Extrema-direita francesa à conquista da Europa

Antoine Bayet / Wikimedia

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

Marine Le Pen (foto: Antoine Bayet / Wikimedia)

A extrema-direita é apontada nas sondagens como vencedora das europeias em França, com a Frente Nacional (FN) a repetir o êxito das municipais de março, seguida da UMP (direita) e, no terceiro lugar, os socialistas no poder.

“O meu objetivo é ficar em primeiro (nas eleições para o Parlamento Europeu), para elevar a consciência do que a União Europeia está a fazer ao nosso país”, disse Marine Le Pen na manhã seguinte às municipais, em que a FN venceu em 11 municípios e elegeu mais de mil conselheiros municipais.

Com a extrema-direita a subir em toda a Europa, Le Pen quer aproveitar o balanço e amplificar o discurso anti-Europa e anti-imigração da FN criando um grupo político de extrema-direita no PE com o Partido da Liberdade (PVV) holandês de Geert Wilders.

Segundo as projeções, os dois partidos e os seus aliados – a Liga do Norte italiana, o Partido da Liberdade da Áustria (FPOe), o flamengo Vlaams Belang, os Democratas da Suécia e o Partido Nacional da Eslováquia (SNS) – deverão eleger cerca de 40 eurodeputados.

A FN, que atualmente tem três eurodeputados no PE, deverá, segundo as sondagens, eleger agora pelo menos 20 eurodeputados, com uma votação que pode atingir os 24%.

A União para um Movimento Popular (UMP), de Nicolas Sarkozy, ficará em segundo lugar, com 22%, e o Partido Socialista (PS), de François Hollande, 18% a 20%.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …

Ex-agente sírio condenado na Alemanha por cumplicidade em crimes contra a Humanidade

A justiça alemã condenou, esta quarta-feira, um ex-membro dos serviços secretos sírios a quatro anos e meio de prisão por "cumplicidade em crimes contra a Humanidade" no primeiro julgamento no mundo ligado aos abusos atribuídos …

França pondera passaporte de vacinação e códigos QR para regresso à "normalidade"

O governo do Presidente francês Emmanuel Macron está a estudar formas de recuperar alguma normalidade, admitindo a implementação de passaporte de vacinação e soluções com código QR para cruzar fronteiras e ter acesso a restaurantes, …

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …