Exames concluem que Pablo Neruda não foi envenenado

Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia

Salvador Allende com Pablo Neruda (foto: Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia)

Salvador Allende com Pablo Neruda (foto: Biblioteca del Congreso Nacional de Chile / wikimedia)


Poucos dias depois de se saber que Yasser Arafat foi envenenado, o mistério de quatro décadas sobre se o poeta chileno Pablo Neruda foi envenenado foi aparentemente esclarecido esta sexta-feira, quando exames forenses mostraram que não há agentes químicos nos seus restos mortais.

Apesar disso, a família e o motorista do vencedor do prémio Nobel da Literatura não ficaram satisfeitos e afirmaram que iriam pedir mais exames.

Neruda morreu sob circunstâncias suspeitas durante o caos que se instalou no país com o golpe militar de 1973. A versão oficial diz que morreu de cancro, mas o motorista e auxiliar do poeta afirma que agentes da ditadura de Augusto Pinochet injectaram veneno no estômago de Pablo Neruda quando o poeta se encontrava internado na clínica Santa Maria, em Santiago. O corpo do poeta foi exumado em abril com o objetivo de determinar a causa da sua morte.

“Nenhuma substância química relevante foi encontrada que possa ser ligada à morte de Neruda”, afirmou Patricio Bustos, chefe do serviço de medicina legal do Chile, enquanto lia os resultados dos sete meses de investigação realizada por um grupo de 15 cientistas forenses.

Bustos afirmou que os especialistas encontraram traços do medicamento usado pelo poeta para tratar o cancro, mas não há evidências forenses que comprovem que a morte de Neruda tenha sido provocada por qualquer causa que não tenha sido natural.

Porém, o resultado não satisfez familiares e amigos de Neruda, que afirmam que o caso ainda não foi solucionado. “O caso de Neruda não se encerra aqui”, afirmou o advogado do Partido Comunista chileno, Eduardo Contreras. “Hoje mesmo vamos requerer mais amostras. Eles procuraram agentes químicos, mas não foram feitos estudos sobre agentes biológicos. Um capítulo muito importante foi encerrado e isso foi feito com muita seriedade, mas isso não está acabado.”

Neruda, que ganhou o prémio Nobel da Literatura em 1971, é mais conhecido pelos seus poemas, mas foi também diplomata e político de esquerda, além de amigo próximo do presidente socialista Salvador Allende, que morreu durante o cerco ao palácio de La Moneda, no dia do golpe militar liderado por Pinochet.

Allende teria cometido suicídio no interior do palácio presidencial, mas a questão também é controversa e há suspeitas de que foi assassinado pelas forças do golpe.

ZAP / MA/AE/Associated Press.

PARTILHAR

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …