//

Exploradora Maria Leijerstam é a primeira ciclista a chegar ao Pólo Sul

 

A exploradora britânica Maria Leijerstam tornou-se no passado fim de semana a primeira pessoa a atravessar a Antártida de bicicleta.

Maria Leijerstam  partiu da costa do continente gelado, no extremo de Ross Ice Shelf, atravessou o glaciar de Leverett e chegou ao Pólo Sul, no centro da Antártida, 10 dias depois, tendo feito um percurso de 800 km sobre o gelo.

Maria usou um triciclo Sprint, especialmente modificado para as características do percurso pela Inspired Cycle Engineering, e transportou 45 quilos de equipamento e mantimentos em condições ambientais ‘terríveis’.

A exploradora de 35 anos completou o percurso antes do americano Daniel Burton e do espanhol Juan Menendez Granados, exploradores que tinham partido 2 dias antes para tentar a proeza.

A aventura foi filmada por um cameraman com treino especial, e as imagens recolhidas serão transmitidas num documentário da ITV no próximo dia 20 de janeiro.

A exploradora preparou-se em segredo para esta expedição durante 2 anos, durante os quais treinou com uma equipa de peritos e experimentou o equipamento na Noruega, Islândia e Sibéria.

 

Maria Leijerstam nasceu em Vale of Glamorgan, no País de Gales, em 1978. Aos 12 anos, dizia que queria ser astronauta. Explorar a Antártida é o mais parecido que Maria poderia fazer sem tirar os pés da Terra.

112 anos depois de Roald Amundsen ter sido o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul, o planeta continua a proporcionar oportunidades de aventura – especialmente a quem estiver disposto a dar à perna.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.