Ex-cardeal acusado de abusos sexuais a menores deu dinheiro da igreja a clérigos

O ex-cardeal Theodore McCarrick, destituído por acusações de abusos sexuais a menores, deu vários milhares de dólares a clérigos poderosos de uma conta que pertencia à sua arquidiocese.

O ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick, destituído pelo Vaticano por alegados abusos sexuais a menores e seminaristas, é agora visado numa nova polémica. McCarrick deu centenas de milhares de dólares, pertencentes a um fundo da sua igreja, a clérigos poderosos.

A investigação foi levada a cabo pelo The Washington Post e revela registos financeiros de quase duas décadas em que são provados os crimes cometidos pelo ex-cardeal norte-americano.

No total, McCarrick enviou um valor total de 600 mil dólares em quase 200 cheques a mais de 60 arcebispos e cardeais. De acordo com o Observador, o dinheiro foi enviado a clérigos em Roma, burocratas do Vaticano, conselheiros papais e até mesmo a dois papas: João Paulo II e Bento XVI.

O Papa João Paulo II recebeu 90 mil dólares entre 2001 e 2005. Por sua vez, Bento XVI recebeu 291 mil dólares, sendo que 250 mil foram enviados num só cheque antes da sua nomeação como Papa.

O dinheiro pertencia a uma conta da arquidiocese de Washington, na capital dos Estados Unidos. McCarrick trabalhava lá desde 2001 e a conta bancária pouco conhecida permitiu ao ex-cardeal usar o dinheiro de doações sem grande supervisão. O fundo conseguiu recolher mais de 6 milhões de dólares ao longo de 17 anos.

“Os fundos da conta vieram de doações enviadas pessoalmente a McCarrick para encaminhar à sua escolha”, escreveu a arquidiocese em comunicado enviado ao Post. “Durante o mandato em Washington, McCarrick fez contribuições para muitas organizações de caridade e religiosas e para membros da liderança da Igreja”, lê-se ainda.

O advogado de McCarrick foi contactado pelo jornal norte-americano, mas não respondeu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …