Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em “ataque”

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez feridos, entre os quais uma criança.

Fonte policial, citada pelo Le Fígaro, disse que a explosão ocorreu na Rue Victor Hugo, perto de uma pastelaria chamada Golden Brioche Dorée. O quarteirão encontra-se encerrado e foram acionadas para o local brigadas de anti-terrorismo.

De acordo com o mesmo jornal, o Presidente francês diz que há feridos mas não vítimas mortais. Emmanuel Macron descreveu o incidente como um “ataque”. Também o ministro do Interior francês veio já reforçar que não há vítimas mortais e que apenas estão confirmados feridos que não inspiram cuidados de maior.

“Cheguei com alguns minutos de atraso, porque houve um ataque a Lyon, penso que toda a gente já sabe. Não me cabe a mim dizer o que se passou, mas nesta altura posso adiantar que não houve mortos, apenas feridos. Deixo aqui a minha solidariedade para com os feridos e para com as suas famílias”, disse o Presidente, no início de uma entrevista em direto num popular canal de YouTube.

A mesma fonte policial adiantou ao diário francês que a explosão terá sido causada por uma bomba que continha parafusos e pregos. Fonte policial citada pela agência Lusa confirma esta informação, dando conta que as autoridades privilegiam a hipótese de um pacote armadilhado, com base em testemunhos.

Apesar de a polícia admitir tratar-se de um atentado, a presumível autoria do acidente ainda não foi revelada. Entretanto, foi já montado uma perímetro de segurança na área.

Por sua vez, Marine Le Pen, líder da extrema-direita francesa União Nacional, fala em ataque terrorista. “Dou todo o meu apoio aos feridos da explosão. Temos de esclarecer as circunstâncias deste ataque terrorista”, escreveu no Twitter.

A explosão ocorreu cerca das 17:30 locais (16:30 em Lisboa) perto da praça Bellecour, considerada o coração da cidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …