Corrida às Europeias. PS ganha vantagem e Bloco perto do terceiro eurodeputado

Miguel A. Lopes / Lusa

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD contabiliza 24,8%.

A três dias das eleições europeias, o PS destaca-se do PSD com uma vantagem de quase oito pontos percentuais, de acordo com uma recente sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. Ainda assim, as intenções de voto não chegam para apagar a classificação de “poucochinho” com que António Costa classificou o resultado de 31,4% de António José Seguro nas Europeias de 2014.

Este domingo, o Partido Socialista pode alcançar entre 7 a 8 eurodeputados, o Partido Social Democrata entre 6 e 7. Mas o Bloco de Esquerda merece também destaque, uma vez que conseguiu captar 12,9% das intenções de voto (mais 1,5 p.p. do que em abril) – metade do PSD e o dobro do CDS (6,7%).

Seguem-se CDU, com 7,1% (mais 0,5 p.p. do que em abril), que ultrapassa o CDS (6,7%). O PAN, que alcança os 3,3% na sondagem, pode mesmo eleger um elemento para o Parlamento Europeu.

Segundo o matutino, a sondagem da Pitagórica tem uma margem de erro de 4,07% e apresenta um total de 14,7% de indecisos, que são distribuídos pelos diferentes partidos. Sem esta distribuição, a diferença entre PS e PSD seria de 4 pontos.

A Pitagórica refere ainda que, no caso do PCP e do CDS, o tratamento da informação é historicamente mais problemático, porque quem vota nestes partidos não gosta normalmente de declará-lo por telefone.

Efeito professores descola PS

Uma das razões apontadas para a vantagem do PS sobre o PSD está relacionada com a discussão sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores. Neste tópico, 55% dos inquiridos acreditam que o objetivo do PSD e do CDS era, simplesmente, ganhar votos.

Além disso, 66% dos eleitores considera o controlo das contas públicas mais importante do que a reposição das carreiras dos professores e outros funcionários públicos, com Rui Rio e Assunção Cristas a serem avaliados de forma negativa. Ainda assim, metade dos inquiridos acredita que as reivindicações dos professores são justas.

Se nos centrarmos apenas na intenção direta de voto (excluindo a abstenção e a distribuição de indecisos), a diferença entre o PS e o PSD passa de um para mais de quatro pontos percentuais, com a vantagem dos socialistas amparada essencialmente pelos eleitores mais idosos (uma diferença de cerca de 13 pontos em relação ao PSD) e mais pobres (uma vantagem de 17 pontos percentuais).

Só entre os mais ricos o PSD se destaca do PS (com uma diferença de 7 pontos) e entre os que vivem no Grande Porto (10 pontos).

O Bloco acena ao terceiro lugar com a hipótese de eleger um terceiro eurodeputado. A CDU cresce meio ponto desde a última sondagem de abril e, apesar de ultrapassar o CDS, só deverá conseguir eleger dois eurodeputados.

LM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é isto possível?!?!?!
    O pais está adormecido ou é a comunicação social que está a viciar a opinião publica.

    • O país está totalmente estupidificado. As pessoas pensam que isto está bem mas estão muito enganadas. Não percebem o essencial. E o essencial é que este governo contou com a melhor conjuntura internacional da última década. E mesmo assim no crescimento económico está nos últimos lugares da União Europeia (todos os nossos adversários diretos crescem a 4% e mais enquanto nós andamos por aproximadamente 2%). Depois dizem que o turismo está uma maravilha. Bem, nós recebemos 12,5 milhões de turistas estrangeiros em 2018. E não venham com os 21 milhões (destes mais de 8 milhões são nacionais, logo não são turistas estrangeiros).
      Só a Catalunha recebeu 18 milhões. Veneza 30 milhões. Espanha mais de 80 milhões. França quase nos 90 milhões. A Grécia rondou os 20 milhões. Enfim, também aqui os portugueses pensam que estão bem mas não compreenderam o essencial. O nosso turismo aumentou mas este fenómeno foi global. De 2010 para 2018 o turismo global passou de 950 milhões para 1,4 mil milhões!!! E uma vez mais estamos muito distantes de alguns dos nossos parceiros.
      Em jeito de remate, o povo engole o discurso destes patetas, acredita que o país está melhor, mas se compararmos a nossa evolução com os países que nos são próximos em termos de desenvolvimento económico, temos de concluir que estamos agora mais distantes deles do que estávamos há 4 anos atrás. Essa é que é a grande realidade.

  2. Os mais idosos e os mais pobres, votam mais no xuxa ! (votos menos refletidos/conscientes?)
    A Norte e os com situação estável, votam mais no partido laranja ! (votos mais refletidos/conscientes?)

RESPONDER

Conceição pode estar de saída. FC Porto pode dar 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …