Exército dos EUA quer explorar o potencial do cérebro para integrar na tecnologia militar

(dr) Courtney Bacon

O US Army Combat Capabilities Development Command (CCDC) anunciou, esta semana, que os cientistas do exército norte-americano estão a explorar o potencial cognitivo do cérebro humano para integrá-lo em futura tecnologia militar.

O objetivo não passa apenas por melhorar o quotidiano dos soldados dos Estados Unidos, mas também tem o potencial de salvar vidas. A equipa multidisciplinar de cientistas tem um estudo a aguardar revisão para ser publicado no portal bioRxiv. O projeto, conhecido por RAGNAROC, foi financiado maioritariamente por um fundo da National Science Foundation.

O Defence Blog explica que a inovação passar por um modelo que pode ser usado para gerar previsões de como o cérebro responderá em situações explícitas, tanto no tempo de reação como na precisão.



“Eu percebi que muitos dos problemas em que eu estava interessada eram altamente aplicáveis às tarefas que os soldados enfrentam“, começou por dizer a investigadora Chloe Callahan-Flintoft. O seu trabalho foca-se na atenção visual, procurando criar uma estrutura conceitual para mapear o mecanismo cognitivo do cérebro.

“Os nossos ambientes apresentam ao sistema visual humano uma abundância de informações variáveis. Para atender às restrições de processamento, o cérebro deve selecionar e priorizar algumas informações em detrimento de outras“, salientou Callahan-Flintoft.

“O meu trabalho concentra-se na importância de entender o cérebro humano, os seus mecanismos cognitivos subjacentes e como desenvolver tecnologia em torno do sistema operacional humano”, acrescentou a investigadora. “Os nossos cérebros foram criados para funcionar no ambiente natural. É essencial entender a maquinaria orgânica antes de aplicar os avanços técnicos”.

Desta forma, a equipa deverá conseguir perceber como é que o cérebro humano reage às tecnologias militares com Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Perceber isto permite melhorar significativamente a forma como se desenvolvem estes equipamentos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …