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Limitadores automáticos de velocidade nos carros novos obrigatórios a partir de maio

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SXC

O Conselho de Segurança nos Transportes vai atualizar os regulamentos obrigatórios já a partir do mês de maio. Uma das alterações no regulamento prevê que todos os veículos novos tenham limitadores automáticos de velocidade.

A União Europeia vai atualizar os regulamentos de segurança dos veículos a 2 de maio deste ano, de modo a reduzir as mortes de crianças na estrada.

A partir de maio, será obrigatório implementar, em todos os veículos novos, limitadores automáticos de velocidade, sistemas de travagem automática de emergência, alcoolímetros e até caixas negras capazes de registar todos os dados nos momentos anteriores ao acidente, avança o Correio da Manhã.

Estas medidas, que já estão disponíveis por opção nos modelos mais recentes dos principais fabricantes de automóveis e, por isso, serão apenas aplicadas aos veículos novos.

Para António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, esta atualização, que surge quase uma década após a última, poderá ser “importante para salvar vidas”.

“Mas a real mudança só virá quando essas tecnologias forem instaladas em todos os carros como padrão e não como um extra opcional em alguns veículos”, garante o diretor-executivo do ETSC.

Outra das propostas da União Europeia passa por mudar o limite de velocidade dentro das zonas urbanas para 30 quilómetros por hora. Apesar de a maioria dos países ter como limite de velocidade urbano os 50 quilómetros por hora, Portugal já impôes o limite de 30 em alguns centros urbanos.

ZAP //

23 Comments

  1. podem fazer o que quiserem mas nao vao diminuir os acidentes
    as cabecinhas pensadoras pensam que é nos carros que está o perigo, mas enganam-se
    o perigo está nos condutores.
    ha alguns que mal tiram a carta de condução, p papazinho oferece logo um topo de gama (muitos deles nao têm maos para esses carros)
    ainda quero ver um fiat panda a passar por um ferrari na A1. devia ser engraçado, rsssss
    se vao ter limitadores, la se vai o comercio dos carros chamados topo de gama (um ferrari, um lamborguini a andar a 120kh/h na auto estrada)

  2. No início vai valorizar os carros velhos…logo
    vão andar mais carros velhos em circulação…logo vão aumentar os acidentes por falhas mecânicas nos carros.
    Se um bandido quiser roubar um carro novo por carjaking? Isto é bom para ele.
    E numa situação em que se circula devagar no meio da multidão? Tipo feiras e eventos… E se for perseguido por uma matilha de animais basta por exemplo lobos se colocarem à frente do carro, fica imobilizado.
    E se a tecnologia avariar e o condutor estiver habituado a ela de quem vai ser a culpa? Do condutor ou do carro?
    E há certamente outros inconvenientes parece que isto é mais uma daquelas tecnologias com mais potencial para dar problemas que para os resolver.

    • Pensando um pouco mais… Faz sentido para travar atos terroristas…e também pode reduzir os atropelamentos a longo prazo.
      Mas parece me que em certas situações de emergência pode ser limitativo e provocar fatalidades no lado dos passageiros da viatura.
      Em países em que haja pouca segurança não me parece possível.

  3. Boa. Agora acertaram na medida. Estou a pensar trocar por um papa reformas, 30km/h dentro das localidades acho que só mesmo nestas carrimpanas. Um veículo a diesel só a primeira sem acelerar deve superar essa velocidade.
    Se calhar melhorar a visibilidade de certas passadeiras como a da entrada de Montemor-o-Novo vindo de Évora ou arranjar crateras tipo a estrada que liga Pegões ao Montijo era importante, claro que estas sugestões são um exemplo entre centenas, e sim estas podem contribuir para baixar a sinistralidade.

  4. Também concordo. O problema está nos condutores. Estes deviam fazer formação e exame de 5 em 5 anos, por exemplo.
    Estes hipócritas destes governantes fazem a lei para os outros cumprirem, Porque eles não cumprem… Aí tem de ser, o Sr. Ministro tem muitos eventos para visitar … P..a que os pariu!!!

  5. Mas quais mortes qual carapuça!!!
    Muitas crianças atiram-se para estrada de repente e sem aviso para irem ter com o amiguinho do outro lado da rua ou para irem buscar a bola que escapou para o meio da estrada.
    O que eles querem é vigiar todos os passos dos seus escravos.
    Para quando o uso obrigatório então de vídeo de vigilância dia e noite a esses deputados? Para quando o controlo e limitador de vencimento desses deputados? Para quando o limitador de montante na conta desses deputados?
    Não eram esses neo-liberais e capitalistas que falavam tão mal das senhas, pontos e controle estatal da União Soviética? Atão? O que temos nós agora na atual UE?
    Qualquer dia todos nós temos de ter um contabilista, um advogado para nos ajudarem do estado totalitário que se está a transformar.

    • Pois, mas vejam também o endgame (objectivo final):
      isto são baby-steps para alcançar um certo estado final, a saber – pessoas a deslocar-se como na china do sr Mao.
      Primeiro são os 30 à hora, lombas do tamanho de muros, depois limitações delirantes ao estacionamento, depois…, pouco a pouco aperta-se o torniquete até as pessoas deixarem e ser “pessoas” e passarem a ser coisas tuteladas pelo estado. O comunismo com frontalidade falhou. Agora, regressa e entra pela porta do cavalo pela mão das gigantes empresas e seus governos-fantoches. Pouco importa a pretensa-justiça social, isso é cantiga para os tolinhos paparem. O que interessa aos promotores é o controlo das populações.

  6. Há maus condutores? Sim claro que há!
    Mas em portugal nunca vi nenhum engenheiro ou construtora ir a tribunal porque planeou ou executou com erro ou dano uma via, veja-se por exemplo o Eixo Norte Sul ou a A8.
    Também o próprio Estado nunca respondeu por falta de manutenção da via pública e deixa os condutores (carros e motas) à sua sorte. Coloca-se uma placa de limite de velocidade de 20 ou 30km/h ou “Piso em mau estado” e está feito. Gostava de assistir ao Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária vir elucidar o Zé pagante para que é utilizado o dinheiro gasto em prevenção rodoviária e no que é aplicado o IUC. Porque pagar tem de ser a tempo e horas, agora usufruir do direito a um piso ou via em condições…sim de facto é melhor colocar um limitador, mas à idiotia ou hipocrisia!

  7. São ridículos alguns dos limites de velocidade! Falar em 30km por hora é o mesmo que exigir que todos transgridam a lei… alguém acredita ver isto ser levado a sério? Já agora ponham limite de 50 na estrada e de 80 nas auto estradas!

      • Isso é que era, já tem o meu voto. Isso e acabar com as imunidades diplomáticas, a justiça afinal para ser justa deve ser para todos e não só para alguns.

  8. isto deve ser algum cabeçudo do governo que tem uma fábrica de limitadores de velocidade,então lembrou-se “temos de vender esta merda e que não melhor que aos estupidos dos portugueses?” vamos aprovar uma lei nesse sentido dizemos que vem da UE e porreiro eu encho o pacote à conta dos otários.
    Mas esquecem-se de dizer que os otários têm de trabalhar fora do país para tentar governar a vida e encher-lhes o cu,esquecem-se de inventar um limitador para eles receberem o ordenado minimo,esquecem-se de colocar um limitador na corrupção,esquecem-se de colocar um limitador nas reformas chorudas que recebem,esquecem-se,esquecem-se de tanta coisa para o país andar em frente só não se esquecem de roubar o ZÉ POVINHO!!!!!!!!!

  9. Quanto a implantarem limitadores de velocidade nos veículos acho uma medida acertada, quanto aos 30 quilómetros dentro das povoações penso ser um disparate total.

  10. Pelo que ja li num outro artigo, o limitador de velocidade pode ser anulado se carregar a fundo no acelerador, isto, supostamente, para situações de emergências.

  11. A noticia não esclarece muito.
    final os dispositivos estão j-a disponiveis como opção e vão ser obrigstórios a partir de Maio, TODOS ou só o limitador????

    É que não me consta que haja toda esta disponibilidade imediata nos automóveis e tanto menos consenso em ter isto tudo obrigatório na UE.

