Ex-ministra “chumbada” e ex-presidente multado pelo TdC concorrem ao ISCTE

Andre Kosters / Lusa

A ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues

A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues prepara-se para concorrer à reitoria do ISCTE, onde foi “chumbada” por se ter recusado a ser avaliada. Terá pela frente Nuno Guimarães, ex-presidente da Faculdade de Ciências, multado pelo Tribunal de Contas por ter violado a lei em atos de gestão.

Está aberta a corrida à reitoria do ISCTE-IUL, cujo prazo de candidatura termina a 4 de janeiro, e os nomes dos candidatos já lançaram a polémica sobre o processo.

Segundo o Sol, uma das candidatas à reitoria do ISCTE será a ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, que se recusou a ser avaliada pelo seu desempenho, entre 2014 e 2016, enquanto professora daquela instituição de ensino superior. A ex-ministra, diz o semanário, acabou mesmo por ser “chumbada” pela instituição.

Entre os argumentos apresentados pela ex-ministra para se recusar a sujeitar-se à avaliação terão estado, diz o Sol, problemas de saúde e falta de tempo para preencher o formulário online, que é exigido a todos os professores. Maria de Lurdes Rodrigues terá então sido classificada pela instituição como “inadequada”.

A classificação não impede no entanto a ex-ministra de preparar a candidatura à direcção do ISCTE – intenção que, em declarações ao semanário, Maria de Lurdes Rodrigues não confirma, frisando que “não tem nada a dizer” sobre o assunto.

No entanto, segundo apurou o Sol, a ex-ministra já está a organizar mini-reuniões para auscultar apoios e discutir medidas para o seu programa como eventual candidata.

Vice-reitor multado pelo TC na corrida

Contra Maria de Lurdes Rodrigues na corrida à reitoria do ISCTE estará a posicionar-se o actual vice-reitor para a Internacionalização e E-Learning, Nuno Manuel Guimarães, visto como “delfim” do actual reitor, Luís Reto.

O vice-reitor foi presidente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa entre 2003 e 2009, tendo sido no exercício dessas funções multado pelo Tribunal de Contas em 3.000 euros por infracções financeiras praticadas em 2008.

Contactado pelo Sol, o professor catedrático de 57 anos confirma estar a considerar a candidatura, apesar de “ainda não ser oficial”, estando em processo de “elaboração do programa e das suas ideias”.

O novo reitor do ISCTE será eleito a 9 de fevereiro para um mandato de 4 anos à frente da instituição, em reunião do seu órgão máximo, o Conselho Geral, presidido pelo antigo ministro da Educação Júlio Pedrosa.

E a instituição terá ao que tudo indica que escolher, para a liderar, entre a ex-ministra que “chumbou” e o vice-reitor cujas práticas foram “chumbadas” pelo Tribunal de Contas.

FCUL

O vice-reitor para a Internacionalização e E-Learning do ISCTE/IUL, Nuno Manuel Guimarães

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta Lurdes Rodrigues merecia estar na cadeia pelo mal que fez aos professores, desde logo porque tentou impor-lhes avaliações às quais à própria nunca se submeteu. Comportou-se como uma fora-de-lei como o seu patrão, o tal sr. José Sócrates, que, a avaliar pelo que se diz, só não roubou a nossa Senhora de Fátima porque a manha dos cardeais e arcebispos portugueses era maior do que a dele, hoje tido como um mero delinquente. Colocar esta vac** à frente de uma instituição de ensino público é o mesmo que daqui a alguns anos vir a descobrir falcatruas em série que, depois, os mesmos de sempre, hão-de pagar. Provavelmente, ela quererá montar um negócio, em parceria com o seu ex-patrão, de diplomas. Corram com esta gente…

RESPONDER

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …