Exército cercou favela da Rocinha (e nem assim acaba a “guerra do Rio”)

As Forças Armadas do Brasil cercaram a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com o intuito de acabar com tiroteios entre traficantes.

No último domingo, um grupo de traficantes tentou tomar o controlo da Rocinha de outros criminosos, desencadeando tiroteios intensos que aterrorizaram os moradores. Dezenas de vídeos registados por quem mora na favela e divulgados na Internet mostram o clima de terror vivido, durante os confrontos entre os criminosos.

No seguimento de um pedido do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e após cinco dias de intervenções policiais infrutíferas, o ministro da Defesa do Brasil ordenou o cerco da favela na sexta-feira à tarde.

Mas nem assim os confrontos cessaram. Neste sábado de madrugada, houve um novo tiroteio na favela entre a Polícia Militar e um grupo armado, conforme reporta o jornal local O Dia.

Os militares, que segundo O Dia não conseguiram deter os criminosos, acabaram por apreender 10 armas, 7 granadas, 55 carregadores de munições e “mais de duas mil munições de variados calibres”, além de “110 papelotes” de canábis e “mais de mil cápsulas de pó”.

“O Rio de Janeiro não está em guerra”

Houve auto-estradas que chegaram a estar interditadas, por causa dos tiroteios, e a Polícia Militar está de plantão à entrada da favela. Entretanto, a população vive em clima de insegurança, com escolas, postos de saúde e espaços comerciais encerrados.

Apesar disso, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, declarou este sábado que “o Rio de Janeiro não está em guerra”, vive apenas “uma situação de violência urbana difícil”, conforme declarações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Nem e Rogério 157 disputam controlo do tráfico

A onda de violência começou com uma guerra entre traficantes pelo controle do tráfico de droga na favela. De um lado está Nem,preso desde 2010, e do outro Rogério 157, que assumiu o seu lugar de comando no tráfico.

O facto de Rogério estar a cobrar aos moradores pelos serviços de água e de moto-táxi terá irritado Nem, que ordenou a revolta de dentro da prisão, contando com o apoio de outra facção de traficantes, segundo relata o Folha de S. Paulo.

Entretanto, o site Portal dos Procurados divulgou um cartaz, publicado pelo jornal O Dia, com os rostos dos alegados traficantes envolvidos na guerra da Rocinha, oferecendo uma recompensa de mil reais (quase 270 euros) por informações que ajudem a polícia a chegar ao seu paradeiro.

Procurados.org

Site Procurados oferece recompensa por informações sobre traficantes da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Por dados que levem as autoridades a Rogério 157, que é suspeito de crimes de homicídio e extorsão, além de tráfico de droga, o site oferece 30 mil reais (cerca de 8 mil euros).

SV, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. kkk essa é a opiniao que tem os “iluminados” multimilionarios que se abastecem dos seus vicios nas favelas do rio e do brasil inteiro. essa e a opiniao dos artistas consagrados, que nao entram em palco sem snifar uma linha…ou duas ou 3….so para lhe lembrar que quem fomentou o trafego nas favelas foi o socialista (trabalhista) leonel brizola, que proibiu as policias de entrar nas favelas para nao prejudicar os fornecedores de sua filha, uma conhecida consumidora e amiga dos donos do fumo… enfim.. esse retorica dos pobresinhos e das reevindicaçoes sociais sao apenas lagrimas de corcodilo de quem pretende prepetuar a miseria em troca de votos e fingir preocupaçao com as carencias alheias.a gente conhece o genero.

  2. a grande guerra no brasil nao é na rocinha…mas na carta de palocci de demissao do PT. todos deviam ler , este trexo e apenas o final:”Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’ enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!!) são atribuídos à Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”

  3. O povo merece os políticos que têm… É o “crime organizado” a ocupar espaço na política. Pobre deste Brasil que se torna ridículo aos olhos do mundo, ao querer ter lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU. Com políticos de tão baixo nível que aos poucos vão destruindo o Brasil, como podem querer que o mundo acredite que seriam capazes de opinar sobre os problemas mundiais.

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …