Corrida às Europeias. PS ganha vantagem e Bloco perto do terceiro eurodeputado

Miguel A. Lopes / Lusa

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD contabiliza 24,8%.

A três dias das eleições europeias, o PS destaca-se do PSD com uma vantagem de quase oito pontos percentuais, de acordo com uma recente sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. Ainda assim, as intenções de voto não chegam para apagar a classificação de “poucochinho” com que António Costa classificou o resultado de 31,4% de António José Seguro nas Europeias de 2014.

Este domingo, o Partido Socialista pode alcançar entre 7 a 8 eurodeputados, o Partido Social Democrata entre 6 e 7. Mas o Bloco de Esquerda merece também destaque, uma vez que conseguiu captar 12,9% das intenções de voto (mais 1,5 p.p. do que em abril) – metade do PSD e o dobro do CDS (6,7%).

Seguem-se CDU, com 7,1% (mais 0,5 p.p. do que em abril), que ultrapassa o CDS (6,7%). O PAN, que alcança os 3,3% na sondagem, pode mesmo eleger um elemento para o Parlamento Europeu.

Segundo o matutino, a sondagem da Pitagórica tem uma margem de erro de 4,07% e apresenta um total de 14,7% de indecisos, que são distribuídos pelos diferentes partidos. Sem esta distribuição, a diferença entre PS e PSD seria de 4 pontos.

A Pitagórica refere ainda que, no caso do PCP e do CDS, o tratamento da informação é historicamente mais problemático, porque quem vota nestes partidos não gosta normalmente de declará-lo por telefone.

Efeito professores descola PS

Uma das razões apontadas para a vantagem do PS sobre o PSD está relacionada com a discussão sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores. Neste tópico, 55% dos inquiridos acreditam que o objetivo do PSD e do CDS era, simplesmente, ganhar votos.

Além disso, 66% dos eleitores considera o controlo das contas públicas mais importante do que a reposição das carreiras dos professores e outros funcionários públicos, com Rui Rio e Assunção Cristas a serem avaliados de forma negativa. Ainda assim, metade dos inquiridos acredita que as reivindicações dos professores são justas.

Se nos centrarmos apenas na intenção direta de voto (excluindo a abstenção e a distribuição de indecisos), a diferença entre o PS e o PSD passa de um para mais de quatro pontos percentuais, com a vantagem dos socialistas amparada essencialmente pelos eleitores mais idosos (uma diferença de cerca de 13 pontos em relação ao PSD) e mais pobres (uma vantagem de 17 pontos percentuais).

Só entre os mais ricos o PSD se destaca do PS (com uma diferença de 7 pontos) e entre os que vivem no Grande Porto (10 pontos).

O Bloco acena ao terceiro lugar com a hipótese de eleger um terceiro eurodeputado. A CDU cresce meio ponto desde a última sondagem de abril e, apesar de ultrapassar o CDS, só deverá conseguir eleger dois eurodeputados.

LM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é isto possível?!?!?!
    O pais está adormecido ou é a comunicação social que está a viciar a opinião publica.

    • O país está totalmente estupidificado. As pessoas pensam que isto está bem mas estão muito enganadas. Não percebem o essencial. E o essencial é que este governo contou com a melhor conjuntura internacional da última década. E mesmo assim no crescimento económico está nos últimos lugares da União Europeia (todos os nossos adversários diretos crescem a 4% e mais enquanto nós andamos por aproximadamente 2%). Depois dizem que o turismo está uma maravilha. Bem, nós recebemos 12,5 milhões de turistas estrangeiros em 2018. E não venham com os 21 milhões (destes mais de 8 milhões são nacionais, logo não são turistas estrangeiros).
      Só a Catalunha recebeu 18 milhões. Veneza 30 milhões. Espanha mais de 80 milhões. França quase nos 90 milhões. A Grécia rondou os 20 milhões. Enfim, também aqui os portugueses pensam que estão bem mas não compreenderam o essencial. O nosso turismo aumentou mas este fenómeno foi global. De 2010 para 2018 o turismo global passou de 950 milhões para 1,4 mil milhões!!! E uma vez mais estamos muito distantes de alguns dos nossos parceiros.
      Em jeito de remate, o povo engole o discurso destes patetas, acredita que o país está melhor, mas se compararmos a nossa evolução com os países que nos são próximos em termos de desenvolvimento económico, temos de concluir que estamos agora mais distantes deles do que estávamos há 4 anos atrás. Essa é que é a grande realidade.

  2. Os mais idosos e os mais pobres, votam mais no xuxa ! (votos menos refletidos/conscientes?)
    A Norte e os com situação estável, votam mais no partido laranja ! (votos mais refletidos/conscientes?)

RESPONDER

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …

Três russos e um ucraniano acusados de terem derrubado o voo MH17

Quatro suspeitos vão ser julgados por homicídio, acusados de terem provocado a queda do avião do voo MH17 da Malasyia Airlines, ao terem disparado um míssil russo, a partir da zona separatista da Ucrânia. De acordo …