Europa cria “exército da saúde” para reforçar cuidados intensivos

Giuseppe Lami / EPA

A Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos (ESICM) lançou um programa que visa reforçar os cuidados intensivos em tempos de pandemia através da formação de profissionais de saúde que não costumam trabalhar neste setor.

O objetivo passa por criar um “exército da saúde” para ajudar os países da União Europeia e o Reino Unido, escreve a Rádio Renascença. Esta iniciativa surge numa altura em que as unidades de cuidados intensivos de vários países começam a ficar sob uma enorme pressão devido à segunda vaga da pandemia de covid-19.

“Com este programa pretendemos criar o conceito de ‘exército da saúde’ na Europa para lutar contra a covid-19, dando uma formação “relâmpago” a uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde para apoiar e assistir as unidades de cuidados intensivos”, diz o presidente da ESICM, Jozef Kesecioglu.

De momento, há já vários hospitais a recrutarem profissionais de saúde de outras atividades clínicas para reforçar os cuidados intensivos. Este novo programa, o “C19_SPACE”, procura ajudar a reforçar essas mesmas equipas.

O termo “formação relâmpago”, mencionado por Kesecioglu, é usado porque o programa visa, num curto espaço de tempo, facultar um conjunto de conhecimentos básicos, desde a introdução ao funcionamento das unidades de cuidados intensivos, regras de segurança, trabalho em equipa, entre outros.

A ESICM calcula que a formação possa chegar a 10 mil profissionais do setor em toda a Europa, em cerca de mil hospitais, até ao final do ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …