O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

rupertomiller / Flickr

Detalhe do LHC, Large Hadron Collider, acelerador de partículas do CERN

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas.

De acordo com o portal Futurism, esta é a primeira vez que o Bosão de Higgs, cuja descoberta rendeu um Prémio Nobel em 2013, foi observado a decompor-se num par de muões (partículas elementares semelhantes aos eletrões).

As observações foram partilhadas esta semana numa conferência de Física de Alta Energia e os resultados estão disponíveis em pré-visualização no portal arXiv.org.

A descoberta deste novo comportamento do Bosão de Higgs, celebrizado popularmente como A Partícula de Deus, reforça o Modelo Padrão da Física, que há muito é desafiado pela descoberta de novas partículas elementares.

Tal como frisa o mesmo portal, uma das melhores formas de os físicos analisaram o Bosão de Higgs é observá-lo a “morrer”, isto é, a decair, a decompor-se.

Por norma, A Partícula de Deus decompõem-se em partículas relativamente pesadas, mas os muões são muito mais leves do que as partículas que surgem normalmente e interagem menos com o campo magnético emitido pelo Bosão de Higgs.

“[A nossa equipa no CERN] orgulha-se de ter alcançado esta sensibilidade no decaimento do Bosão de Higgs em muões e de ter conseguido mostrar a primeira evidência experimental deste processo”, disse o porta-voz do CERN, Roberto Carlin, em comunicado.

Os muões são partículas de segunda geração. Já os átomos, são compostos por partículas de primeira geração como eletrões, as gerações mais altas existem apenas em ambientes de alta energia – como um laboratório de física de partículas – e decaem rapidamente.

Esta foi a primeira vez que o Bosão de Higgs foi observado por cientistas a interagir com qualquer partícula de segunda geração.

“O Bosão de Higgs parece interagir também com partículas de segunda geração, de acordo com o Modelo Padrão, um resultado que será aprimorado com os dados que esperamos recolher nos próximos procedimentos”, concluiu Carlin.

O Bosão de Higgs, recorde-se, é a partícula elementar proposta no Modelo Padrão de partículas que confere massa à matéria no Universo.

Na prática, era a peça-chave que faltava encaixar no modelo.

Foi batizada em homenagem a Peter Higgs, o físico britânico que, juntamente com outros cientistas, propôs em 1964 o mecanismo de Higgs para explicar a origem da massa das partículas subatómicas no Cosmos. Quase meio século depois, Higgs e François Englert receberam o Prémio Nobel de Física pelo seu trabalho.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Uma partícula elementar é uma partícula sem estrutura interna. Como se explica que o bosão de Higgs se decomponha em partículas pesadas e leves?! Era suposto não se decompôr em coisa nenhuma. De partícula elementar não tem nada.

    • Caro Joaquim Ferreira
      A noção de “partícula elementar” tem mudado com as gerações e com a evolução da ciência. Durante muito tempo a partícula elementar era o grão do pó, depois descobriram que afinal o pó é composto por átomos. Entretanto o átomo “foi dividido” em eletrões, protões e neutrões, que passaram a ser as partículas elementares. Depois estas já foram subdivididas, passando a haver novas partículas elementares. Será que já chegaram ao mais elementar, ou vai haver ainda mais? Daqui a uns anitos falamos.

      • Plenamente de acordo, mas vivemos uma era em que o conhecimento sobre a natureza das partículas quânticas é muito mais vasto; logo, os físicos de partículas devem ter mais cuidado quando mencionam ” partícula elementar”. Quanto ao final do seu comentário, eu creio que, embora possa estar redondamente equivocado, existe um número muito restrito de partículas verdadeiramente elementares sem qualquer possibilidade de se dividir mais, com exactamente a mesma massa mas características diferentes; pois se tiverem massas diferentes deduz-se logo que podem ser partículas compostas. Esse núcleo duro de partículas fundamentais, estará na origem das várias formas como a matéria se apresenta no cosmos. Tenho a sensação que os próprios quarks ( 2 up e 1 down ) que compõem o não elementar protão, não são partículas elementares. Saudações!

      • As partículas elementares mais fundamentais também se decompõem…a fase final da decomposição é a matéria escura (ou energia escura). Esta por sua vez também se decompõe e o processo final é o “nada”…

        • Só o espaço vazio puro é feito de nada. Os corpos materiais desde os macroscópicos aos subatómicos são feitos a partir de algo elementar com massa mínima ou diferente de zero. É muito tentador pegarmos em algumas porções de nada e produzirmos uma partícula que seja, e então, o universo seria a coisa mais simples do mundo, ou seja, feito de absolutamente nada. Teríamos combinações de quantuns de nada a dar forma às coisas.

    • A tradução não é correcta. O bosão de Higgs é uma partícula fundamental (ao Modelo Padrão da Física Quântica). Não é elementar. Por enquanto, partículas elementares conhecem-se o electrão e o neutrino (há dúvida nos muões, se serão realmente elementares).

  2. Curioso!
    É como o Salgado: à medida que cai, também se decompõe numa combinação inesperada de ligações e falcatruas…

RESPONDER

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …