Cientistas apuraram quanto café se pode beber sem fazer mal à saúde

-

Um novo estudo científico chegou à conclusão de que consumir 400 mg de cafeína por dia é seguro para a saúde dos adultos que não apresentem problemas clínicos. Isto dá cerca de 4 chávenas de café por dia.

Esta conclusão é divulgada num estudo publicado no jornal Food and Chemical Toxicology que salienta que, desde que o limite diário de 400 mg de cafeína não seja ultrapassado, não há motivo para preocupações.

No caso das mulheres grávidas, devem consumir menos de 300 mg, ou seja, cerca de 3 chávenas, e as crianças podem consumir até 2.5 mg por dia sem efeitos de saúde adversos, concluem os investigadores.

No caso das crianças, importa contudo, notar que os cientistas realçam que é preciso fazer mais pesquisas, uma vez que as investigações sobre cafeína, nestas idades, são diminutas. Assim, o melhor é continuar a seguir as recomendações dos pediatras que realçam que as crianças devem evitar bebidas com cafeína, em especial bebidas energéticas.

Os autores deste novo estudo, investigadores do Instituto Internacional de Ciências da Vida (ILSI) dos EUA, analisaram mais de 700 pesquisas, realizadas entre 2001 e 2015, sobre os efeitos da cafeína na saúde humana.

Eles investigaram em particular, os efeitos da substância em termos de toxicidade, de efeitos ósseos e cardiovasculares, de saúde comportamental e de reprodução e desenvolvimento, nomeadamente quanto a anomalias no feto.

“Concluímos que os níveis previamente definidos de ingestão de cafeína (400 mg), num consumidor saudável de cafeína, não estavam associados com efeitos adversos manifestos”, salienta o líder do estudo, Eric Hentges, director executivo do ILSI, em declarações divulgadas pelo jornal The Daily Mail.

A Agência Europeia de Segurança Alimentar também recomenda um limite diário de 400 mg de cafeína por dia, considerando que para lá desse valor, aumentam os riscos de problemas de saúde, nomeadamente de ansiedade e de transtornos cardíacos.

A Agência alerta igualmente, que consumir cafeína durante a gravidez, aumenta os riscos de se ter um bebé com pouco peso e de se sofrer um aborto. A cafeína está ainda associada a anomalias no feto.

Convém por fim, alertar que o café não é a única bebida que contém cafeína e assim, é importante que esteja atento ao que consome diariamente, para não ultrapassar o limite considerado seguro.

Chás, bebidas energéticas e barras de chocolate também podem conter cafeína. E até alguns analgésicos contêm esta substância. Por isso, esteja atento.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. A notícia diz que 400 mg de cafeína são a mesma coisa que 400mg de café! Qual é a quantidade (percentagem) de cafeína no café? Não é de certeza 100%! Por favor corrijam a notícia que está, obviamente, errada! Digam lá qual a quantidade de café que há num café e qual a quantidade de cafeína no mesmo café. Verifiquem os dados e as notícias antes de as publicar.

      • M”Eu”…é só fazer as contas, já dizia Guterres mt antes do prestigiado lugar que ocupa.
        A quantidade de cafeína é proporcional à quantidade de pó de café dissolvida no líquido que contém a chávena, como é óbvio.
        Assim, a quantidade de cafeína em pó de café torrado varia entre 1.37 e 1.31% do menor tempo ao maior tempo de torrefacção. Se fizermos uma média de 1.34% em cada 7 gramas de café, que é +/- quanto pó leva um expresso, são cerca de 95 mg de cafeína, pelo que 4 chávenas dão a quantia citada

    • Uma bica tem entre 50 e 100mg da cafeina (depende do tipo de café usado).
      Por isso a noticia está correcta, sua virgem ofendida. Já podes dormir descansado!
      Vamos começar a ler a noticia toda e nao apenas o que está em Bold.

      • Cenas, não leste a notícia. Confunde café com cafeína (é precio ler tudo e não só as bold, como dizes). Isso é mau jornalismo. Embora o assunto seja bem mais modesto que a crise na Síria, mesmo assim não é de confiar em quem mistura duas coisas destas. Imagina o que não serão as incorrecções/omissões/etc. nas notícias sobre temas mais “energéticos”.

    • Caro AC,
      Tem toda a razão. A referência a “400mg de café” no primeiro parágrafo estava incorrecta, estão correctas as referências a “400mg de cafeína”. Está corrigido, obrigado pelo seu reparo.

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …