Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia diz que se sentiu ameaçada por Donald Trump

A ex-embaixadora dos Estados Unidos (EUA) na Ucrânia, Marie Yovanovitch, disse ao Congresso norte-americano que se sentiu “ameaçada” por Donald Trump e que até foi aconselhada a fazer publicações no Twitter a elogiar o Presidente, de forma a proteger-se.

Segundo a imprensa norte-americana, que cita o testemunho dado por Marie Yovanovitch ao comité do Congresso que está a analisar o processo de destituição de Donald Trump, a ex-embaixadora disse acreditar que foi afastada do cargo devido a “alegações falsas” de que estaria a perturbar as relações do governo norte-americano com Kiev, noticiou esta terça-feira o Observador.

Marie Yovanovitch é uma das pessoas no centro do processo de ‘impeachment’ a Donald Trump que decorre no Congresso norte-americano – e que se baseia em acusações, por parte dos Democratas, de que este terá abusado do seu poder, ao pedir ao governo ucraniano que investigasse Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente Joe Biden que passou pela administração da empresa energética ucraniana Burisma.

Os democratas argumentam que Donald Trump usou o seu poder em benefício pessoal, para prejudicar Joe Biden, candidato democrata às eleições presidenciais de 2020.

No centro do caso estão vários contactos entre a administração norte-americana e o governo ucraniano, particularmente um telefonema entre Donald Trump e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Nessa conversa, o Presidente norte-americano terá dito que a embaixadora iria “passar por umas coisas” quando regressasse aos EUA e classificado Marie Yovanovitch como “bad news” (más notícias , em tradução livre).

1DmkIIN / Wikimedia

Rudy Giuliani

A embaixadora terá recusado um visto ao procurador ucraniano Viktor Shokin por haver indícios conhecidos de corrupção à volta deste, que era o procurador a investigar o caso do filho de Joe Biden.

Mas o advogado pessoal de Donald Trump, Rudy Giuliani, tentou obter um visto para Viktor Shokin e acusou a embaixadora de estar a proteger Joe Biden ao proibi-lo de entrar nos EUA para continuar a sua investigação a Hunter Biden.

A embaixadora indicou, numa audição no Congresso, que se sentiu “ameaçada” por aquelas declarações e lembrou que antes já tinha sido avisada pelo ministro da Justiça ucraniano para ter cuidado. Marie Yovanovitch acabaria por abandonar a Ucrânia em maio deste ano, vários meses antes do final oficial da sua missão diplomática – que os seus superiores hierárquicos justificaram com motivos de “segurança”.

Na sequência do telefonema, Marie Yovanovitch procurou aconselhar-se junto do embaixador norte-americano na União Europeia (UE), Gordon Sondland, próximo de Donald Trump, que lhe sugeriu que escrevesse no Twitter um elogio público ao Presidente.

“Precisas de escrever no Twitter que apoias o Presidente, que isso são tudo mentiras”, ter-lhe-á dito Gordon Sondland. “Ele disse: ‘Conheces o Presidente. Bem, talvez não o conheças pessoalmente, mas sabes o tipo de coisa de que ele gosta'”.

Juntamente com o testemunho de Marie Yovanovitch, o Congresso divulgou também a transcrição da audição de Michael McKinley, antigo assessor do secretário de Estado Mike Pompeo que se demitiu antes de prestar testemunho.

Este contou que sugeriu a Mike Pompeo uma mensagem de apoio à ex-embaixadora, mas o secretário de Estado recusou e explicou: “O ‘timing’ da minha resignação foi resultado de duas preocupações primordiais: a incapacidade, na minha opinião, do departamento de Estado de dar apoio aos funcionários da diplomacia apanhados no processo de destituição; e, em segundo lugar, aquilo que aparenta ser a utilização dos nossos embaixadores no estrangeiro para alcançar objetivos políticos internos”.

Taísa Pagno ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …