Facebook obriga-o a expor o seu número de telemóvel para ativar autenticação de dois fatores

O ano mal começou e o Facebook está a ser novamente criticado por uma decisão polémica. Desta vez, envolve o número de telemóvel associado à conta da rede social.

O Facebook envenenou novamente a segurança dos utilizadores, aderindo a uma política de permitir que qualquer pessoa pesquise o seu número de telemóvel caso esse utilizador tenha fornecido o número para a autenticação de dois fatores.

Apesar de este recurso existir há algum tempo, a rede social prometeu removê-lo logo após o escândalo Cambridge Analytica. Segundo o BoingBoing, além de não o ter removido, o Facebook exige agora que alguns utilizadores ativem a autenticação de dois fatores – o que, apesar de ser uma boa prática, o SMS fornece a pior segurança de todos os métodos 2FA.

Isto significa que milhões de utilizadores da rede social estão expostos a sérios riscos de privacidade como condição para garantir as suas contas no Facebook.

Caso tenha a autenticação de dois fatores ativada no Facebook, quando introduzir o email e a palavra-passe, ser-lhe-á pedido um código de verificação, que lhe será enviado por SMS para o seu número de telemóvel. Esta é uma prática que mantém segura a sua conta, uma vez que, mesmo que descubram o seu email e password, continua a existir um segundo mecanismo de defesa.

Contudo, a aplicação desta medida deu aso a uma nova falha de segurança, uma vez que, por predefinição, o seu número de telemóvel ficará exposto na rede social. Isto significa que se tiver dado o seu contacto a alguém, mas não o seu perfil de Facebook, essa pessoa poderá encontrar a sua conta através do seu número de telemóvel.

Esta falha de segurança, intencional ou não, pode mesmo desencorajar os utilizadores a adotar a autenticação de dois fatores, deixando as pessoas em risco de serem hackeadas.

Durante vários anos, a rede social de Mark Zuckerberg defendeu-se garantindo que os números de telemóvel eram utilizados unicamente para fins de segurança, mas isso não corresponde totalmente à verdade, uma vez que uma pessoa pode encontrá-lo no Facebook através do seu contacto.

Isto configura um real problema de privacidade, dado que, a partir desta falha, é possível que um criminoso que tenha adquirido uma lista de números de telemóvel descubra não apenas o nome das pessoas em questão, como também o local de trabalho, a sua residência e até os seus interesses, tendo acesso ao perfil completo da vítima.

Não é possível reverter esta função, mas é possível diminuir as probabilidades de alguém o encontrar no Facebook a partir do seu número de telemóvel. Para isso, altere as configurações de privacidade e, na opção “quem o pode procurar através do número de telemóvel fornecido?” altere de “Todos” para “Amigos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. utilizado unicamente para fins de segurança e sua proteçao ,esse conjunto de palavras na grande maioria das vezes significa exatamente o contrario lol

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …