“Existem redes mafiosas de tráfico de influência” na política, diz António Lobo Xavier

António Lobo Xavier

António Lobo Xavier, comentador político e conselheiro de Estado, disse na quarta-feira à noite no programa Circulatura do Quadrado, da TVI, que “existem redes mafiosas de tráfico de influência ligadas a políticos e ex-políticos”.

Em pouco mais de um minuto, elogiou as palavras de Rui Rio na apresentação da sua recandidatura à liderança do PSD. “Se Rui Rio se candidata para limpar isso no partido dele, já é um grande avanço que temos”, afirmou o militante do CDS, citado pelo Público.

“Rui Rio disse coisas que eu espero que tenham consequências. Ele disse que se candidatava para evitar grupos, a intervenção de grupos, de negócios, de redes de tráfico de influência, da influência da maçonaria no partido. E eu quero dizer o seguinte: isso existe”, confirmou António Lobo Xavier.

E acrescentou: “Eu acho que ele não se estava a referir especialmente aos dois outros candidatos, às pessoas dos candidatos que são seus opositores, mas o que acontece é que existem redes mafiosas de tráfico de influência ligadas a políticos e ex-políticos que fazem negócios, que fazem pressões, que fazem ameaças, que envolvem gente do mundo da justiça, que envolvem gente do mundo dos jornais, que envolvem gente política”.

Para o conselheiro de Estado, se Rui Rio pretende para fazer uma limpeza no PSD, isso será um grande avanço. “E se todos os partidos – claro que uns têm menos do que outros porque estiveram no poder menos tempo – se todos os partidos limparem essa ganga, eu acho que já será um bom começo”, disse ainda.

Na última segunda-feira, ao apresentar a sua recandidatura ao cargo que atualmente ocupa na presidência do partido, Rui Rio disse que avança colocando “o interesse público acima de tudo” e porque “o partido não se pode deixar tomar por grupos organizados, de perfil pouco ou nada transparente”.

Segundo o Público, embora Rui Rio não tenha falado claramente de redes mafiosas, nem de tráfico de influência envolvendo a maçonaria, a justiça ou os jornais, esses aspetos têm sido aflorados em discursos anteriores.

“O PSD precisa de uma liderança que defenda a social-democracia e mantenha o partido no centro político, não permitindo que ele se transforme numa força partidária ideologicamente vazia ou de perfil eminentemente liberal”, defendeu Rui Rio, insurgindo-se ainda contra o “discurso dominado pelo cinismo e pela hipocrisia do politicamente correto”.

Taísa Pagno ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E eu a pensar que os “Lobos” não se comiam entre eles !…….. Vem este “Lobo” denunciar algo que faz parte da classe Politica no seu geral, como se fosse novidade para nós pobres contribuintes !…Haja paciência !

  2. Senhor António Lobo Xavier a sério o que o senhor diz? “Existem redes mafiosas de tráfico de influência ligadas a políticos e ex-políticos”, e o senhor que até foi deputado já foi responsável do seu partido CDS não sabe nem um nome desses mafiosos? Ou não lhe convém dizer não vá o senhor também pertencer a essa rede? Ou descobriu agora a pólvora?E eu a pensar que a rede mafiosa só existia em Itália.

RESPONDER

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …