Cientistas apuraram quanto café se pode beber sem fazer mal à saúde

-

Um novo estudo científico chegou à conclusão de que consumir 400 mg de cafeína por dia é seguro para a saúde dos adultos que não apresentem problemas clínicos. Isto dá cerca de 4 chávenas de café por dia.

Esta conclusão é divulgada num estudo publicado no jornal Food and Chemical Toxicology que salienta que, desde que o limite diário de 400 mg de cafeína não seja ultrapassado, não há motivo para preocupações.

No caso das mulheres grávidas, devem consumir menos de 300 mg, ou seja, cerca de 3 chávenas, e as crianças podem consumir até 2.5 mg por dia sem efeitos de saúde adversos, concluem os investigadores.

No caso das crianças, importa contudo, notar que os cientistas realçam que é preciso fazer mais pesquisas, uma vez que as investigações sobre cafeína, nestas idades, são diminutas. Assim, o melhor é continuar a seguir as recomendações dos pediatras que realçam que as crianças devem evitar bebidas com cafeína, em especial bebidas energéticas.

Os autores deste novo estudo, investigadores do Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI) dos EUA, analisaram mais de 700 pesquisas, realizadas entre 2001 e 2015, sobre os efeitos da cafeína na saúde humana.

Eles investigaram em particular, os efeitos da substância em termos de toxicidade, de efeitos ósseos e cardiovasculares, de saúde comportamental e de reprodução e desenvolvimento, nomeadamente quanto a anomalias no feto.

“Concluímos que os níveis previamente definidos de ingestão de cafeína (400 mg), num consumidor saudável de cafeína, não estavam associados com efeitos adversos manifestos”, salienta o líder do estudo, Eric Hentges, director executivo do ILSI, em declarações divulgadas pelo jornal The Daily Mail.

A Agência Europeia de Segurança Alimentar também recomenda um limite diário de 400 mg de cafeína por dia, considerando que para lá desse valor, aumentam os riscos de problemas de saúde, nomeadamente de ansiedade e de transtornos cardíacos.

A Agência alerta igualmente, que consumir cafeína durante a gravidez, aumenta os riscos de se ter um bebé com pouco peso e de se sofrer um aborto. A cafeína está ainda associada a anomalias no feto.

Convém por fim, alertar que o café não é a única bebida que contém cafeína e assim, é importante que esteja atento ao que consome diariamente, para não ultrapassar o limite considerado seguro.

Chás, bebidas energéticas e barras de chocolate também podem conter cafeína. E até alguns analgésicos contêm esta substância. Por isso, esteja atento.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. A notícia diz que 400 mg de cafeína são a mesma coisa que 400mg de café! Qual é a quantidade (percentagem) de cafeína no café? Não é de certeza 100%! Por favor corrijam a notícia que está, obviamente, errada! Digam lá qual a quantidade de café que há num café e qual a quantidade de cafeína no mesmo café. Verifiquem os dados e as notícias antes de as publicar.

      • M”Eu”…é só fazer as contas, já dizia Guterres mt antes do prestigiado lugar que ocupa.
        A quantidade de cafeína é proporcional à quantidade de pó de café dissolvida no líquido que contém a chávena, como é óbvio.
        Assim, a quantidade de cafeína em pó de café torrado varia entre 1.37 e 1.31% do menor tempo ao maior tempo de torrefacção. Se fizermos uma média de 1.34% em cada 7 gramas de café, que é +/- quanto pó leva um expresso, são cerca de 95 mg de cafeína, pelo que 4 chávenas dão a quantia citada

    • Uma bica tem entre 50 e 100mg da cafeina (depende do tipo de café usado).
      Por isso a noticia está correcta, sua virgem ofendida. Já podes dormir descansado!
      Vamos começar a ler a noticia toda e nao apenas o que está em Bold.

      • Cenas, não leste a notícia. Confunde café com cafeína (é precio ler tudo e não só as bold, como dizes). Isso é mau jornalismo. Embora o assunto seja bem mais modesto que a crise na Síria, mesmo assim não é de confiar em quem mistura duas coisas destas. Imagina o que não serão as incorrecções/omissões/etc. nas notícias sobre temas mais “energéticos”.

    • Caro AC,
      Tem toda a razão. A referência a “400mg de café” no primeiro parágrafo estava incorrecta, estão correctas as referências a “400mg de cafeína”. Está corrigido, obrigado pelo seu reparo.

  2. Quase todos os comentários até aqui publicados não passam além de ofender o outro e, por isso, quando surge um comentário que parece credível, até para esse se fica com dúvidas. Deixem de atirar pedras aos outros

RESPONDER

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …