Exército dos EUA quer explorar o potencial do cérebro para integrar na tecnologia militar

(dr) Courtney Bacon

O US Army Combat Capabilities Development Command (CCDC) anunciou, esta semana, que os cientistas do exército norte-americano estão a explorar o potencial cognitivo do cérebro humano para integrá-lo em futura tecnologia militar.

O objetivo não passa apenas por melhorar o quotidiano dos soldados dos Estados Unidos, mas também tem o potencial de salvar vidas. A equipa multidisciplinar de cientistas tem um estudo a aguardar revisão para ser publicado no portal bioRxiv. O projeto, conhecido por RAGNAROC, foi financiado maioritariamente por um fundo da National Science Foundation.

O Defence Blog explica que a inovação passar por um modelo que pode ser usado para gerar previsões de como o cérebro responderá em situações explícitas, tanto no tempo de reação como na precisão.

“Eu percebi que muitos dos problemas em que eu estava interessada eram altamente aplicáveis às tarefas que os soldados enfrentam“, começou por dizer a investigadora Chloe Callahan-Flintoft. O seu trabalho foca-se na atenção visual, procurando criar uma estrutura conceitual para mapear o mecanismo cognitivo do cérebro.

“Os nossos ambientes apresentam ao sistema visual humano uma abundância de informações variáveis. Para atender às restrições de processamento, o cérebro deve selecionar e priorizar algumas informações em detrimento de outras“, salientou Callahan-Flintoft.

“O meu trabalho concentra-se na importância de entender o cérebro humano, os seus mecanismos cognitivos subjacentes e como desenvolver tecnologia em torno do sistema operacional humano”, acrescentou a investigadora. “Os nossos cérebros foram criados para funcionar no ambiente natural. É essencial entender a maquinaria orgânica antes de aplicar os avanços técnicos”.

Desta forma, a equipa deverá conseguir perceber como é que o cérebro humano reage às tecnologias militares com Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Perceber isto permite melhorar significativamente a forma como se desenvolvem estes equipamentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos "dorminhoco"

O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 "ideias e sugestões" na área social, incluindo o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e um Estado …

Trump prepara ordem executiva contra redes sociais. Quer reduzir proteções legais das empresas

O Presidente norte-americano, Donald Trump, vai assinar esta quinta-feira uma ordem executiva sobre as redes sociais, anunciou a Casa Branca, dois dias depois de o Twitter ter assinalado mensagens de Donald Trump com alertas de …

Mais 13 mortes e 304 novos casos. Reabertura da economia em Lisboa questionada

Embora a região Norte continue a ser a mais afetada pela pandemia, a situação na região da Grande Lisboa tem piorado. O Governo está a estudar o adiamento de algumas medidas de reabertura da economia …

Queixas de consumidores sobre vendas online sobem 250%

A Associação de defesa de consumidores Deco recebeu 3.500 reclamações relativas a compras online entre janeiro e maio, um aumento de 250% face ao número registado em igual período do ano anterior. Paulo Fonseca, da Deco, …

Alto político russo demitido por Vladimir Putin recorre ao Supremo

Um alto responsável político russo, demitido pelo Presidente Vladimir Putin em janeiro devido a acusações de vários escândalos, contestou a decisão perante a mais alta instância judicial do país. É a primeira vez em vinte anos …