  12. O lobby dos aceleras anda a travar isto à anos… Será que ainda vão fazer alguma coisa pra continuarem com a toirada nas estradas?

  13. Há uns aninhos atrás era possível fazer o exame de código oralmente, muitas vezes com perguntas já combinadas e assim tínhamos mais um condutor devidamente licenciado para conduzir.
    Por este motivo algumas pessoas prestavam-se a reprovar no exame 3 vezes para poderem ir a um exame oral.
    O problema é que desconhecendo-se as regras de condução, mais do que os sinais, pode-se guiar um carro mas não conduzir-lo em segurança.
    A minha proposta para reduzir drasticamente os acidentes, é a cada renovação da carta de condução, o condutor ser obrigado a fazer um teste de resposta múltipla, relativo a regras e sinais de transito. Estou convencido que uns bons 70% chumbariam neste teste. Chumbando no teste teriam uma 2.ª oportunidade 30 dias depois para fazerem o teste. Chumbando, deveriam ser ver a carta apreendida e só após nova passagem nos 2 exames, deveriam poder voltar à estrada.
    Podem ter a certeza que vão reduzir em mais de 50% a taxa de acidentes.
    Também relativamente ao elevado n.º de acidentes, as boas estradas que existiam neste país, foram transformadas em estradas municipais, veja-se a nacional 1 e vias rápidas que para os governantes poderem servir os seus amigos foram transformadas em scut’s para assim serem cobradas portagens.
    Por tudo isto, o desgraçado do condutor Tuga é obrigado a procurar estradas em mau estado, as quais só podem ter como resultado o acidente.
    Terminando com os limites de velocidade, eu por mim aceitarei de bom grado os novos limites quando os nossos políticos forem capazes de demonstrar inequivocamente que conseguem segurar um carro a 30 km por hora de velocidade de cruzeiro. Eu pessoalmente não acredito que o consigam fazer.

  14. Medida estúpida e que apenas promove a estupidificação.
    Faz-se da velocidade o bode expiatório, mas a velocidade é inerente ao próprio conceito de circulação. Promover o aumento da velocidade média de circulação é que deveria ser o objectivo e a medida de qualidade do sistema.
    Que há gente que conduz tão mel que nem se percebe como têm carta, há. Mas isso é uma questão de aumentar o grau de exigência necessária para se ter carta, que não é propriamente um direito fundamental a que todo o inapto deve ter acesso.
    Que há estradas que são uma porcaria em termos de piso, sinalização, etc, há e muito. Mas as únicas obras que se fazem normalmente são para condicionar a circulação, tipo reduzir faixas e plantar semáforos, e não para a melhorar. Ás vezes até parece que há uma orientação para hostilizar os automobilistas, em vez de lhes melhorar as condições.
    Que também há carros que não deveriam estar a circular, também é mato. Não se percebe como nas inspecções passam carros que despejam cortinas de fumo, ou têm os faróis apontados para uma posição de encandeamento. As inspecções deveriam evitar estas coisas, mas são uma treta.
    Isto é que é preciso resolver, não é querer limitar a velocidade (e por inerência a circulação) porque não se sabe ou não se quer resolver o que realmente importa.
    Porque nessa lógica, acho que a próxima medida é passarmos todos a andar de carro de bois.

  15. Vai ser agora que os SEAT’s ibizas vao voltar a sair das garagens.

    Os coitados já andam ai a poluir mesmo estando parados em semaforos e etc, então limita-los a 30 ainda espalham mais CO2 e sabe-se lá mais o que durante mais tempo porque de A a B em vez de 5 minutos vão demorar 7,3 minutos.

    O estado que começe é a pensar em multar estes tótós que andam a comprar latas velhas e a po-las a deitar fumos, a fazer barulhos parecem piores que o meu avo a peidar-se e etc, regulem isso porque este pais está numa bosta porque ninguem quer saber disto.

    Os chula papás chama de tuning a esta merda mas o que eu vejo é uma cambada de azeiteiros armados e que precisam de uma chupeta na boca porque querem apenas dar nas vistas e chamar a atenção!!!

    METAM-NOS NA ORDEM PRIMEIRO

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