Facebook obriga-o a expor o seu número de telemóvel para ativar autenticação de dois fatores

O ano mal começou e o Facebook está a ser novamente criticado por uma decisão polémica. Desta vez, envolve o número de telemóvel associado à conta da rede social.

O Facebook envenenou novamente a segurança dos utilizadores, aderindo a uma política de permitir que qualquer pessoa pesquise o seu número de telemóvel caso esse utilizador tenha fornecido o número para a autenticação de dois fatores.

Apesar de este recurso existir há algum tempo, a rede social prometeu removê-lo logo após o escândalo Cambridge Analytica. Segundo o BoingBoing, além de não o ter removido, o Facebook exige agora que alguns utilizadores ativem a autenticação de dois fatores – o que, apesar de ser uma boa prática, o SMS fornece a pior segurança de todos os métodos 2FA.

Isto significa que milhões de utilizadores da rede social estão expostos a sérios riscos de privacidade como condição para garantir as suas contas no Facebook.

Caso tenha a autenticação de dois fatores ativada no Facebook, quando introduzir o email e a palavra-passe, ser-lhe-á pedido um código de verificação, que lhe será enviado por SMS para o seu número de telemóvel. Esta é uma prática que mantém segura a sua conta, uma vez que, mesmo que descubram o seu email e password, continua a existir um segundo mecanismo de defesa.

Contudo, a aplicação desta medida deu aso a uma nova falha de segurança, uma vez que, por predefinição, o seu número de telemóvel ficará exposto na rede social. Isto significa que se tiver dado o seu contacto a alguém, mas não o seu perfil de Facebook, essa pessoa poderá encontrar a sua conta através do seu número de telemóvel.

Esta falha de segurança, intencional ou não, pode mesmo desencorajar os utilizadores a adotar a autenticação de dois fatores, deixando as pessoas em risco de serem hackeadas.

Durante vários anos, a rede social de Mark Zuckerberg defendeu-se garantindo que os números de telemóvel eram utilizados unicamente para fins de segurança, mas isso não corresponde totalmente à verdade, uma vez que uma pessoa pode encontrá-lo no Facebook através do seu contacto.

Isto configura um real problema de privacidade, dado que, a partir desta falha, é possível que um criminoso que tenha adquirido uma lista de números de telemóvel descubra não apenas o nome das pessoas em questão, como também o local de trabalho, a sua residência e até os seus interesses, tendo acesso ao perfil completo da vítima.

Não é possível reverter esta função, mas é possível diminuir as probabilidades de alguém o encontrar no Facebook a partir do seu número de telemóvel. Para isso, altere as configurações de privacidade e, na opção “quem o pode procurar através do número de telemóvel fornecido?” altere de “Todos” para “Amigos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. utilizado unicamente para fins de segurança e sua proteçao ,esse conjunto de palavras na grande maioria das vezes significa exatamente o contrario lol

RESPONDER

FC Porto vai multar jogadores que estiveram em "noitada"

Uribe, Luis Díaz, Marchesín e Saravia vão ser multados pela SAD do FC Porto após terem sido retirados da convocatória do último jogo do campeonato frente ao Boavista. A festa de aniversário da esposa de Matheus …

Diretor do Polígrafo apanhado no caso Máfia do Sangue. Jornalista admite ter sido "negligente"

Durante vários anos, o diretor do jornal Polígrafo, Fernando Esteves, acumulou a função de jornalista e editor de política na Sábado com uma quota numa empresa que, entre outras matérias, tinha no seu objeto social …

Benfica, FC Porto e Sporting têm dívida superior a mil milhões de euros

No total, Benfica, FC Porto e Sporting terminaram a época passada com um passivo de 1,118 mil milhões de euros — menos 27 milhões de euros comparativamente à temporada de 2017/18. Os "três grandes" do futebol …

Tribunal de Contas chumba contrato para manter cabines telefónicas

O Tribunal de Contas chumbou o acordo do Governo com a Meo para prolongar o contrato que mantém a funcionar as 8.222 cabines telefónicas no país. A extensão do contrato custaria 2,5 milhões de euros ao …

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …