/

Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em “ataque”

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez feridos, entre os quais uma criança.

Fonte policial, citada pelo Le Fígaro, disse que a explosão ocorreu na Rue Victor Hugo, perto de uma pastelaria chamada Golden Brioche Dorée. O quarteirão encontra-se encerrado e foram acionadas para o local brigadas de anti-terrorismo.

De acordo com o mesmo jornal, o Presidente francês diz que há feridos mas não vítimas mortais. Emmanuel Macron descreveu o incidente como um “ataque”. Também o ministro do Interior francês veio já reforçar que não há vítimas mortais e que apenas estão confirmados feridos que não inspiram cuidados de maior.

“Cheguei com alguns minutos de atraso, porque houve um ataque a Lyon, penso que toda a gente já sabe. Não me cabe a mim dizer o que se passou, mas nesta altura posso adiantar que não houve mortos, apenas feridos. Deixo aqui a minha solidariedade para com os feridos e para com as suas famílias”, disse o Presidente, no início de uma entrevista em direto num popular canal de YouTube.

A mesma fonte policial adiantou ao diário francês que a explosão terá sido causada por uma bomba que continha parafusos e pregos. Fonte policial citada pela agência Lusa confirma esta informação, dando conta que as autoridades privilegiam a hipótese de um pacote armadilhado, com base em testemunhos.

Apesar de a polícia admitir tratar-se de um atentado, a presumível autoria do acidente ainda não foi revelada. Entretanto, foi já montado uma perímetro de segurança na área.

Por sua vez, Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa União Nacional, fala em ataque terrorista. “Dou todo o meu apoio aos feridos da explosão. Temos de esclarecer as circunstâncias deste ataque terrorista”, escreveu no Twitter.

A explosão ocorreu cerca das 17:30 locais (16:30 em Lisboa) perto da praça Bellecour, considerada o coração da cidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.