/

Executivo da Dominion Voting Systems processa aliados de Trump por difamação

Um dos executivos de uma das empresas responsáveis pelo sistema de votação eletrónica nos Estados Unidos, que tem sido um dos alvos das teorias de conspiração sobre fraude nas eleições Presidenciais, está a processar a campanha do Presidente cessante e vários media conservadores de difamação.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, Donald Trump chegou a dizer que a empresa em causa, a Dominion Voting Systems, era “um desastre”, e muitos dos seus apoiantes começaram a defender a teoria de que esta apagou votos a favor do ainda Presidente e que o seu diretor de estratégia de produto e segurança, Eric Coomer, ajudou a subverter as eleições.

Por isso, numa ação judicial interposta no tribunal distrital do Colorado, esta terça-feira, os advogados de Coomer afirmam não só que estas alegações são “falsas e infundadas”, como também lhe causaram “danos imensos à sua reputação, posição profissional, segurança e privacidade”.

Entre os visados encontram-se, entre outros, a campanha de Trump; os seus advogados Rudy Giuliani e Sidney Powell; os media conservadores One America News Network e Newsmax Media; o site de notícias de extrema-direita Gateway Pundit e o empresário e ativista Joseph Oltmann.

O processo judicial alega ainda que os réus “confiaram fortemente nas falsas alegações” feitas por Oltmann, que afirmou em entrevistas e nas redes sociais que Coomer participou numa teleconferência do grupo anti-fascista Antifa.

O empresário, que diz ter conseguido infiltrar-se nessa reunião, afirma que um dos participantes, identificado como “Eric, da Dominion”, disse a certa altura: “Trump não vai ganhar. Eu certifiquei-me disso”. No entanto, em declarações à CNN, Oltmann não apresentou provas físicas dessas alegações.

Os advogados de Coomer, por sua vez, negaram que este tivesse conhecimento dessa suposta teleconferência, tivesse participado nela ou tivesse feito tais comentários.

O processo também lista uma série de ameaças específicas alegadamente feitas contra Coomer, situação que o forçou a fugir de casa “com medo da sua segurança”.

Este processo judicial é “um esforço para desfazer o máximo possível os danos causados a mim, à minha família, à minha vida e ao meu sustento”, declarou, em comunicado, o alto funcionário da Dominion.

O democrata Joe Biden conquistou o voto popular por mais de sete milhões de votos e conseguiu 306 grandes eleitores do Colégio Eleitoral, bem acima do mínimo de 270 exigido para um candidato ser considerado o vencedor.

Depois do encerramento das urnas, a Agência de Segurança de Infraestruturas e de Cibersegurança, entidade oficial do Governo norte-americano, afirmou que as eleições Presidenciais deste ano foram “as mais seguras da história”.

Filipa Mesquita, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.