O antigo administrador financeiro de Isabel dos Santos na Sonangol, Sarju Raikundalia, colocou uma ação em tribunal para reclamar salários a uma empresa portuguesa detida e presidida pela empresária angolana.
Em causa está a Santoro-Finance – Prestação de Serviços, sociedade que está atualmente em liquidação. Raikundalia reclama o pagamento de cerca de 77 mil euros, avança o Expresso.
“Confirmo que instaurei ação judicial, junto do Tribunal do Trabalho de Lisboa, para reclamação de créditos laborais de que sou titular, por força de relação laboral com a Santoro Finance”, disse Sarju Raikundalia ao Expresso.
Sociedades de Isabel dos Santos em liquidação já receberam oito reclamações de créditos laborais de 340 mil euros.
Raikundalia é arguido numa das investigações que originou dos Luanda Leaks, sendo suspeito de ter ordenado uma transferência de 38,1 milhões de dólares, já quando Isabel dos Santos tinha sido destituída, para a Mater Business Solutions, de Paula Oliveira e Jorge Brito Pereira, amiga e o advogado de Isabel dos Santos.
Esta é a quinta ação judicial colocada, desde dezembro de 2020, contra a Santoro Finance. A sociedade entrou em liquidação em maio do ano passado, meses após a eclosão do Luanda Leaks.
Surja Raikundalia foi administrador financeiro na Sonangol entre 2016 e 2017. Antes disso, era partner da auditora PwC. O gestor saiu de Angola após o início das investigações, justificando a saída com as “constantes e fortes ameaças” que dizia receber.