Exército dos EUA quer pôr soldados a conversar com robôs (e conta com uma mãozinha da IA)

US Army

O Exército dos Estados Unidos está a desenvolver uma interface de conversação que permite o diálogo bidirecional entre soldados e sistemas robóticos autónomos.

A Interface Conjunta de Entendimento e Diálogo (JUDI, na sigla em inglês) está a ser desenhada com o objetivo de reduzir os custos do treino de soldados e como forma de melhorar o trabalho de equipa entre soldados e robôs.

Os robôs desempenham um papel cada vez mais importante nas Forças Armadas norte-americanas, pelo que o controlo destes sistemas tornam-se cada vez mais urgentes. Até agora, joysitcks, sensores e ferramentas remotas foram o suficiente, mas a próxima geração de robôs militares será muito mais inteligente e autónoma.

Este upgrade faz com que a tecnologia se torne menos sensível a estes instrumentos e mais “companheira” da equipa de soldados, pelo que são necessárias interfaces mais sofisticadas e intuitivas.

Além disso, os soldados humanos também têm de aprender a lidar com estas máquinas e, com esta nova ferramenta, o processo torna-se mais fácil, sendo que a JUDI permite conversas verbais bidirecionais entre robôs e soldados.

“Esta tecnologia permite que um soldado interaja com sistemas autónomos através do diálogo bidirecional em operações táticas onde as instruções verbais podem ser usadas para comando e controlo de um robô móvel”, explicou o cientista Matthew Marge, citado pelo New Atlas.

Além disso, a tecnologia oferece ao robô “a capacidade de solicitar esclarecimentos ou fornecer atualizações de status à medida que as tarefas forem concluídas”.

Este sistema pode parecer muito semelhante com a Siri ou a Alexa, nas existem grandes diferenças. Os assistentes digitais do quotidiano baseiam-se em conexões na nuvem, mas um sistema militar não pode confiar neste tipo de conexão ou em grandes bancos de dados.

Em vez disso, JUDI usa um banco de dados sob medida para interpretar a intenção de um soldado com base nas suas palavras faladas. O processamento do diálogo utiliza uma técnica de classificação estatística, que foi treinada numa pequena seleção de diálogo humano-robô.

Acresce ainda o facto de JUDI ter sido projetado para trabalhar com robôs que operam num ambiente do mundo real, realizando tarefas que podem significar a vida ou a morte (literalmente).

Atualmente, o objetivo do programa é avaliar quão robusto JUDI consegue ser com plataformas robóticas autónomas no teste que terá lugar em setembro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …