Europeias: PS lidera mas AD aproxima-se. Maior queda é do Chega

// Carlos M. Almeida, André Kosters, Rodrigo Antunes / Lusa; Pixabay

Socialistas têm quatro pontos de vantagem em relação à coligação de direita, a menos de uma semana das eleições europeias.

A apenas 6 dias das eleições europeias, há apenas 4 pontos percentuais a separar as duas forças políticas principais: PS e AD.

Os socialistas continuam a liderar, agora com 30,6%, enquanto a coligação de direita reúne 26,6% das preferências.

Estes números aparecem na sondagem mais recente da Aximage partilhada por JN, DN e TSF.

Assim, o PS ainda está na frente, mas na sondagem de Abril tinha uma margem de 6,5 pontos percentuais em relação à AD. Agora é de 4.

Com uma passagem de 24,8% para 26,6%, a Aliança Democrática regista mesmo a maior subida mensal (1,8). O Partido Socialista tem uma queda ligeira, de 0,7 pontos percentuais.

Esta análise mostra que há três partidos portugueses que se devem estrear no Parlamento Europeu: Chega, Iniciativa Liberal e Livre.

O Chega está no terceiro lugar com 15,5%, mas desce praticamente 3 pontos percentuais em relação à sondagem do mês anterior – é a maior queda entre todos os partidos, comparando com os números de Abril.

Por outro lado, uma das maiores subidas está logo a seguir: no quarto lugar da IL, que sobe 1,7 pontos percentuais para 7,5%.

O BE sobe ligeiramente para 6,3%. Seguem-se Livre (5,2%), CDU (3,5%) e PAN (1,6%) – CDU e PAN podem ficar fora do Parlamento Europeu.

Noutros números: o PS ficaria com 8 eurodeputados, AD com 6, Chega com 4, e IL, BE e Livre com 1 eurodeputado cada.

Há 8% de indecisos nesta sondagem que foi realizada na terceira semana de Maio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.