Antigo porta-voz da Casa Branca diz que Trump não vai ser candidato em 2020

Jim Lo Scalzo / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Anthony Scaramucci é um antigo porta-voz da Casa Branca e um acérrimo defensor de Donald Trump no passado. Em entrevista ao jornal Expresso, diz que o atual presidente dos Estados Unidos “não será candidato nas eleições de 2020”.

Atualmente a enfrentar um processo de impeachment, Trump pode ter os seus dias contados em Washington. Scaramucci confessa que não fica surpreendido com a situação que Trump atravessa e realça “que não podia continuar a ser um empregado leal a alguém que age ilegalmente e com este nível de irracionalidade“.

Scaramucci foi diretor de Comunicações na Casa Branca por apenas 11 dias, em 2017, tendo-se depois afastado do cargo. Depois de ter abandonado Washington, o antigo porta-voz disse à imprensa que “as suas manifestações de racismo eram inaceitáveis”. Trump não gostou e retaliou, fazendo comentários em relação à saúde mental da esposa de Anthony Scaramucci.

Em relação às suspeitas de troca de favores entre Trump e Zelensky, disse que “é a clássica manobra à Donald Trump“. Deixou ainda o aviso que há mais denúncias no horizonte e que este não é um caso isolado.

“Temos o denunciante dos serviços fiscais federais, que alega que o Presidente tentou mexer os cordelinhos para impedir a publicação das suas declarações de rendimentos. Há mais, mas por agora não posso falar“, contou, ao Expresso.

Segundo informações que admite ter recebido, Scaramucci diz que Trump está “numa espiral de paranoia e muito perto de um colapso nervoso”. E que por razões políticas, judiciais ou de saúde, “Trump não será o candidato republicanos às eleições de 2020″.

O ex-porta-voz garante que há muitos republicanos frustrados no Congresso e que há membros da Administração a dizerem que não vão acatar ordens da Câmara dos Representantes para entregar documentos das conversas de Trump com outros políticos. “Estamos numa crise constitucional”, atirou.

Scaramucci ficou conhecido pela frase: “Eu amo este presidente”. Contudo, confessa que não se arrepende, porque foi o que sentiu na altura. “É como aquelas pessoas que se casam ou se associam a certos parceiros de negócios porque num certo contexto tudo aquilo faz sentido”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Andrzej Duda reeleito Presidente da Polónia

O chefe de Estado polaco venceu a segunda volta das eleições Presidenciais com 51,21% dos votos, derrotando o liberal Rafal Trzaskowski, anunciou, esta segunda-feira, a Comissão Eleitoral. Segundo a Comissão Eleitoral, Andrzej Duda conseguiu a reeleição …

Manifestantes criticam escolha de Macron para o Ministério do Interior. Ministro é acusado de violação

Ativistas dos direitos das mulheres protestaram, em França e no estrangeiro, contra a nomeação do novo ministro do Interior, acusado de violação, e do ministro da Justiça, que ridicularizou o movimento #MeToo. Ativistas dos direitos das …

Cinco meses depois, chefes de diplomacia da UE voltam a reunir-se em Bruxelas

A reunião contempla temas como o impacto da pandemia, a situação na Líbia, Hong Kong e na Venezuela, as relação da União Europeia com a Índia e África e o Processo de Paz do Médio …

Há 12 países que conseguiram escapar à pandemia

Tendo em conta os casos registados e comunicados oficialmente pelas autoridades, há 12 países no mundo que não registam qualquer caso de infeção. Segundo a universidade norte-americana Johns Hopkins, a covid-19 chegou a 188 países, mas, …

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …