/

Ex-cardeal acusado de abusos sexuais a menores deu dinheiro da igreja a clérigos

1

O ex-cardeal Theodore McCarrick, destituído por acusações de abusos sexuais a menores, deu vários milhares de dólares a clérigos poderosos de uma conta que pertencia à sua arquidiocese.

O ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick, destituído pelo Vaticano por alegados abusos sexuais a menores e seminaristas, é agora visado numa nova polémica. McCarrick deu centenas de milhares de dólares, pertencentes a um fundo da sua igreja, a clérigos poderosos.

A investigação foi levada a cabo pelo The Washington Post e revela registos financeiros de quase duas décadas em que são provados os crimes cometidos pelo ex-cardeal norte-americano.

No total, McCarrick enviou um valor total de 600 mil dólares em quase 200 cheques a mais de 60 arcebispos e cardeais. De acordo com o Observador, o dinheiro foi enviado a clérigos em Roma, burocratas do Vaticano, conselheiros papais e até mesmo a dois papas: João Paulo II e Bento XVI.

O Papa João Paulo II recebeu 90 mil dólares entre 2001 e 2005. Por sua vez, Bento XVI recebeu 291 mil dólares, sendo que 250 mil foram enviados num só cheque antes da sua nomeação como Papa.

O dinheiro pertencia a uma conta da arquidiocese de Washington, na capital dos Estados Unidos. McCarrick trabalhava lá desde 2001 e a conta bancária pouco conhecida permitiu ao ex-cardeal usar o dinheiro de doações sem grande supervisão. O fundo conseguiu recolher mais de 6 milhões de dólares ao longo de 17 anos.

“Os fundos da conta vieram de doações enviadas pessoalmente a McCarrick para encaminhar à sua escolha”, escreveu a arquidiocese em comunicado enviado ao Post. “Durante o mandato em Washington, McCarrick fez contribuições para muitas organizações de caridade e religiosas e para membros da liderança da Igreja”, lê-se ainda.

O advogado de McCarrick foi contactado pelo jornal norte-americano, mas não respondeu.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.