Encontradas evidências de uma rara decomposição do Bosão de Higgs

O procedimento ATLAS, levado a cabo no Grande Colisionador de Hadrões (LHC) do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), encontrou a primeira evidência de que o Bosão de Higgs se decompõe em dois leptões e um fotão.

Em comunicado publicado esta semana, o CERN refere que este é um dos mais raros processos de decaimento do Bosão de Higgs – vulgarmente conhecido como “Partícula de Deus” – já observados no acelerador de partículas do LHC.  

Desde que foi descoberto, em meados de 2012, os cientistas têm trabalhado arduamente para caracterizar as suas propriedades e procurar as várias formas através das quais esta partícula de vida curta se pode decompor.

Desde a decadência copiosa (mas experimentalmente desafiadora) até aos quarks b, à desintegração extremamente rara mas de fundo baixo de quatro leptões, cada processo de decaimento oferece uma forma distinta de estudar as propriedades desta partícula elementar que não sofre interações fortes, ao contrário dos hadrões.

Neste caso em particular, conta a agência noticiosa Europa Press citando o CERN, os físicos do projeto ATLAS debruçaram-se sobre um decaimento da “Partícula de Deus” mediado por um fotão virtual. Comparativamente com o familiar fotão estável e sem massa, esta partícula elementar tem, normalmente, uma massa muito pequena (mas diferente de zero) e decai instantaneamente em dois leptões.

Os cientistas vasculharam o conjunto de dados do segundo ciclo de trabalho do LHC, procurando colisões de um fotão com dois leptões cuja massa combinada fosse inferior a 30 Gev. Nesta região, decaimentos com fotões virtuais devem dominar outros processos que produzem o estado final. O ATLAS mediu uma taxa de sinal do Bosão de Higgs neste canal de decaimento que é 1,5 +/- 0,5 vezes a expectativa do Modelo Padrão.

A probabilidade de o sinal observado ter sido causado por uma flutuação de fundo é de 3,2 sigma, um valor menor do que 1 em 1.000, precisa o CERN na mesma nota.

Com a grande quantidade de dados que vão surgir do próximo programa do LHC, o estudo de decaimentos raros da “Partícula de Deus” deverá tornar-se a nova norma.

Estes dados vão permitir que os físicos deixem de relatar evidências da sua existência e passem a confirmar as suas observações e a conduzir estudos experimentais detalhados sobre as propriedades do Bosão de Higgs. Consequentemente, serão conduzidos testes cada vez mais rigorosos do Modelo Padrão.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas a probabilidade da evidência não ser evidência é cerca de 1/1000. Portanto não é zero.
    Há quem aposte em jogos com menor probabilidade do que isto é ganhe!

RESPONDER

Príncipe Harry diz que viver com a família real é "uma mistura entre o Truman Show e estar num zoo"

Depois de uma entrevista a Oprah Winfrey, o duque de Sussex faz novas revelações numa nova entrevista e descreve como era a sua vida antes de ir viver, primeiro para o Canadá e, depois, para …

Pentear o cabelo pode tornar-se uma tarefa mais fácil com a ajuda de um robô

Uma equipa de cientistas desenvolveu recentemente um braço robótico com uma escova de cabelo macia, equipada com uma câmara que ajuda o braço a "ver" e a avaliar a ondulação, para oferecer ao utilizador uma …

Benfica 4-3 Sporting | Águia vence dérbi espectacular

Mas que grande dérbi! Benfica e o novo campeão Sporting presentearam os adeptos com um jogo espectacular, um dos melhores dos últimos anos em Portugal, com futebol de ataque e golos, muitos golos. Foram nada menos …

Portugal é o 2.º país com mais divórcios e menos casamentos na UE

A taxa de casamentos na União Europeia caiu drasticamente nos últimos 55 anos, ao mesmo tempo que a taxa de divórcios subiu. Portugal é o segundo país onde esta tendência mais prevalece. De acordo com dados …

"É parte da nossa identidade". Pequena cidade na Suécia luta para preservar uma antiga língua moribunda

A organização Ulum Dalska, sediada numa pequena cidade sueca chamada Älvdalen, tem uma missão. Durante décadas, os seus membros têm trabalhado arduamente para ajudar a salvar a língua elfedaliana, um remanescente do nórdico antigo. "Tivemos a …

Papa diz que abuso infantil é uma espécie de “assassinato psicológico”

O Papa Francisco criticou hoje o abuso infantil dizendo que é “uma espécie de ‘assassinato psicológico’ e, em muitos casos, um cancelamento da infância” e pediu para “parar de encobrir” o fenómeno da pedofilia. Francisco falava …

Jerónimo considera “precipitado” discutir Orçamento de 2022 e “deitar borda fora” o atual

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou hoje “no mínimo precipitado” antecipar a posição do partido sobre o próximo Orçamento do Estado e “deitar borda fora” a concretização do atual. À margem de uma visita …

Plano da CIA para capturar Bin Laden originou um problema de saúde pública no Paquistão

Um novo estudo indica que um plano secreto da CIA para capturar Osama Bin Laden, no início de 2011, teve como consequência uma queda significativa das taxas de vacinação no Paquistão. O plano, que usava uma …

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de emigração ilegal

A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à emigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, …

Norte-americana ganhou 26 milhões na lotaria (mas destruiu bilhete durante lavagem de roupa)

A mulher garante que é a premiada da Loteria da Califórnia e, como tal, a dona dos 26 milhões de dólares. Contudo, segundo revela a imprensa americana, o bilhete ficou esquecido no bolso das suas …