Facebook alemão vai eliminar comentários anti-refugiados

Os alemães que fizerem comentários racistas no Facebook contra os refugiados verão os seus comentários ser automaticamente eliminados.

Há uns dias o ministro da Justiça alemão, Heiko Maas, pediu ao Facebook por escrito para eliminar os comentários racistas contra os refugiados.

“Fotografias de certas partes do corpo são automaticamente eliminadas por valores morais, no entanto, os comentários racistas e xenófobos não são logo removidos”, escreveu na carta publicada pelo jornal Tagesspiegel, citado pela Bloomberg.

O ministro alemão pediu também à empresa que “faça mais para que a rede social não se converta num pátio de escola para a extrema-direita“.

A rede social respondeu ao ministro, dizendo que “não tem lugar para o racismo” e que vai cooperar ao apagar publicações com “discursos de ódio contra determinados grupos e também convites à violência”, lê-se noutro artigo da Bloomberg.

A conhecida rede social disse que não consegue reagir tão rapidamente quanto gostaria e que muitas publicações acabam por passar.

“Temos bons sistemas mas nem sempre são 100% eficazes”, disse Richard Allan, diretor de privacidade do Facebook europeu, depois do encontro em Berlim com o ministro.

Dentro da nova política, a empresa vai juntar-se a uma rede de controlo de conteúdos na Internet, a FSM, que incentiva os utilizadores a denunciar determinados conteúdos e conta com especialistas para filtrar os comentários ofensivos.

Num vídeo publicado na última sexta-feira, figura do Partido Verde, Katrin Göring-Eckardt, tentou chamar a atenção para esta situação ao ler vários comentários ofensivos publicados nas redes sociais.

“A liberdade de expressão é importante, mas tem limites quando se trata de incitar à violência ou espalhar o discurso do ódio”, disse Katrin Göring-Eckardt.

“Façam com que estas mensagens desapareçam”, apela no vídeo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …

Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais. O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono …