Extrema-direita francesa à conquista da Europa

Antoine Bayet / Wikimedia

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

A extrema-direita é apontada nas sondagens como vencedora das europeias em França, com a Frente Nacional (FN) a repetir o êxito das municipais de março, seguida da UMP (direita) e, no terceiro lugar, os socialistas no poder.

“O meu objetivo é ficar em primeiro (nas eleições para o Parlamento Europeu), para elevar a consciência do que a União Europeia está a fazer ao nosso país”, disse Marine Le Pen na manhã seguinte às municipais, em que a FN venceu em 11 municípios e elegeu mais de mil conselheiros municipais.

Com a extrema-direita a subir em toda a Europa, Le Pen quer aproveitar o balanço e amplificar o discurso anti-Europa e anti-imigração da FN criando um grupo político de extrema-direita no PE com o Partido da Liberdade (PVV) holandês de Geert Wilders.

Segundo as projeções, os dois partidos e os seus aliados – a Liga do Norte italiana, o Partido da Liberdade da Áustria (FPOe), o flamengo Vlaams Belang, os Democratas da Suécia e o Partido Nacional da Eslováquia (SNS) – deverão eleger cerca de 40 eurodeputados.

A FN, que atualmente tem três eurodeputados no PE, deverá, segundo as sondagens, eleger agora pelo menos 20 eurodeputados, com uma votação que pode atingir os 24%.

A União para um Movimento Popular (UMP), de Nicolas Sarkozy, ficará em segundo lugar, com 22%, e o Partido Socialista (PS), de François Hollande, 18% a 20%.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …