Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente.

O protocolo para consolidação da expansão da rede de metro do Porto foi assinado esta sexta-feira e já está a criar mal-estar entre as autarquias da Área Metropolitana do Porto (AMP), avança a TSF.

De acordo com o matutino, o Governo e a AMP vão avançar com estudos de viabilidade económica para um alargamento, que será decidido até ao final de 2020, mas de fora desta expansão ficam vários municípios. Um deles é Espinho.

Joaquim Pinto Moreira, presidente da Câmara, lamenta que Espinho “não tenha sido tido nem achado neste processo” e critica a forma pouco transparente como o processo foi conduzido. “Parece que há aqui decisões pré-cozinhadas e consertadas por baixo da mesa – permita-me o anglicismo underground. Demonstra que há aqui um mal-estar que está instalado na AMP, um clima de desconfiança que resultam desta opacidade e não disponibilização de elementos.”

À TSF, o autarca garante que não vai estar presente na cerimónia de assinatura do protocolo. “Recuso-me a fazer papel de figurante.”

Segundo o governante, não foi colocada nem sequer a hipótese de um metrobus para Espinho, “uma solução ambientalmente amiga que podia ter-se perspetivado e abranger outros territórios da AMP, nomeadamente aqueles que se situam a sul”.

Por sua vez, a Trofa está abrangida nesta expansão, mas o presidente da autarquia, Sérgio Humberto, teme que esteja previsto um sistema de metro bus para a Trofa, quando o município reivindica um metro.

À semelhança de Joaquim Pinto Moreira, o autarca também se queixa de falta de transparência no processo: “Tudo isto é muito nubloso. Espero que não haja aqui má fé e negociações debaixo da mesa com outros municípios para depois não existir dinheiro suficiente para trazer o metro até à Trofa.”

A autarquia e a população da Trofa estão a organizar uma manifestação para dia 15 de março, para exigirem a expansão do metro até ao município.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O que é que não é obscuro com este (des)governo?
    Alguma vez, algum governo socialista fez alguma coisa que não seja obscura?
    Então este “sr. Costa” é um mestre da obscuridade, ocultismo e ilusionismo! Mas também só se deixa enganar quem quer…

RESPONDER

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …