de 1% no início da manhã da negociação.

Mas apesar de o Facebook parecer otimista no seu anúncio, a verdade é que esperou até ao testemunho de Robert Mueller no Congresso para divulgar a publicação, conforme informa o jornalista do FC, Nick Kolakowski, no Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …

"Liberdade para a Dinamarca". Novos incidentes em manifestação contra restrições

Uma manifestação contra as restrições impostas para conter a pandemia, organizada por um grupo radical, em Copenhaga, originou novos incidentes na noite de sábado e resultou em cinco detenções, relataram a polícia e os meios …

Pela primeira vez, um restaurante vegan ganha uma estrela Michelin em França

Um restaurante de comida totalmente vegan em França foi o primeiro do país a receber a desejada estrela Michelin. Localiza-se perto de Bordéus. A concessão da estrela ao ONA (Origine Non-Animale) é mais uma evidência de …

Onze mineiros resgatados com vida de uma mina de ouro na China

Onze mineiros presos há duas semanas dentro de uma mina de ouro na China, devido a uma explosão, foram hoje trazidos em segurança para a superfície, informou a televisão estatal chinesa. No dia 10 de janeiro, …