Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube unem-se para erradicar propaganda terrorista

wilayah.info

Abu Mohamed al-Adnani, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Abu Mohamed al-Adnani, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

As maiores tecnológicas do mundo uniram-se para combater o terrorismo. Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube estão a partilhar informações e a cruzar dados para ajudar a identificar “impressões digitais” de conteúdos terroristas.

A parceria pretende identificar com mais rapidez “conteúdo de carácter terrorista” nas suas plataformas e limitar a sua divulgação e propagação. Num comunicado conjunto, as quatro empresas afirmam esperar que a colaboração leve a uma maior eficiência na identificação e remoção deste tipo de conteúdos.

As empresas terão uma base de dados partilhada de imagens e vídeos com “impressões digitais”, onde estão identificados conteúdos violentos, de propaganda e recrutamento, que foram removidos das suas plataformas. Assim, será mais fácil para os outros sites identificarem conteúdos que foram banidos de outros serviços.

Cada empresa terá autonomia para decidir o que fazer, nas suas próprias plataformas, em relação a conteúdos identificados pelos parceiros. “Cada companhia continuará seguindo as suas próprias políticas e definições de conteúdo terrorista para decidir quando remover um conteúdo identificado a partir do banco de dados”, salienta o comunicado.

As grandes tecnológicas têm recebido cada vez mais apelos para combaterem a utilização das suas plataformas como forma de disseminar propaganda terrorista, tendo havido já esforços, individualmente, para reforçar as suas políticas de remoção destes conteúdos.

Os detalhes técnicos deste sistema ainda não são conhecidos, mas o jornal The Guardian refere que o sistema de recolha de conteúdo poderá vir a assemelhar-se ao que é utilizado para apreender imagens de abuso sexual infantil, a tecnologia PhotoDNA, desenvolvida pela Microsoft.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …