Ex-deputado russo crítico de Putin foi morto a tiro em Kiev

O ex-deputado comunista russo Denis Voronenkov foi assassinado nesta quinta-feira a tiros junto a um hotel no centro de Kiev, informou o chefe da Polícia da capital ucraniana, André Krischenko.

Em declarações ao canal de televisão “112.Ukraina”, o chefe policial confirmou que a vítima é o ex-deputado comunista, que em dezembro fugiu para a Ucrânia após ter sido acusado de corrupção pelas autoridades russas.

Na altura, o ex-deputado disse que foi obrigado a sair da Rússia porque estava a ser perseguido pelos serviços de inteligência.

Numa entrevista recente, Voronenkov – que era bastante crítico do Governo de Putin – comparou a Rússia à “Alemanha nazi” e descreveu a anexação da Crimeia como um “erro” e “ilegal”.

O ex-deputado também testemunhou contra o anterior presidente ucraniano Viktor Yanukovych, que foi acusado de traição e terá pedido ao parlamento russo que este aprovasse o envio de tropas russas para o território ucraniano.

O assassinato aconteceu por volta das 11h30 locais (9h30 em Lisboa) em pleno centro da cidade, quando Voronenkov e o seu guarda-costas saíam de um hotel.

Segundo a polícia ucraniana, o autor dos disparos foi ferido pelo guarda-costas, que também foi atingindo no tiroteio. O suspeito já foi detido pelas autoridades, embora a sua identidade ainda não tenha sido revelada.

Petro Poroshenko, o atual Presidente ucraniano, diz que se tratou de um ato de “terrorismo de Estado” orquestrado pelo Kremlin.

“Este assassinato pérfido no centro de Kiev é um ato de terrorismo de Estado por parte da Rússia, que ele tinha abandonado devido às suas convicções políticas”, destacou.

Poroshenko considerou ainda que a morte do ex-deputado e o incêndio num depósito de armas da cidade de Balakliïa, no leste do país – que obrigou à retirada de 20 mil pessoas num raio de cinco quilómetros – não aconteceram no mesmo dia por acaso.

ZAP // EFE

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

    • Não é que tenha muita relevância para a notícia, mas parece que em questão de horários há qualquer coisa que não bate certo. A notícia está neste momento a indicar que o acontecimento ocorreu as 11:30 locais (3:30 em Lisboa). Uma vez que a diferença horária é de apenas 2 horas, alguém fez mal as contas. A avaliar pelo comentário anterior, aparenta que a notícia já esteve certa ao indicar o horário em Brasília (que tem diferença de horário de 5 horas em relação a Kiev nesta altura do ano), e que ao corrigir, em vez de somarem 3 horas, subtraíram (Brasília está com -3 horas que Lisboa até ao próximo fim de semana).

      • Pois, mas onde eu quis chegar é que a noticia era para o “mercado” brasileiro, daí a referência à hora em Brasília…
        A preguiça é tanta que nem sequer deu para alterar esse pormenor…

        • Caro “Eu!”,
          A importância que dá ao lapso em causa, numa peça com 10 parágrafos e 1870 caracteres, é de facto “reveladora”.
          Mas diz muito mais acerca de si do que acerca do ZAP, porque nós nunca escondemos que, entre as nossas fontes, usamos agências e parceiros que nos servem conteúdo em pt_BR.
          E com um pouco menos de preguiça, já teria reparado que todas as nossas peças estão assinadas no fim com o nome da fonte e link para a peça original, – e teria percebido que ao encontrar coisas “reveladoras” no ZAP está a descobrir a pólvora.

          • Pois, pois…
            Sim, eu sou preguiçoso!…
            Até porque faz todo sentido que um site de noticias português e para Portugal, faça referência à hora em Brasília!…
            O facto da fonte ser brasileira não desculpa a falta de rigor e de profissionalismo que um pequeno “lapso” como este revela!!
            Na pior da hipóteses, bastava referia apenas o hora local…

      • Caro Mr,
        Obrigado pelo seu reparo, e pela perspicácia com que identificou o lapso. Efectivamente, o editor que corrigiu a referência original deixou a peça pior que o soneto.
        O lapso original tem origem no facto de a peça ter como fonte a agência EFE, cujo serviço nos é fornecido em feeds pt_PT e pt_BR. Ocasionalmente, erramos na transposição para pt_PT.

RESPONDER

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …