Ex-ministro Paulo Pedroso coordena campanha de Ana Gomes (e deixa duras críticas a Marcelo)

O antigo ministro e ex-porta-voz do PS, Paulo Pedroso, faz parte da equipa de coordenação de campanha de Ana Gomes à Presidência da República, avança o Jornal de Notícias esta quarta-feira.

Paulo Pedroso integrou o Governo de António Guterres em 2011 como ministro do Trabalho e Solidariedade Social e desvinculou-se do partido ainda antes das últimas legislativas.

Ao matutino, o antigo governante considera “errado” um partido fundador da Constituição, como o PS, desvalorizar a função presidencial. “Se o PS desvaloriza e não apela à mobilização dos cidadãos está a ver mal o equilíbrio de poder da Constituição”.

Sobre a antiga eurodeputada socialista, Ana Gomes, frisa os seus “valores progressistas e as causas” como uma mais valia para a função presidencial, “longe do frenesim da presença quotidiana” e deixa ainda duras críticas ao atual Presidente da República.

É amigo hoje para passar rasteira amanhã“, disse ainda Paulo Pedroso ao diário, considerando que Marcelo Rebelo de Sousa foi “completamente errante” no primeiro mandato do Governo socialista de António Costa e “não colocou, desde o primeiro dia, a questão da estabilidade de médio/longo prazo” do Executivo em funções.

Falando de uma relação com o Governo “aos solavancos”, o antigo ministro diz ainda que o “Presidente da República poderia ter tido um papel logo a seguir às legislativas”, reforçando que o sentido de voto dos portugueses foi o da continuidade da “geringonça”.

“Uns dias foi hiper crítico, outros dias hiper defensivo”, disse, defendendo que a Presidência da República exige “uma função mais reguladora e mais distante“, que represente “um eixo de poder moderador de qualquer Governo e não apenas deste”.

A seis meses do fim do mandato do atual Presidente da República, são já oito os pré-candidatos ao lugar de Marcelo Rebelo de Sousa.

São eles o deputado André Ventura (Chega), o advogado e fundador da Iniciativa Liberal Tiago Mayan Gonçalves, o líder do Partido Democrático Republicano (PDR), Bruno Fialho, a eurodeputada e dirigente do BE Marisa Matias, a ex-deputada ao Parlamento Europeu e dirigente do PS Ana Gomes, Vitorino Silva (mais conhecido por Tino de Rans), o ex-militante do CDS Orlando Cruz e a partir de hoje João Ferreira, do PCP.

Marcelo Rebelo de Sousa não confirmou ainda se vai concorrer a um segundo mandato.

As eleições estão marcadas para janeiro do próximo ano.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Francamente, Ana Gomes!
    Continuarás a ter o meu voto, mas ter o Paulo Pedroso como coordenador de campanha não é um tiro no pé, é uma bazookada! Abdica do homem! Até pode ser um santo, mas todos ouvimos as escutas!!!

RESPONDER

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …