Cientistas apuraram quanto café se pode beber sem fazer mal à saúde

-

Um novo estudo científico chegou à conclusão de que consumir 400 mg de cafeína por dia é seguro para a saúde dos adultos que não apresentem problemas clínicos. Isto dá cerca de 4 chávenas de café por dia.

Esta conclusão é divulgada num estudo publicado no jornal Food and Chemical Toxicology que salienta que, desde que o limite diário de 400 mg de cafeína não seja ultrapassado, não há motivo para preocupações.

No caso das mulheres grávidas, devem consumir menos de 300 mg, ou seja, cerca de 3 chávenas, e as crianças podem consumir até 2.5 mg por dia sem efeitos de saúde adversos, concluem os investigadores.

No caso das crianças, importa contudo, notar que os cientistas realçam que é preciso fazer mais pesquisas, uma vez que as investigações sobre cafeína, nestas idades, são diminutas. Assim, o melhor é continuar a seguir as recomendações dos pediatras que realçam que as crianças devem evitar bebidas com cafeína, em especial bebidas energéticas.

Os autores deste novo estudo, investigadores do Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI) dos EUA, analisaram mais de 700 pesquisas, realizadas entre 2001 e 2015, sobre os efeitos da cafeína na saúde humana.

Eles investigaram em particular, os efeitos da substância em termos de toxicidade, de efeitos ósseos e cardiovasculares, de saúde comportamental e de reprodução e desenvolvimento, nomeadamente quanto a anomalias no feto.

“Concluímos que os níveis previamente definidos de ingestão de cafeína (400 mg), num consumidor saudável de cafeína, não estavam associados com efeitos adversos manifestos”, salienta o líder do estudo, Eric Hentges, director executivo do ILSI, em declarações divulgadas pelo jornal The Daily Mail.

A Agência Europeia de Segurança Alimentar também recomenda um limite diário de 400 mg de cafeína por dia, considerando que para lá desse valor, aumentam os riscos de problemas de saúde, nomeadamente de ansiedade e de transtornos cardíacos.

A Agência alerta igualmente, que consumir cafeína durante a gravidez, aumenta os riscos de se ter um bebé com pouco peso e de se sofrer um aborto. A cafeína está ainda associada a anomalias no feto.

Convém por fim, alertar que o café não é a única bebida que contém cafeína e assim, é importante que esteja atento ao que consome diariamente, para não ultrapassar o limite considerado seguro.

Chás, bebidas energéticas e barras de chocolate também podem conter cafeína. E até alguns analgésicos contêm esta substância. Por isso, esteja atento.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A notícia diz que 400 mg de cafeína são a mesma coisa que 400mg de café! Qual é a quantidade (percentagem) de cafeína no café? Não é de certeza 100%! Por favor corrijam a notícia que está, obviamente, errada! Digam lá qual a quantidade de café que há num café e qual a quantidade de cafeína no mesmo café. Verifiquem os dados e as notícias antes de as publicar.

      • M”Eu”…é só fazer as contas, já dizia Guterres mt antes do prestigiado lugar que ocupa.
        A quantidade de cafeína é proporcional à quantidade de pó de café dissolvida no líquido que contém a chávena, como é óbvio.
        Assim, a quantidade de cafeína em pó de café torrado varia entre 1.37 e 1.31% do menor tempo ao maior tempo de torrefacção. Se fizermos uma média de 1.34% em cada 7 gramas de café, que é +/- quanto pó leva um expresso, são cerca de 95 mg de cafeína, pelo que 4 chávenas dão a quantia citada

    • Uma bica tem entre 50 e 100mg da cafeina (depende do tipo de café usado).
      Por isso a noticia está correcta, sua virgem ofendida. Já podes dormir descansado!
      Vamos começar a ler a noticia toda e nao apenas o que está em Bold.

      • Cenas, não leste a notícia. Confunde café com cafeína (é precio ler tudo e não só as bold, como dizes). Isso é mau jornalismo. Embora o assunto seja bem mais modesto que a crise na Síria, mesmo assim não é de confiar em quem mistura duas coisas destas. Imagina o que não serão as incorrecções/omissões/etc. nas notícias sobre temas mais “energéticos”.

    • Caro AC,
      Tem toda a razão. A referência a “400mg de café” no primeiro parágrafo estava incorrecta, estão correctas as referências a “400mg de cafeína”. Está corrigido, obrigado pelo seu reparo.

  2. Quase todos os comentários até aqui publicados não passam além de ofender o outro e, por isso, quando surge um comentário que parece credível, até para esse se fica com dúvidas. Deixem de atirar pedras aos outros

RESPONDER

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …

Mais três mortes e 278 novos casos. Infeções aumentam no Norte

Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, circunstâncias em que os casos ativos estão ligados a um fenómeno comum, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde em conferência de imprensa. Esses surtos, …

Oito bebés em Portugal têm a mesma doença que Matilde (e já tomaram o medicamento mais caro do mundo)

Em Portugal, há oito bebés com até 2 anos que já tiveram autorização para tomar Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que pode ser a esperança para os casos de Atrofia Muscular Espinhal. O Jornal …