Ex-miss Venezuela e marido assassinados a tiro em assalto

fb/Monica-Spear

Mónica Spear Mootz em filmagens

Mónica Spear Mootz em filmagens

A polícia venezuelana confirmou hoje que a ex-miss Venezuela Mónica Spear Mootz, 29 anos, foi assassinada a tiro na noite de segunda-feira por vários homens armados que assaltaram a viatura em que circulava.

O automóvel em que seguiam avariou na estrada que liga as localidades de Valência a Puerto Cabello (200 quilómetros a oeste de Caracas) e os assaltantes assassinaram ainda o seu marido, o empresário, Thomas Henry Berry, de 49 anos e nacionalidade irlandesa, e feriram a sua filha de cinco anos numa perna.

A ministra venezuelana de Comunicação e Informação, Delcy Rodríguez, condenou o assassinato, enviando os seus pêsames a familiares da atriz venezuelana e assegurando no Twitter que “já estão em marcha as investigações para encontrar os responsáveis deste lamentável facto”, aos quais “se aplicará todo o peso da lei”.

O Ministério Público venezuelano designou dois procuradores para investigar o assassinato

O líder opositor e ex-candidato presidencial, Henrique Capriles Radonski, propôs ao presidente Nicolás Maduro “pôr de lado” as “profundas diferenças” entre ambos e adotar uma união “contra a insegurança”.

O também governador do Estado de Miranda, expressou ainda solidariedade para com os familiares e amigos da ex-miss e frisou que “todos temos perdido alguém querido pela violência e dói mais ver que a cifra (de assassinatos) cresce e o nosso país se habitua com isso”.

O assassinato motivou reações de diversos setores da sociedade venezuelana, entre elas a de Osmel Sousa, responsável pela organização do Miss Venezuela, que afirmou tratar-se de “uma tragédia”.

“Lamentável e dolorosa perda a da atriz Mónica Spear. Quanto sangue se derrama diariamente no nosso país às mãos da violência!!”, escreveu na rede social Twitter a luso-descendente Vanessa Gonçalves, miss Venezuela Universo 2010.

A miss Venezuela Mundo 2011, Gabriela Ferrari, referiu-se ao assassinato como uma “terrível notícia” e questionou até quando durará “tanta impunidade, tanta violência?” no país.

Nascida a 1 de outubro de 1984 em Maracaibo, Venezuela, Mónica Spear Mootz foi eleita Miss Venezuela em 2004 e quarta finalista no Miss Universo 2005.

Modelo e atriz, protagonizou várias telenovelas e séries dramáticas venezuelanas, entre elas “A minha Prima Céu”, “Rua Lua”, “Rua Sol” e “A Mulher Perfeita”.

Recentemente, protagonizou a série “Super-espiã Internacional” para a rede norte-americana Telemundo.

Radicada nos EUA, estava de visita à Venezuela.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …

O Sistema Solar vai desintegrar-se completamente (muito) mais cedo do que se pensava

Astrónomos e físicos têm tentado desvendar o destino final do Sistema Solar há centenas de anos. De acordo com novas simulações, o nosso sistema vai desintegrar-se mais cedo do que se pensava. Um dia, o nosso …