Excesso de cafeína matou adolescente de 16 anos

Um jovem de 16 anos morreu, nos EUA, devido a uma arritmia cardíaca provocada pelo consumo excessivo de cafeína, segundo revelam os resultados da autópsia.

Davis Cripe, de 16 anos, consumiu três bebidas com cafeína em apenas duas horas, acabando por desfalecer durante uma aula, na Escola Secundária que frequentava, na Carolina do Sul, a 26 de Abril passado. O jovem morreu nesse mesmo dia.

A primeira autópsia não permitiu apurar as causas da morte, mas os resultados agora revelados, apontam que o óbito se deve a uma provável arritmia cardíaca, motivada pelo excesso de cafeína, conforme reporta a CNN.

“Durante uma arritmia, ou ritmo cardíaco anormal, o coração pode não conseguir bombear sangue suficiente para o corpo e a falta de fluxo sanguíneo afecta o cérebro, o coração e outros órgãos”, explica a CNN.

“Foi uma bebida energética que lhe tirou a vida”

Em conferência de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 15 de Maio, o médico legista Gary Watts tratou de sublinhar que “isto não foi uma overdose“. “Perdemos o Davis por causa de uma substância totalmente legal“, aponta citado pela CNN.

“Não foi um acidente de carro que lhe tirou a vida. Em vez disso, foi uma bebida energética”, desabafou por seu lado, o pai do jovem, Sean Cripe, que também esteve na conferência de imprensa.

De acordo com os dados divulgados pelos jornais norte-americanos, o adolescente bebeu um café com leite, um refrigerante com cafeína e uma bebida energética em apenas duas horas.

A autópsia não detectou quaisquer problemas cardíacos, concluindo que Davis era um jovem saudável, sem “nenhuma condição” de saúde que pudesse ser agravada pelo consumo de cafeína. Também não foram encontrados vestígios de álcool, nem de outras drogas.

Estes dados surgem como alerta acrescido para o consumo de bebidas com cafeína, especialmente de bebidas energéticas.

“O nosso propósito aqui, hoje, é dar a saber às pessoas, especialmente aos jovens das nossas escolas, que estas bebidas podem ser perigosas e que é preciso ter muito cuidado com a forma como se usam e com quantas se bebem, diariamente”, apontou o médico legista aos jornalistas.

Gary Watts sublinhou particularmente, o facto “perigoso” de não haver uma tabela fixa sobre a quantidade de cafeína que se pode consumir. “Podem alinhar-se cinco pessoas e pô-las a fazerem a mesma coisa com ele, naquele dia, a beber mais, e pode não ter qualquer tipo de efeito nelas”, explica.

Deste modo, o melhor é não consumir de todo bebidas energéticas, aponta o médico, frisando que não são aconselháveis a crianças e adolescentes por conterem, além de demasiada cafeína, outros estimulantes perigosos.

Um estudo recente apurou a quantidade de cafeína que se pode consumir sem fazer mal à saúde, mas sempre com a ressalva de que nem todos os organismos são iguais. E no caso de crianças e jovens, é sempre preferencial evitar a cafeína.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …