“Retro fashion”. Exército alemão pede desculpa por publicar farda nazi no Instagram

Instagram

O Ministério da Defesa da Alemanha pediu esta semana desculpa depois de os seus militares terem publicado no Instagram das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) uma fotografia de um farda da era nazi.

A publicação, na qual se podia ver um farda com duas cruzes ferro e uma suástica, foi publicada na passada terça-feira e despertou inúmeras reações dos utilizadores, levando as Forças Armadas alemãs a pedir desculpa, conta o The Telegraph.

Entretanto, a imagem, que estava acompanhada por uma faixa colorida com a palavra “retro“, foi retirada da rede social. “Também a #moda (fashion) é um aspeto. Até hoje, existem elementos do estilo militar na alta costura”, podia ler-se na descrição da imagem.

“Uma farda com suásticas nunca é apenas moda ou ‘retrô’, mas sempre um lembrete dos crimes do regime nazi (…) O Bundeswehr deve agora esclarecer rapidamente como é que a imagem foi publicada, disse Cem Özdemir, do Partido Verde Alemão, em declarações ao jornal alemão Bild, citado pelo portal Newsweek.

As críticas chegaram de vários quadrantes políticos. O antigo comandante da NATO Hans-Lothar Domröse apontou a situação como sem tato, isto é, sem qualquer sensibilidade.  “Nunca devia ter acontecido“, disse o parlamentar alemão Florian Hahn.

Em comunicado, as Forças Armadas alemãs explicaram que a farda retratada na fotografia foi utilizando num filme e que está agora no Museu de História de Militar em Dresden. No entanto, reconheceram, a fotografia não foi acompanhada do seu contexto histórico, tendo antes uma “legenda falsa e inapropriada”.

“A intenção era contar uma história fotográfica sobre a influência das fardas na moda do último século. Infelizmente, entre o grande número de fotografias que preparamos, esta foi erradamente publicada. Claro, nada disto deveria ter acontecido“.

“Qualquer tipo de extremismo é inaceitável no Bundeswehr. Agora, estamos a investigar o que correu mal e como é que podemos evitar estas situações no futuro. Lamentamos imenso. Estamos a trabalhar para repor a qualidade normal das coisas que partilhamos”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pedir desculpa por publicar farda Nazi no Instagram? O que têm as fardas nazis a mais ou menos do que as fardas dos outros beligerantes, que também cometeram crimes e não foram assim tão poucos? Sinceramente…há cada burro à solta que nem a chicote lá vai.

  2. Afinal qual é a diferença entre estes que pretendem apagar a História e os proibidos negacionistas? Não fazem a mesma coisa? Não falar ou mostrar a História faz com que os factos não tenham existido? Não são, por acaso, as fardas do exército alemão da época de Hitler consideradas das mais belas da História militar? Enfim, cá andamos nós com estes ridículos pruridos!

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …