Exército dos EUA quer pôr soldados a conversar com robôs (e conta com uma mãozinha da IA)

US Army

O Exército dos Estados Unidos está a desenvolver uma interface de conversação que permite o diálogo bidirecional entre soldados e sistemas robóticos autónomos.

A Interface Conjunta de Entendimento e Diálogo (JUDI, na sigla em inglês) está a ser desenhada com o objetivo de reduzir os custos do treino de soldados e como forma de melhorar o trabalho de equipa entre soldados e robôs.

Os robôs desempenham um papel cada vez mais importante nas Forças Armadas norte-americanas, pelo que o controlo destes sistemas tornam-se cada vez mais urgentes. Até agora, joysitcks, sensores e ferramentas remotas foram o suficiente, mas a próxima geração de robôs militares será muito mais inteligente e autónoma.

Este upgrade faz com que a tecnologia se torne menos sensível a estes instrumentos e mais “companheira” da equipa de soldados, pelo que são necessárias interfaces mais sofisticadas e intuitivas.

Além disso, os soldados humanos também têm de aprender a lidar com estas máquinas e, com esta nova ferramenta, o processo torna-se mais fácil, sendo que a JUDI permite conversas verbais bidirecionais entre robôs e soldados.

“Esta tecnologia permite que um soldado interaja com sistemas autónomos através do diálogo bidirecional em operações táticas onde as instruções verbais podem ser usadas para comando e controlo de um robô móvel”, explicou o cientista Matthew Marge, citado pelo New Atlas.

Além disso, a tecnologia oferece ao robô “a capacidade de solicitar esclarecimentos ou fornecer atualizações de status à medida que as tarefas forem concluídas”.

Este sistema pode parecer muito semelhante com a Siri ou a Alexa, nas existem grandes diferenças. Os assistentes digitais do quotidiano baseiam-se em conexões na nuvem, mas um sistema militar não pode confiar neste tipo de conexão ou em grandes bancos de dados.

Em vez disso, JUDI usa um banco de dados sob medida para interpretar a intenção de um soldado com base nas suas palavras faladas. O processamento do diálogo utiliza uma técnica de classificação estatística, que foi treinada numa pequena seleção de diálogo humano-robô.

Acresce ainda o facto de JUDI ter sido projetado para trabalhar com robôs que operam num ambiente do mundo real, realizando tarefas que podem significar a vida ou a morte (literalmente).

Atualmente, o objetivo do programa é avaliar quão robusto JUDI consegue ser com plataformas robóticas autónomas no teste que terá lugar em setembro.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …