Explosão em mina na Turquia faz mais de 200 mortos

 

As autoridades anunciaram hoje ser de pelo menos 201 o número de mortos na sequência da explosão, seguida de incêndio, ocorrida esta terça-feira numa mina de carvão em Manisa, na zona ocidental da Turquia.

Na altura da explosão havia 787 mineiros no interior da mina, dos quais 363 conseguiram sair, segundo disse hoje o ministro da Energia, Taner Yildiz, em declarações aos jornalistas.

“Enfrentamos uma situação muito grave”, afirmou durante uma visita ao local, indicando que se registaram 80 feridos – quatro dos quais graves.

O ministro turco manifestou-se ainda “preocupado” com a possibilidade de o número de vítimas mortais vir a aumentar nas próximas horas, garantindo que as centenas de membros das equipas de resgate farão de tudo para aceder, o mais rapidamente possível, ao local onde ainda há mineiros encurralados.

Taner Yildiz não arriscou, porém, avançar com um número, prometendo facultar, nas próximas horas, mais informação sobre a operação de resgate.

Um deputado da oposição que se encontra no local disse à agência Efe, por telefone, que o número de vítimas mortais poderá chegar aos 250.

“Ninguém tem números exatos. Mas é uma grande tragédia”, declarou Mustafa Moroglu, deputado do Partido Republicano do Povo, acrescentando: “Estão a ser retirados muitos corpos, tapados com mantas. Alguns dizem que pode haver até 250 mortos”.

“É certo que se trata de um dos maiores, senão o desastre mineiro maior da história do país”, frisou o parlamentar turco.

O pior acidente mineiro registado até à data na Turquia ocorreu em 1992, na localidade de Zonguldak, na costa do Mar Negro, onde morreram 270 trabalhadores.

Os sindicatos do setor mineiro têm vindo a denunciar o facto de estar a ocorrer acidentes com mais frequência do que na Europa devido à falta de medidas de segurança e equipamento.

A explosão, que teve lugar a 200 metros de profundidade, mas a uma distância de dois quilómetros desde a entrada da mina, terá sido provocada por um problema num transformador elétrico.

A mina pertence a uma empresa privada que emprega 6.500 trabalhadores em Soma, uma cidade com grandes reservas de carvão no oeste da Turquia.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, adiou a sua visita à Albânia devido ao acidente, sendo esperado, em breve, no local, a cerca de 400 quilómetros a sul de Istambul.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …