Facebook admite derrota. Tirar notícias do feed “não foi eficaz”

A experiência, levada a cabo em seis países, que propunha a divisão do mural do Facebook em dois – uma dedicada aos posts dos amigos e familiares e outra que mostraria as publicações de páginas e empresas – acabou por fracassar. A rede social admite acabar com a ferramenta Explore.

Esta quinta-feira, o Facebook anunciou que irá pôr fim à experiência que separou o conteúdo de páginas de organizações e empresas do feed dos utilizadores. Esta decisão surge depois de meses de queixas devido ao aumento de notícias falsas a circular nesta rede social.

Esta experiência foi levada a cabo em seis países e retirava todas as notícias de sites profissionais do feed principal dos utilizadores. Segundo o Público, o diretor do feed de notícias do Facebook, Adam Mosseri, justifica que a decisão assentou num “feedback constante” dos utilizadores que pediam para ver mais conteúdos da família e amigos.

Assim, em outubro, o Facebook retirou os conteúdos de empresas e organizações e colocou-os num separador à parte, dedicado a conteúdo noticioso e entretenimento: o Explore. Esta ferramenta foi aplicada na Eslováquia, Sri Lanka, Camboja, Bolívia, Guatemala e Sérvia, por forma a criar dois feeds diferentes.

Mas a solução baseada nos interesses dos utilizadores acabou por fracassar. “Nos inquéritos, as pessoas disseram-nos que estavam menos satisfeitas com aquilo que estavam a ver”, explicou Adam Mosseri, num comunicado.

Além disso, houve queixas crescentes de que o formato explore tornava mais difícil o acesso a informações importantes. “Concluímos que o Explore não foi eficaz“, conclui no comunicado.

Também esta quinta-feira, conta o Público, Jack Dorsey, director-executivo do Twitter, anunciou estar à procura de uma ferramenta capaz de garantir conversas “saudáveis” nesta rede social. “Testemunhamos abusos, assédio, manipulação através de bots, etc. Não nos orgulhamos da forma como as pessoas aproveitaram o nosso serviço”, afirmou.

Atualmente, o dedo está apontado às redes sociais e à sua capacidade de manipulação a opinião pública, através de conteúdos falsos disfarçados de notícias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …