Extrema-direita francesa à conquista da Europa

Antoine Bayet / Wikimedia

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

A extrema-direita é apontada nas sondagens como vencedora das europeias em França, com a Frente Nacional (FN) a repetir o êxito das municipais de março, seguida da UMP (direita) e, no terceiro lugar, os socialistas no poder.

“O meu objetivo é ficar em primeiro (nas eleições para o Parlamento Europeu), para elevar a consciência do que a União Europeia está a fazer ao nosso país”, disse Marine Le Pen na manhã seguinte às municipais, em que a FN venceu em 11 municípios e elegeu mais de mil conselheiros municipais.

Com a extrema-direita a subir em toda a Europa, Le Pen quer aproveitar o balanço e amplificar o discurso anti-Europa e anti-imigração da FN criando um grupo político de extrema-direita no PE com o Partido da Liberdade (PVV) holandês de Geert Wilders.

Segundo as projeções, os dois partidos e os seus aliados – a Liga do Norte italiana, o Partido da Liberdade da Áustria (FPOe), o flamengo Vlaams Belang, os Democratas da Suécia e o Partido Nacional da Eslováquia (SNS) – deverão eleger cerca de 40 eurodeputados.

A FN, que atualmente tem três eurodeputados no PE, deverá, segundo as sondagens, eleger agora pelo menos 20 eurodeputados, com uma votação que pode atingir os 24%.

A União para um Movimento Popular (UMP), de Nicolas Sarkozy, ficará em segundo lugar, com 22%, e o Partido Socialista (PS), de François Hollande, 18% a 20%.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …

Rui Rangel endividava-se, teve execuções fiscais e contas penhoradas

Rui Rangel teve vários processos de execução fiscal por falta de pagamentos de impostos e até contas penhoradas. Era o seu alegado testa-de-ferro que o ajudava a regularizar os pagamentos. Era comum o ex-juiz Rui Rangel …

Todos os dias, 500 famílias pedem à EDP para pagarem a luz em prestações

Desde o início da pandemia até ao fim de agosto, 500 famílias pediram diariamente ajuda à EDP para pagarem a fatura da luz em prestações. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Nem a DGS nem a Segurança Social sabem o número real de infetados em lares

O Governo tem vindo a dizer que os lares de idosos são uma “prioridade total” em plena pandemia, mas não conhece o problema em detalhe. A DGS conta que sejam mais de 4.700 infetados, mas …

Quatro feridos com arma branca junto à antiga redação do Charlie Hebdo

Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais com gravidade, com armas brancas em Paris, junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, anunciou a polícia da capital de França. Dois dos …

Das 2.500 camas prometidas para universitários, só 300 estão disponíveis

Apesar das garantias dadas pelo Governo, há menos de 300 novas camas em residências estudantis para o ano letivo que arranca agora. No início do ano passado, o Governo anunciou o Plano Nacional para o Alojamento …

Mal-amado no FC Porto, Manafá interessa à Atalanta

Wilson Manafá interessa à Atalanta, que está a seguir o jogador desde a época passada. Sérgio Conceição conta com o lateral e deverá recusar vendê-lo tão perto do fecho do mercado. No Dragão, as opiniões dividem-se …

Rui Pinto não deu passwords dos discos encriptados à PJ

A Polícia Judiciária não tem conhecimento das palavras-passe dos discos rígidos encriptados por decisão de Rui Pinto. Foi o denunciante que decidiu os termos da colaboração. Rui Pinto está a colaborar com a Polícia Judiciária (PJ) …

Sérgio Conceição sonha com o regresso de Herrera

Sérgio Conceição sonha com o regresso de Héctor Herrera, embora a transferência do jogador seja muito complicada. Um empréstimo seria a opção mais viável para os cofres portistas. O mexicano Héctor Herrera ainda deixa saudades no …

"Desespero e tirania". Trump não promete transição pacífica caso perca as eleições

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não promete uma transição pacífica na Casa Branco caso perca as eleições, agendadas para 3 de novembro. "Teremos de ver o que acontece. Sabem que me tenho queixado …