Ex-diretora de IPSS e marido acusados de fraude

Mário Cruz / Lusa

A antiga diretora de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e o marido foram acusados pelo Ministério Público (MP) do Montijo de terem enganado a Segurança Social sobre o número de utentes a seu cargo para obterem rendimentos avultados.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que adianta que a ex-diretora-geral de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos e o marido terão montado um esquema fraudulento que enganou a Segurança Social.

Os arguidos estão acusados de crimes de abuso de confiança qualificado, de fraude qualificada contra a Segurança Social, de falsificação e de branqueamento de capitais.

Além de, alegadamente, terem adulterado o número de utentes da IPSS de forma a obter “um aumento indevido da prestação social” que o casal usava em “proveito próprio”, os arguidos “engendraram um plano por forma a conseguirem a transferência de quantias monetárias pertencentes à IPSS para contas bancárias por si movimentadas“.

Segundo o comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), os dois arguidos obtinham “quantias monetárias que não lhes pertenciam e que haviam sido transferidas de forma fraudulenta, em prejuízo da IPSS”.

A investigação também apurou que os arguidos terão entregue a terceiros outras quantia de dinheiro para “esconder a sua proveniência ilícita”.

“Procederam à movimentação de tais contas, gastando as quantias obtidas em proveito próprio e/ou entregando-as a terceiros, através do levantamento em numerário ou de transferência para outras contas, e procurando esconder a sua proveniência ilícita”, lê-se no comunicado.

O Ministério Público do Montijo pede que os dois arguidos sejam julgados em tribunal coletivo e requereu que fosse declarado perdido a favor do Estado 638.161,21 euros.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, em Portugal os empresários e os empreendedores são mal tratados, enquanto que nos países desenvolvidos são acarinhados, apoiados e incentivados.
    Nós por cá, em detrimento de empresas, preferimos IPSS, associações, fundações, institutos, agências, centros disto e daquilo. Enfim, preferimos quem rouba milhões à socapa por baixo da aparência de quem não ganha um cêntimo.
    E ainda há quem diga que estes casos são RARÍSSIMAS?!

RESPONDER

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …