Exército dos EUA desenvolve painel de alumínio que purifica água com luz solar (e desafia a gravidade)

O fornecimento de água potável em regiões onde é escassa é um grande desafio. Uma equipa do Exército dos Estados Unidos e da Universidade de Rochester desenvolveu uma nova possibilidade: um painel de alumínio “super-resistente” que usa energia solar para purificar a água.

A energia solar provou ser uma escolha popular quando se trata de alimentar purificadores de água de baixo custo, sendo a luz do Sol conhecida por destruir patógenos transmitidos pela água.

Ao longo dos anos, surgiram algumas tecnologias que usam esse processo para produzir água limpa através de plataformas portáteis e de baixo custo. No entanto, investigadores do sistema mais recente afirmam que o painel de alumínio oferece um nível de eficiência totalmente novo.

A tecnologia começa com um painel de alumínio comum, que é tratado com pulsos de laser de femtossegundos ultracurtos para produzir uma superfície com ranhuras abertas totalmente escura. Isso torna o material altamente absorvente, permitindo que extraia uma fina película de água de um reservatório sobre a superfície do metal, mesmo contra as forças da gravidade.

Enquanto isso, o material escuro reúne energia do sol e consegue retê-la quase toda para aquecer a água. As estruturas gravadas na superfície de absorção alteram as ligações moleculares na água, aumentando a eficiência do processo de evaporação que a livra dos seus contaminantes.

Estes três fatores permitem que a tecnologia opere melhor do que um dispositivo ideal com 100% de eficiência”, disse Chunlei Guo, professor de ótica da Universidade de Rochester, em comunicado. “Esta é uma forma simples, duradoura e barata de lidar com a crise mundial da água, especialmente nos países em desenvolvimento”.

Através dos seus testes, a equipa descobriu que o painel poderia reduzir contaminantes típicos como detergentes, corantes, urina, metais pesados e glicerina a níveis que tornavam a água segura para beber. Além disso, é fácil limpar o dispositivo após o uso e pode ser reconfigurado, ajustando o ângulo dos painéis para enfrentar diretamente o sol para otimizar a eficiência.

Esta investigação foi publicada esta semana na revista científica Nature Sustainability.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …