Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias “confiáveis”

(dr)

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias “confiáveis”, que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos.

O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie de portal, apresentando manchetes do Wall Street Journal e de outros órgãos de comunicação do grupo News Corp, avança a Reuters. Os grupos de comunicação social que vão ceder notícias ao novo separador do Facebook serão pagos pelo grupo Facebook, Inc.

As pessoas querem ver notícias de alta qualidade no Facebook. Estou entusiasmado por termos a oportunidade de incluir jornalismo premiado do The Wall Street Journal [e de outros meios pertencentes ao grupo News Corp] na nossa secção noticiosa”, adiantou Mark Zuckerberg, citado pelo Wall Street Journal.

Esta nova secção tem uma importância simbólica significativa, já que é a primeira vez que a rede social se predispõe a pagar regularmente a meios de comunicação social para incluir notícias na sua plataforma. Além do Wall Street Journal, também as publicações Washington Post, BuzzFeed News e Business Insider chegaram a acordo.

Os órgãos de comunicação social queixavam-se já há muito tempo da forma como a rede social evitava pagar aos meios de comunicação pela inclusão de notícias na sua plataforma. Rupert Murdoch, fundador do grupo News Corp, tinha mesmo pedido publicamente à empresa para que acedesse a pagar aos meios de comunicação que produzem notícias “confiáveis” e as difundem no Facebook.

O Wall Street Journal avança que os valores que o Facebook ofereceu aos meios de comunicação “oscilam entre as centenas de milhares de dólares por ano“, no caso das “pequenas publicações”, “alguns milhões” no caso de publicações “maiores” e “um valor substancialmente mais alto do que esse no caso dos maiores grupos” de comunicação social.

Segundo o Observador, resta agora saber como irão reagir os meios de comunicação que não serão pagos pelo Facebook nem cederão títulos à nova secção noticiosa da rede social. De acordo com o WSJ, o Facebook “procurou incluir notícias de 200 publicações diferentes, embora se tenha oferecido apenas para pagar a um quarto das organizações noticiosas que estarão envolvidas” nesta “discriminação positiva” de meios de comunicação.

As manchetes serão selecionadas, em parte ,por uma equipa de jornalistas que decidirá que títulos destacar no separador “top news”, que terá espaço para dez manchetes, e em parte pelo algoritmo da rede social.

Não será possível ler notícias “fechadas”, pelo que os destaques vão “redirecionar [os leitores] para os sites das publicações” e sugerir que os utilizadores da rede social se tornem assinantes das publicações.

Esta nova secção de notícias tem também como objetivo combater a popularização e disseminação, através da plataforma, das “fake news”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …

Vladimir Putin vai poder governar a Rússia até 2036

Os eleitores russos devem aprovar, com larga maioria, as emendas constitucionais que permitem ao Presidente Vladimir Putin concorrer a outros dois mandatos, de acordo com os primeiros resultados do referendo. A Comissão Central de Eleições disse …

FPF suspende a Supertaça Cândido de Oliveira de 2020

A Supertaça portuguesa foi, esta quarta-feira, suspensa após decisão da Federação Portuguesa de Futebol. O objetivo é aliviar o calendário de SL Benfica e FC Porto na Europa. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, esta …