Exército cercou favela da Rocinha (e nem assim acaba a “guerra do Rio”)

As Forças Armadas do Brasil cercaram a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com o intuito de acabar com tiroteios entre traficantes.

No último domingo, um grupo de traficantes tentou tomar o controlo da Rocinha de outros criminosos, desencadeando tiroteios intensos que aterrorizaram os moradores. Dezenas de vídeos registados por quem mora na favela e divulgados na Internet mostram o clima de terror vivido, durante os confrontos entre os criminosos.

No seguimento de um pedido do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e após cinco dias de intervenções policiais infrutíferas, o ministro da Defesa do Brasil ordenou o cerco da favela na sexta-feira à tarde.

Mas nem assim os confrontos cessaram. Neste sábado de madrugada, houve um novo tiroteio na favela entre a Polícia Militar e um grupo armado, conforme reporta o jornal local O Dia.

Os militares, que segundo O Dia não conseguiram deter os criminosos, acabaram por apreender 10 armas, 7 granadas, 55 carregadores de munições e “mais de duas mil munições de variados calibres”, além de “110 papelotes” de canábis e “mais de mil cápsulas de pó”.

“O Rio de Janeiro não está em guerra”

Houve auto-estradas que chegaram a estar interditadas, por causa dos tiroteios, e a Polícia Militar está de plantão à entrada da favela. Entretanto, a população vive em clima de insegurança, com escolas, postos de saúde e espaços comerciais encerrados.

Apesar disso, o secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, declarou este sábado que “o Rio de Janeiro não está em guerra”, vive apenas “uma situação de violência urbana difícil”, conforme declarações divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Nem e Rogério 157 disputam controlo do tráfico

A onda de violência começou com uma guerra entre traficantes pelo controle do tráfico de droga na favela. De um lado está Nem,preso desde 2010, e do outro Rogério 157, que assumiu o seu lugar de comando no tráfico.

O facto de Rogério estar a cobrar aos moradores pelos serviços de água e de moto-táxi terá irritado Nem, que ordenou a revolta de dentro da prisão, contando com o apoio de outra facção de traficantes, segundo relata o Folha de S. Paulo.

Entretanto, o site Portal dos Procurados divulgou um cartaz, publicado pelo jornal O Dia, com os rostos dos alegados traficantes envolvidos na guerra da Rocinha, oferecendo uma recompensa de mil reais (quase 270 euros) por informações que ajudem a polícia a chegar ao seu paradeiro.

Procurados.org

Site Procurados oferece recompensa por informações sobre traficantes da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Por dados que levem as autoridades a Rogério 157, que é suspeito de crimes de homicídio e extorsão, além de tráfico de droga, o site oferece 30 mil reais (cerca de 8 mil euros).

SV, ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. kkk essa é a opiniao que tem os “iluminados” multimilionarios que se abastecem dos seus vicios nas favelas do rio e do brasil inteiro. essa e a opiniao dos artistas consagrados, que nao entram em palco sem snifar uma linha…ou duas ou 3….so para lhe lembrar que quem fomentou o trafego nas favelas foi o socialista (trabalhista) leonel brizola, que proibiu as policias de entrar nas favelas para nao prejudicar os fornecedores de sua filha, uma conhecida consumidora e amiga dos donos do fumo… enfim.. esse retorica dos pobresinhos e das reevindicaçoes sociais sao apenas lagrimas de corcodilo de quem pretende prepetuar a miseria em troca de votos e fingir preocupaçao com as carencias alheias.a gente conhece o genero.

  2. a grande guerra no brasil nao é na rocinha…mas na carta de palocci de demissao do PT. todos deviam ler , este trexo e apenas o final:”Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do ‘homem mais honesto do país’ enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!!) são atribuídos à Dona Marisa? Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?”

  3. O povo merece os políticos que têm… É o “crime organizado” a ocupar espaço na política. Pobre deste Brasil que se torna ridículo aos olhos do mundo, ao querer ter lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU. Com políticos de tão baixo nível que aos poucos vão destruindo o Brasil, como podem querer que o mundo acredite que seriam capazes de opinar sobre os problemas mundiais.

RESPONDER

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …