Facebook alemão vai eliminar comentários anti-refugiados

Os alemães que fizerem comentários racistas no Facebook contra os refugiados verão os seus comentários ser automaticamente eliminados.

Há uns dias o ministro da Justiça alemão, Heiko Maas, pediu ao Facebook por escrito para eliminar os comentários racistas contra os refugiados.

“Fotografias de certas partes do corpo são automaticamente eliminadas por valores morais, no entanto, os comentários racistas e xenófobos não são logo removidos”, escreveu na carta publicada pelo jornal Tagesspiegel, citado pela Bloomberg.

O ministro alemão pediu também à empresa que “faça mais para que a rede social não se converta num pátio de escola para a extrema-direita“.

A rede social respondeu ao ministro, dizendo que “não tem lugar para o racismo” e que vai cooperar ao apagar publicações com “discursos de ódio contra determinados grupos e também convites à violência”, lê-se noutro artigo da Bloomberg.

A conhecida rede social disse que não consegue reagir tão rapidamente quanto gostaria e que muitas publicações acabam por passar.

“Temos bons sistemas mas nem sempre são 100% eficazes”, disse Richard Allan, diretor de privacidade do Facebook europeu, depois do encontro em Berlim com o ministro.

Dentro da nova política, a empresa vai juntar-se a uma rede de controlo de conteúdos na Internet, a FSM, que incentiva os utilizadores a denunciar determinados conteúdos e conta com especialistas para filtrar os comentários ofensivos.

Num vídeo publicado na última sexta-feira, figura do Partido Verde, Katrin Göring-Eckardt, tentou chamar a atenção para esta situação ao ler vários comentários ofensivos publicados nas redes sociais.

“A liberdade de expressão é importante, mas tem limites quando se trata de incitar à violência ou espalhar o discurso do ódio”, disse Katrin Göring-Eckardt.

“Façam com que estas mensagens desapareçam”, apela no vídeo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …