“Retro fashion”. Exército alemão pede desculpa por publicar farda nazi no Instagram

Instagram

O Ministério da Defesa da Alemanha pediu esta semana desculpa depois de os seus militares terem publicado no Instagram das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) uma fotografia de um farda da era nazi.

A publicação, na qual se podia ver um farda com duas cruzes ferro e uma suástica, foi publicada na passada terça-feira e despertou inúmeras reações dos utilizadores, levando as Forças Armadas alemãs a pedir desculpa, conta o The Telegraph.

Entretanto, a imagem, que estava acompanhada por uma faixa colorida com a palavra “retro“, foi retirada da rede social. “Também a #moda (fashion) é um aspeto. Até hoje, existem elementos do estilo militar na alta costura”, podia ler-se na descrição da imagem.

“Uma farda com suásticas nunca é apenas moda ou ‘retrô’, mas sempre um lembrete dos crimes do regime nazi (…) O Bundeswehr deve agora esclarecer rapidamente como é que a imagem foi publicada, disse Cem Özdemir, do Partido Verde Alemão, em declarações ao jornal alemão Bild, citado pelo portal Newsweek.

As críticas chegaram de vários quadrantes políticos. O antigo comandante da NATO Hans-Lothar Domröse apontou a situação como sem tato, isto é, sem qualquer sensibilidade.  “Nunca devia ter acontecido“, disse o parlamentar alemão Florian Hahn.

Em comunicado, as Forças Armadas alemãs explicaram que a farda retratada na fotografia foi utilizando num filme e que está agora no Museu de História de Militar em Dresden. No entanto, reconheceram, a fotografia não foi acompanhada do seu contexto histórico, tendo antes uma “legenda falsa e inapropriada”.

“A intenção era contar uma história fotográfica sobre a influência das fardas na moda do último século. Infelizmente, entre o grande número de fotografias que preparamos, esta foi erradamente publicada. Claro, nada disto deveria ter acontecido“.

“Qualquer tipo de extremismo é inaceitável no Bundeswehr. Agora, estamos a investigar o que correu mal e como é que podemos evitar estas situações no futuro. Lamentamos imenso. Estamos a trabalhar para repor a qualidade normal das coisas que partilhamos”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pedir desculpa por publicar farda Nazi no Instagram? O que têm as fardas nazis a mais ou menos do que as fardas dos outros beligerantes, que também cometeram crimes e não foram assim tão poucos? Sinceramente…há cada burro à solta que nem a chicote lá vai.

  2. Afinal qual é a diferença entre estes que pretendem apagar a História e os proibidos negacionistas? Não fazem a mesma coisa? Não falar ou mostrar a História faz com que os factos não tenham existido? Não são, por acaso, as fardas do exército alemão da época de Hitler consideradas das mais belas da História militar? Enfim, cá andamos nós com estes ridículos pruridos!

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …