Ex-primeira-ministra do Bangladesh condenada a mais sete anos de prisão

A líder da oposição e antiga primeira-ministra do Bangladesh, Khaleda Zía, atualmente a cumprir pena de prisão, foi condenada a mais sete anos de prisão por crimes de corrupção, a poucos meses de eleições gerais no país.

O tribunal condenou Begum Khaleda Zía a sete anos de prisão e multou-a com 1 milhão de takas (cerca de 10 mil euros), prevendo uma sentença extra de prisão se não pagar a multa, disse o advogado da acusação, Mosharraf Hossain Kajol, citado pelo Informacíon.

Zia, de 73 anos, foi transferida da prisão para um hospital no início deste mês e não esteve presente no novo julgamento, mas não são conhecidas as razões.

A ex-governante já havia sido condenada, em fevereiro, a uma pena de cinco anos de prisão por crimes de corrupção e de abuso de confiança. Khaleda Zía foi julgada com mais 3 pessoas por irregularidades na angariação de 328 mil euros para o Fundo Orfanato Zía, criado para financiar um orfanato.

Os outros 3 acusados receberam a mesma pena que Zia, segundo o advogado Kajol, que representa a Comissão Anti-Corrupção do Bangladesh.

O advogado de Zia, Sanaullah Miah, disse que a decisão sobre como proceder a partir de agora será tomada pelo seu partido político, o Partido Nacionalista de Bangladesh.

A mulher que governou o país duas vezes, entre 1991 e 1996 e entre 2001 e 2006, tem repetidamente protestado a sua inocência e assegurou que esta é uma causa política orquestrada pelo governo de Sheikh Hasina, sua inimiga.

Apesar de ter estado em prisão domiciliária em várias ocasiões e atualmente ter 13 processos abertos contra ela por corrupção e violência, esta é a segunda condenação contra a líder do Partido Nacionalista de Bangladesh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …