“Existem redes mafiosas de tráfico de influência” na política, diz António Lobo Xavier

António Lobo Xavier

António Lobo Xavier, comentador político e conselheiro de Estado, disse na quarta-feira à noite no programa Circulatura do Quadrado, da TVI, que “existem redes mafiosas de tráfico de influência ligadas a políticos e ex-políticos”.

Em pouco mais de um minuto, elogiou as palavras de Rui Rio na apresentação da sua recandidatura à liderança do PSD. “Se Rui Rio se candidata para limpar isso no partido dele, já é um grande avanço que temos”, afirmou o militante do CDS, citado pelo Público.

“Rui Rio disse coisas que eu espero que tenham consequências. Ele disse que se candidatava para evitar grupos, a intervenção de grupos, de negócios, de redes de tráfico de influência, da influência da maçonaria no partido. E eu quero dizer o seguinte: isso existe”, confirmou António Lobo Xavier.

E acrescentou: “Eu acho que ele não se estava a referir especialmente aos dois outros candidatos, às pessoas dos candidatos que são seus opositores, mas o que acontece é que existem redes mafiosas de tráfico de influência ligadas a políticos e ex-políticos que fazem negócios, que fazem pressões, que fazem ameaças, que envolvem gente do mundo da justiça, que envolvem gente do mundo dos jornais, que envolvem gente política”.

Para o conselheiro de Estado, se Rui Rio pretende para fazer uma limpeza no PSD, isso será um grande avanço. “E se todos os partidos – claro que uns têm menos do que outros porque estiveram no poder menos tempo – se todos os partidos limparem essa ganga, eu acho que já será um bom começo”, disse ainda.

Na última segunda-feira, ao apresentar a sua recandidatura ao cargo que atualmente ocupa na presidência do partido, Rui Rio disse que avança colocando “o interesse público acima de tudo” e porque “o partido não se pode deixar tomar por grupos organizados, de perfil pouco ou nada transparente”.

Segundo o Público, embora Rui Rio não tenha falado claramente de redes mafiosas, nem de tráfico de influência envolvendo a maçonaria, a justiça ou os jornais, esses aspetos têm sido aflorados em discursos anteriores.

“O PSD precisa de uma liderança que defenda a social-democracia e mantenha o partido no centro político, não permitindo que ele se transforme numa força partidária ideologicamente vazia ou de perfil eminentemente liberal”, defendeu Rui Rio, insurgindo-se ainda contra o “discurso dominado pelo cinismo e pela hipocrisia do politicamente correto”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E eu a pensar que os “Lobos” não se comiam entre eles !…….. Vem este “Lobo” denunciar algo que faz parte da classe Politica no seu geral, como se fosse novidade para nós pobres contribuintes !…Haja paciência !

  2. Senhor António Lobo Xavier a sério o que o senhor diz? “Existem redes mafiosas de tráfico de influência ligadas a políticos e ex-políticos”, e o senhor que até foi deputado já foi responsável do seu partido CDS não sabe nem um nome desses mafiosos? Ou não lhe convém dizer não vá o senhor também pertencer a essa rede? Ou descobriu agora a pólvora?E eu a pensar que a rede mafiosa só existia em Itália.

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …