Executivo da Dominion Voting Systems processa aliados de Trump por difamação

Um dos executivos de uma das empresas responsáveis pelo sistema de votação eletrónica nos Estados Unidos, que tem sido um dos alvos das teorias de conspiração sobre fraude nas eleições Presidenciais, está a processar a campanha do Presidente cessante e vários media conservadores de difamação.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, Donald Trump chegou a dizer que a empresa em causa, a Dominion Voting Systems, era “um desastre”, e muitos dos seus apoiantes começaram a defender a teoria de que esta apagou votos a favor do ainda Presidente e que o seu diretor de estratégia de produto e segurança, Eric Coomer, ajudou a subverter as eleições.

Por isso, numa ação judicial interposta no tribunal distrital do Colorado, esta terça-feira, os advogados de Coomer afirmam não só que estas alegações são “falsas e infundadas”, como também lhe causaram “danos imensos à sua reputação, posição profissional, segurança e privacidade”.



Entre os visados encontram-se, entre outros, a campanha de Trump; os seus advogados Rudy Giuliani e Sidney Powell; os media conservadores One America News Network e Newsmax Media; o site de notícias de extrema-direita Gateway Pundit e o empresário e ativista Joseph Oltmann.

O processo judicial alega ainda que os réus “confiaram fortemente nas falsas alegações” feitas por Oltmann, que afirmou em entrevistas e nas redes sociais que Coomer participou numa teleconferência do grupo anti-fascista Antifa.

O empresário, que diz ter conseguido infiltrar-se nessa reunião, afirma que um dos participantes, identificado como “Eric, da Dominion”, disse a certa altura: “Trump não vai ganhar. Eu certifiquei-me disso”. No entanto, em declarações à CNN, Oltmann não apresentou provas físicas dessas alegações.

Os advogados de Coomer, por sua vez, negaram que este tivesse conhecimento dessa suposta teleconferência, tivesse participado nela ou tivesse feito tais comentários.

O processo também lista uma série de ameaças específicas alegadamente feitas contra Coomer, situação que o forçou a fugir de casa “com medo da sua segurança”.

Este processo judicial é “um esforço para desfazer o máximo possível os danos causados a mim, à minha família, à minha vida e ao meu sustento”, declarou, em comunicado, o alto funcionário da Dominion.

O democrata Joe Biden conquistou o voto popular por mais de sete milhões de votos e conseguiu 306 grandes eleitores do Colégio Eleitoral, bem acima do mínimo de 270 exigido para um candidato ser considerado o vencedor.

Depois do encerramento das urnas, a Agência de Segurança de Infraestruturas e de Cibersegurança, entidade oficial do Governo norte-americano, afirmou que as eleições Presidenciais deste ano foram “as mais seguras da história”.

Filipa Mesquita Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …