Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em “ataque”

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez feridos, entre os quais uma criança.

Fonte policial, citada pelo Le Fígaro, disse que a explosão ocorreu na Rue Victor Hugo, perto de uma pastelaria chamada Golden Brioche Dorée. O quarteirão encontra-se encerrado e foram acionadas para o local brigadas de anti-terrorismo.

De acordo com o mesmo jornal, o Presidente francês diz que há feridos mas não vítimas mortais. Emmanuel Macron descreveu o incidente como um “ataque”. Também o ministro do Interior francês veio já reforçar que não há vítimas mortais e que apenas estão confirmados feridos que não inspiram cuidados de maior.

“Cheguei com alguns minutos de atraso, porque houve um ataque a Lyon, penso que toda a gente já sabe. Não me cabe a mim dizer o que se passou, mas nesta altura posso adiantar que não houve mortos, apenas feridos. Deixo aqui a minha solidariedade para com os feridos e para com as suas famílias”, disse o Presidente, no início de uma entrevista em direto num popular canal de YouTube.

A mesma fonte policial adiantou ao diário francês que a explosão terá sido causada por uma bomba que continha parafusos e pregos. Fonte policial citada pela agência Lusa confirma esta informação, dando conta que as autoridades privilegiam a hipótese de um pacote armadilhado, com base em testemunhos.

Apesar de a polícia admitir tratar-se de um atentado, a presumível autoria do acidente ainda não foi revelada. Entretanto, foi já montado uma perímetro de segurança na área.

Por sua vez, Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa União Nacional, fala em ataque terrorista. “Dou todo o meu apoio aos feridos da explosão. Temos de esclarecer as circunstâncias deste ataque terrorista”, escreveu no Twitter.

A explosão ocorreu cerca das 17:30 locais (16:30 em Lisboa) perto da praça Bellecour, considerada o coração da cidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …