//

Facebook obriga-o a expor o seu número de telemóvel para ativar autenticação de dois fatores

1

O ano mal começou e o Facebook está a ser novamente criticado por uma decisão polémica. Desta vez, envolve o número de telemóvel associado à conta da rede social.

O Facebook envenenou novamente a segurança dos utilizadores, aderindo a uma política de permitir que qualquer pessoa pesquise o seu número de telemóvel caso esse utilizador tenha fornecido o número para a autenticação de dois fatores.

Apesar de este recurso existir há algum tempo, a rede social prometeu removê-lo logo após o escândalo Cambridge Analytica. Segundo o BoingBoing, além de não o ter removido, o Facebook exige agora que alguns utilizadores ativem a autenticação de dois fatores – o que, apesar de ser uma boa prática, o SMS fornece a pior segurança de todos os métodos 2FA.

Isto significa que milhões de utilizadores da rede social estão expostos a sérios riscos de privacidade como condição para garantir as suas contas no Facebook.

Caso tenha a autenticação de dois fatores ativada no Facebook, quando introduzir o email e a palavra-passe, ser-lhe-á pedido um código de verificação, que lhe será enviado por SMS para o seu número de telemóvel. Esta é uma prática que mantém segura a sua conta, uma vez que, mesmo que descubram o seu email e password, continua a existir um segundo mecanismo de defesa.

Contudo, a aplicação desta medida deu aso a uma nova falha de segurança, uma vez que, por predefinição, o seu número de telemóvel ficará exposto na rede social. Isto significa que se tiver dado o seu contacto a alguém, mas não o seu perfil de Facebook, essa pessoa poderá encontrar a sua conta através do seu número de telemóvel.

Esta falha de segurança, intencional ou não, pode mesmo desencorajar os utilizadores a adotar a autenticação de dois fatores, deixando as pessoas em risco de serem hackeadas.

Durante vários anos, a rede social de Mark Zuckerberg defendeu-se garantindo que os números de telemóvel eram utilizados unicamente para fins de segurança, mas isso não corresponde totalmente à verdade, uma vez que uma pessoa pode encontrá-lo no Facebook através do seu contacto.

Isto configura um real problema de privacidade, dado que, a partir desta falha, é possível que um criminoso que tenha adquirido uma lista de números de telemóvel descubra não apenas o nome das pessoas em questão, como também o local de trabalho, a sua residência e até os seus interesses, tendo acesso ao perfil completo da vítima.

Não é possível reverter esta função, mas é possível diminuir as probabilidades de alguém o encontrar no Facebook a partir do seu número de telemóvel. Para isso, altere as configurações de privacidade e, na opção “quem o pode procurar através do número de telemóvel fornecido?” altere de “Todos” para “Amigos”.

ZAP //

1 Comment

  1. utilizado unicamente para fins de segurança e sua proteçao ,esse conjunto de palavras na grande maioria das vezes significa exatamente o contrario lol

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.