Exército dos EUA quer pôr soldados a conversar com robôs (e conta com uma mãozinha da IA)

US Army

O Exército dos Estados Unidos está a desenvolver uma interface de conversação que permite o diálogo bidirecional entre soldados e sistemas robóticos autónomos.

A Interface Conjunta de Entendimento e Diálogo (JUDI, na sigla em inglês) está a ser desenhada com o objetivo de reduzir os custos do treino de soldados e como forma de melhorar o trabalho de equipa entre soldados e robôs.

Os robôs desempenham um papel cada vez mais importante nas Forças Armadas norte-americanas, pelo que o controlo destes sistemas tornam-se cada vez mais urgentes. Até agora, joysitcks, sensores e ferramentas remotas foram o suficiente, mas a próxima geração de robôs militares será muito mais inteligente e autónoma.

Este upgrade faz com que a tecnologia se torne menos sensível a estes instrumentos e mais “companheira” da equipa de soldados, pelo que são necessárias interfaces mais sofisticadas e intuitivas.

Além disso, os soldados humanos também têm de aprender a lidar com estas máquinas e, com esta nova ferramenta, o processo torna-se mais fácil, sendo que a JUDI permite conversas verbais bidirecionais entre robôs e soldados.

“Esta tecnologia permite que um soldado interaja com sistemas autónomos através do diálogo bidirecional em operações táticas onde as instruções verbais podem ser usadas para comando e controlo de um robô móvel”, explicou o cientista Matthew Marge, citado pelo New Atlas.

Além disso, a tecnologia oferece ao robô “a capacidade de solicitar esclarecimentos ou fornecer atualizações de status à medida que as tarefas forem concluídas”.

Este sistema pode parecer muito semelhante com a Siri ou a Alexa, nas existem grandes diferenças. Os assistentes digitais do quotidiano baseiam-se em conexões na nuvem, mas um sistema militar não pode confiar neste tipo de conexão ou em grandes bancos de dados.

Em vez disso, JUDI usa um banco de dados sob medida para interpretar a intenção de um soldado com base nas suas palavras faladas. O processamento do diálogo utiliza uma técnica de classificação estatística, que foi treinada numa pequena seleção de diálogo humano-robô.

Acresce ainda o facto de JUDI ter sido projetado para trabalhar com robôs que operam num ambiente do mundo real, realizando tarefas que podem significar a vida ou a morte (literalmente).

Atualmente, o objetivo do programa é avaliar quão robusto JUDI consegue ser com plataformas robóticas autónomas no teste que terá lugar em setembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …

Como surgiu a vida na Terra? Cientistas acreditam ter descoberto o "elemento-chave"

Uma equipa de investigadores da Ludwig-Maximilians-Universitaet, na Alemanha, mostrou que pequenas alterações nas moléculas de transferência de ARN (tARNs) permitem que se auto-agrupem numa unidade funcional que consegue replicar informações exponencialmente. Uma equipa de biólogos alemães …