Corrida às Europeias. PS ganha vantagem e Bloco perto do terceiro eurodeputado

Miguel A. Lopes / Lusa

O PS e a Esquerda crescem, o PSD e a Direita perdem. Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, os socialistas somam 32,4% da intenção de voto, enquanto o PSD contabiliza 24,8%.

A três dias das eleições europeias, o PS destaca-se do PSD com uma vantagem de quase oito pontos percentuais, de acordo com uma recente sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. Ainda assim, as intenções de voto não chegam para apagar a classificação de “poucochinho” com que António Costa classificou o resultado de 31,4% de António José Seguro nas Europeias de 2014.

Este domingo, o Partido Socialista pode alcançar entre 7 a 8 eurodeputados, o Partido Social Democrata entre 6 e 7. Mas o Bloco de Esquerda merece também destaque, uma vez que conseguiu captar 12,9% das intenções de voto (mais 1,5 p.p. do que em abril) – metade do PSD e o dobro do CDS (6,7%).

Seguem-se CDU, com 7,1% (mais 0,5 p.p. do que em abril), que ultrapassa o CDS (6,7%). O PAN, que alcança os 3,3% na sondagem, pode mesmo eleger um elemento para o Parlamento Europeu.

Segundo o matutino, a sondagem da Pitagórica tem uma margem de erro de 4,07% e apresenta um total de 14,7% de indecisos, que são distribuídos pelos diferentes partidos. Sem esta distribuição, a diferença entre PS e PSD seria de 4 pontos.

A Pitagórica refere ainda que, no caso do PCP e do CDS, o tratamento da informação é historicamente mais problemático, porque quem vota nestes partidos não gosta normalmente de declará-lo por telefone.

Efeito professores descola PS

Uma das razões apontadas para a vantagem do PS sobre o PSD está relacionada com a discussão sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores. Neste tópico, 55% dos inquiridos acreditam que o objetivo do PSD e do CDS era, simplesmente, ganhar votos.

Além disso, 66% dos eleitores considera o controlo das contas públicas mais importante do que a reposição das carreiras dos professores e outros funcionários públicos, com Rui Rio e Assunção Cristas a serem avaliados de forma negativa. Ainda assim, metade dos inquiridos acredita que as reivindicações dos professores são justas.

Se nos centrarmos apenas na intenção direta de voto (excluindo a abstenção e a distribuição de indecisos), a diferença entre o PS e o PSD passa de um para mais de quatro pontos percentuais, com a vantagem dos socialistas amparada essencialmente pelos eleitores mais idosos (uma diferença de cerca de 13 pontos em relação ao PSD) e mais pobres (uma vantagem de 17 pontos percentuais).

Só entre os mais ricos o PSD se destaca do PS (com uma diferença de 7 pontos) e entre os que vivem no Grande Porto (10 pontos).

O Bloco acena ao terceiro lugar com a hipótese de eleger um terceiro eurodeputado. A CDU cresce meio ponto desde a última sondagem de abril e, apesar de ultrapassar o CDS, só deverá conseguir eleger dois eurodeputados.

LM, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Como é isto possível?!?!?!
    O pais está adormecido ou é a comunicação social que está a viciar a opinião publica.

    • O país está totalmente estupidificado. As pessoas pensam que isto está bem mas estão muito enganadas. Não percebem o essencial. E o essencial é que este governo contou com a melhor conjuntura internacional da última década. E mesmo assim no crescimento económico está nos últimos lugares da União Europeia (todos os nossos adversários diretos crescem a 4% e mais enquanto nós andamos por aproximadamente 2%). Depois dizem que o turismo está uma maravilha. Bem, nós recebemos 12,5 milhões de turistas estrangeiros em 2018. E não venham com os 21 milhões (destes mais de 8 milhões são nacionais, logo não são turistas estrangeiros).
      Só a Catalunha recebeu 18 milhões. Veneza 30 milhões. Espanha mais de 80 milhões. França quase nos 90 milhões. A Grécia rondou os 20 milhões. Enfim, também aqui os portugueses pensam que estão bem mas não compreenderam o essencial. O nosso turismo aumentou mas este fenómeno foi global. De 2010 para 2018 o turismo global passou de 950 milhões para 1,4 mil milhões!!! E uma vez mais estamos muito distantes de alguns dos nossos parceiros.
      Em jeito de remate, o povo engole o discurso destes patetas, acredita que o país está melhor, mas se compararmos a nossa evolução com os países que nos são próximos em termos de desenvolvimento económico, temos de concluir que estamos agora mais distantes deles do que estávamos há 4 anos atrás. Essa é que é a grande realidade.

  2. Os mais idosos e os mais pobres, votam mais no xuxa ! (votos menos refletidos/conscientes?)
    A Norte e os com situação estável, votam mais no partido laranja ! (votos mais refletidos/conscientes?)

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …