Exército dos EUA quer explorar o potencial do cérebro para integrar na tecnologia militar

(dr) Courtney Bacon

O US Army Combat Capabilities Development Command (CCDC) anunciou, esta semana, que os cientistas do exército norte-americano estão a explorar o potencial cognitivo do cérebro humano para integrá-lo em futura tecnologia militar.

O objetivo não passa apenas por melhorar o quotidiano dos soldados dos Estados Unidos, mas também tem o potencial de salvar vidas. A equipa multidisciplinar de cientistas tem um estudo a aguardar revisão para ser publicado no portal bioRxiv. O projeto, conhecido por RAGNAROC, foi financiado maioritariamente por um fundo da National Science Foundation.

O Defence Blog explica que a inovação passar por um modelo que pode ser usado para gerar previsões de como o cérebro responderá em situações explícitas, tanto no tempo de reação como na precisão.

“Eu percebi que muitos dos problemas em que eu estava interessada eram altamente aplicáveis às tarefas que os soldados enfrentam“, começou por dizer a investigadora Chloe Callahan-Flintoft. O seu trabalho foca-se na atenção visual, procurando criar uma estrutura conceitual para mapear o mecanismo cognitivo do cérebro.

“Os nossos ambientes apresentam ao sistema visual humano uma abundância de informações variáveis. Para atender às restrições de processamento, o cérebro deve selecionar e priorizar algumas informações em detrimento de outras“, salientou Callahan-Flintoft.

“O meu trabalho concentra-se na importância de entender o cérebro humano, os seus mecanismos cognitivos subjacentes e como desenvolver tecnologia em torno do sistema operacional humano”, acrescentou a investigadora. “Os nossos cérebros foram criados para funcionar no ambiente natural. É essencial entender a maquinaria orgânica antes de aplicar os avanços técnicos”.

Desta forma, a equipa deverá conseguir perceber como é que o cérebro humano reage às tecnologias militares com Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Perceber isto permite melhorar significativamente a forma como se desenvolvem estes equipamentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …