Executivo da Dominion Voting Systems processa aliados de Trump por difamação

Um dos executivos de uma das empresas responsáveis pelo sistema de votação eletrónica nos Estados Unidos, que tem sido um dos alvos das teorias de conspiração sobre fraude nas eleições Presidenciais, está a processar a campanha do Presidente cessante e vários media conservadores de difamação.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, Donald Trump chegou a dizer que a empresa em causa, a Dominion Voting Systems, era “um desastre”, e muitos dos seus apoiantes começaram a defender a teoria de que esta apagou votos a favor do ainda Presidente e que o seu diretor de estratégia de produto e segurança, Eric Coomer, ajudou a subverter as eleições.

Por isso, numa ação judicial interposta no tribunal distrital do Colorado, esta terça-feira, os advogados de Coomer afirmam não só que estas alegações são “falsas e infundadas”, como também lhe causaram “danos imensos à sua reputação, posição profissional, segurança e privacidade”.

Entre os visados encontram-se, entre outros, a campanha de Trump; os seus advogados Rudy Giuliani e Sidney Powell; os media conservadores One America News Network e Newsmax Media; o site de notícias de extrema-direita Gateway Pundit e o empresário e ativista Joseph Oltmann.

O processo judicial alega ainda que os réus “confiaram fortemente nas falsas alegações” feitas por Oltmann, que afirmou em entrevistas e nas redes sociais que Coomer participou numa teleconferência do grupo anti-fascista Antifa.

O empresário, que diz ter conseguido infiltrar-se nessa reunião, afirma que um dos participantes, identificado como “Eric, da Dominion”, disse a certa altura: “Trump não vai ganhar. Eu certifiquei-me disso”. No entanto, em declarações à CNN, Oltmann não apresentou provas físicas dessas alegações.

Os advogados de Coomer, por sua vez, negaram que este tivesse conhecimento dessa suposta teleconferência, tivesse participado nela ou tivesse feito tais comentários.

O processo também lista uma série de ameaças específicas alegadamente feitas contra Coomer, situação que o forçou a fugir de casa “com medo da sua segurança”.

Este processo judicial é “um esforço para desfazer o máximo possível os danos causados a mim, à minha família, à minha vida e ao meu sustento”, declarou, em comunicado, o alto funcionário da Dominion.

O democrata Joe Biden conquistou o voto popular por mais de sete milhões de votos e conseguiu 306 grandes eleitores do Colégio Eleitoral, bem acima do mínimo de 270 exigido para um candidato ser considerado o vencedor.

Depois do encerramento das urnas, a Agência de Segurança de Infraestruturas e de Cibersegurança, entidade oficial do Governo norte-americano, afirmou que as eleições Presidenciais deste ano foram “as mais seguras da história”.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …