Exames concluem que Pablo Neruda não foi envenenado

Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia

Salvador Allende com Pablo Neruda (foto: Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia)

Salvador Allende com Pablo Neruda (foto: Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia)


Poucos dias depois de se saber que Yasser Arafat foi envenenado, o mistério de quatro décadas sobre se o poeta chileno Pablo Neruda foi envenenado foi aparentemente esclarecido esta sexta-feira, quando exames forenses mostraram que não há agentes químicos nos seus restos mortais.

Apesar disso, a família e o motorista do vencedor do prémio Nobel da Literatura não ficaram satisfeitos e afirmaram que iriam pedir mais exames.

Neruda morreu sob circunstâncias suspeitas durante o caos que se instalou no país com o golpe militar de 1973. A versão oficial diz que morreu de cancro, mas o motorista e auxiliar do poeta afirma que agentes da ditadura de Augusto Pinochet injectaram veneno no estômago de Pablo Neruda quando o poeta se encontrava internado na clínica Santa Maria, em Santiago. O corpo do poeta foi exumado em abril com o objetivo de determinar a causa da sua morte.

“Nenhuma substância química relevante foi encontrada que possa ser ligada à morte de Neruda”, afirmou Patricio Bustos, chefe do serviço de medicina legal do Chile, enquanto lia os resultados dos sete meses de investigação realizada por um grupo de 15 cientistas forenses.

Bustos afirmou que os especialistas encontraram traços do medicamento usado pelo poeta para tratar o cancro, mas não há evidências forenses que comprovem que a morte de Neruda tenha sido provocada por qualquer causa que não tenha sido natural.

Porém, o resultado não satisfez familiares e amigos de Neruda, que afirmam que o caso ainda não foi solucionado. “O caso de Neruda não se encerra aqui”, afirmou o advogado do Partido Comunista chileno, Eduardo Contreras. “Hoje mesmo vamos requerer mais amostras. Eles procuraram agentes químicos, mas não foram feitos estudos sobre agentes biológicos. Um capítulo muito importante foi encerrado e isso foi feito com muita seriedade, mas isso não está acabado.”

Neruda, que ganhou o prémio Nobel da Literatura em 1971, é mais conhecido pelos seus poemas, mas foi também diplomata e político de esquerda, além de amigo próximo do presidente socialista Salvador Allende, que morreu durante o cerco ao palácio de La Moneda, no dia do golpe militar liderado por Pinochet.

Allende teria cometido suicídio no interior do palácio presidencial, mas a questão também é controversa e há suspeitas de que foi assassinado pelas forças do golpe.

ZAP / MA/AE/Associated Press.

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …