/

“Retro fashion”. Exército alemão pede desculpa por publicar farda nazi no Instagram

4

Instagram

O Ministério da Defesa da Alemanha pediu esta semana desculpa depois de os seus militares terem publicado no Instagram das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) uma fotografia de um farda da era nazi.

A publicação, na qual se podia ver um farda com duas cruzes ferro e uma suástica, foi publicada na passada terça-feira e despertou inúmeras reações dos utilizadores, levando as Forças Armadas alemãs a pedir desculpa, conta o The Telegraph.

Entretanto, a imagem, que estava acompanhada por uma faixa colorida com a palavra “retro“, foi retirada da rede social. “Também a #moda (fashion) é um aspeto. Até hoje, existem elementos do estilo militar na alta costura”, podia ler-se na descrição da imagem.

“Uma farda com suásticas nunca é apenas moda ou ‘retrô’, mas sempre um lembrete dos crimes do regime nazi (…) O Bundeswehr deve agora esclarecer rapidamente como é que a imagem foi publicada, disse Cem Özdemir, do Partido Verde Alemão, em declarações ao jornal alemão Bild, citado pelo portal Newsweek.

As críticas chegaram de vários quadrantes políticos. O antigo comandante da NATO Hans-Lothar Domröse apontou a situação como sem tato, isto é, sem qualquer sensibilidade.  “Nunca devia ter acontecido“, disse o parlamentar alemão Florian Hahn.

Em comunicado, as Forças Armadas alemãs explicaram que a farda retratada na fotografia foi utilizando num filme e que está agora no Museu de História de Militar em Dresden. No entanto, reconheceram, a fotografia não foi acompanhada do seu contexto histórico, tendo antes uma “legenda falsa e inapropriada”.

“A intenção era contar uma história fotográfica sobre a influência das fardas na moda do último século. Infelizmente, entre o grande número de fotografias que preparamos, esta foi erradamente publicada. Claro, nada disto deveria ter acontecido“.

“Qualquer tipo de extremismo é inaceitável no Bundeswehr. Agora, estamos a investigar o que correu mal e como é que podemos evitar estas situações no futuro. Lamentamos imenso. Estamos a trabalhar para repor a qualidade normal das coisas que partilhamos”.

ZAP //

 

 

4 Comments

  1. Pedir desculpa por publicar farda Nazi no Instagram? O que têm as fardas nazis a mais ou menos do que as fardas dos outros beligerantes, que também cometeram crimes e não foram assim tão poucos? Sinceramente…há cada burro à solta que nem a chicote lá vai.

  2. Afinal qual é a diferença entre estes que pretendem apagar a História e os proibidos negacionistas? Não fazem a mesma coisa? Não falar ou mostrar a História faz com que os factos não tenham existido? Não são, por acaso, as fardas do exército alemão da época de Hitler consideradas das mais belas da História militar? Enfim, cá andamos nós com estes ridículos pruridos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.