Facebook obriga-o a expor o seu número de telemóvel para ativar autenticação de dois fatores

O ano mal começou e o Facebook está a ser novamente criticado por uma decisão polémica. Desta vez, envolve o número de telemóvel associado à conta da rede social.

O Facebook envenenou novamente a segurança dos utilizadores, aderindo a uma política de permitir que qualquer pessoa pesquise o seu número de telemóvel caso esse utilizador tenha fornecido o número para a autenticação de dois fatores.

Apesar de este recurso existir há algum tempo, a rede social prometeu removê-lo logo após o escândalo Cambridge Analytica. Segundo o BoingBoing, além de não o ter removido, o Facebook exige agora que alguns utilizadores ativem a autenticação de dois fatores – o que, apesar de ser uma boa prática, o SMS fornece a pior segurança de todos os métodos 2FA.

Isto significa que milhões de utilizadores da rede social estão expostos a sérios riscos de privacidade como condição para garantir as suas contas no Facebook.

Caso tenha a autenticação de dois fatores ativada no Facebook, quando introduzir o email e a palavra-passe, ser-lhe-á pedido um código de verificação, que lhe será enviado por SMS para o seu número de telemóvel. Esta é uma prática que mantém segura a sua conta, uma vez que, mesmo que descubram o seu email e password, continua a existir um segundo mecanismo de defesa.

Contudo, a aplicação desta medida deu aso a uma nova falha de segurança, uma vez que, por predefinição, o seu número de telemóvel ficará exposto na rede social. Isto significa que se tiver dado o seu contacto a alguém, mas não o seu perfil de Facebook, essa pessoa poderá encontrar a sua conta através do seu número de telemóvel.

Esta falha de segurança, intencional ou não, pode mesmo desencorajar os utilizadores a adotar a autenticação de dois fatores, deixando as pessoas em risco de serem hackeadas.

Durante vários anos, a rede social de Mark Zuckerberg defendeu-se garantindo que os números de telemóvel eram utilizados unicamente para fins de segurança, mas isso não corresponde totalmente à verdade, uma vez que uma pessoa pode encontrá-lo no Facebook através do seu contacto.

Isto configura um real problema de privacidade, dado que, a partir desta falha, é possível que um criminoso que tenha adquirido uma lista de números de telemóvel descubra não apenas o nome das pessoas em questão, como também o local de trabalho, a sua residência e até os seus interesses, tendo acesso ao perfil completo da vítima.

Não é possível reverter esta função, mas é possível diminuir as probabilidades de alguém o encontrar no Facebook a partir do seu número de telemóvel. Para isso, altere as configurações de privacidade e, na opção “quem o pode procurar através do número de telemóvel fornecido?” altere de “Todos” para “Amigos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. utilizado unicamente para fins de segurança e sua proteçao ,esse conjunto de palavras na grande maioria das vezes significa exatamente o contrario lol

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …