Exames de chinês perderam-se entre a UMinho e a China. Alunos podem repetir prova

USP Imagens

Os alunos que realizaram os exames oficiais de língua chinesa no Instituto Confúcio da Universidade do Minho, em Braga, vão poder repetir as provas que realizadas a 11 de maio, uma vez que estas desapareceram a caminho da China, país onde iriam ser corrigidas.

De acordo com a Renascença, que avançou a notícia, os cartões de resposta das provas desapareceram durante a viagem entre a Universidade do Minho e a China.

A informação foi confirmada pelo instituto à Rádio Renascença, dando conta que os alunos serão autorizados a repetir os Exames Oficiais de Língua Chinesa HSK (Hànyŭ Shǔipíng Kǎoshì) e o YCT (Youth Chinese Test), uma vez que os cartões com as respostas “tardavam em chegar ao destino”, a 9400 quilómetros do Minho.

Em causa estão, segundo escreve o jornal Público, 79 provas, 57 referentes ao exame HSK e 22 referentes ao YCT. A repetição dos exames já está marcada para 21 de setembro.

“Segundo as regras do Hanban [Gabinete Nacional de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo], os cartões de resposta dos alunos devem ser selados num envelope e enviados por correio expresso para o Centro de Exames, em Pequim, para correção, trabalho que o Instituto Confúcio fez”, explicou o instituto em declarações à rádio.

O instituto não avança, contudo, qual foi a empresa que ficou responsável pelo transporte das mesmas até à China. Em comunicado citado pelo diário, a Universidade do Minho esclarece que “com base na informação transmitida pela empresa transportadora, os exames chegaram ao território chinês”, não havendo, contudo, dados exatos sobre a localização das provas. “Perante estas informações, o Instituto Confúcio não pode assumir, em definitivo, o extravio destes documentos”, esclarece.

“Continuamos incessantemente em contacto com a empresa responsável”, explicou a fonte Instituto Confúcio à RR, dando conta que as provas foram enviados através dos serviços dos CTT. Contactada pela RR, fonte do CTT confirmou o recebimento do pacote.

“Foi aceite no dia 13 de maio, tendo sido expedido no dia 15 de maio com destino a Pequim, na China (…) os CTT não têm ainda indicação da receção deste objeto por parte do operador postal chinês”, explicou. De acordo com empresa, a “situação de extravio” pode, “eventualmente, estar relacionado com a operação local do operador chinês”.

Os alunos que procuram realizar o exame HSK são, na sua grande maioria, os estudantes da Licenciatura em Estudos Orientais, sendo esta prova um dos requisitos para que obtenham uma bolsa do Governo chinês. Estas provas de habilitação da Língua Chinesa são as únicas reconhecidas internacionalmente, escreve ainda a RR.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …