Europa cria “exército da saúde” para reforçar cuidados intensivos

Giuseppe Lami / EPA

A Sociedade Europeia de Cuidados Intensivos (ESICM) lançou um programa que visa reforçar os cuidados intensivos em tempos de pandemia através da formação de profissionais de saúde que não costumam trabalhar neste setor.

O objetivo passa por criar um “exército da saúde” para ajudar os países da União Europeia e o Reino Unido, escreve a Rádio Renascença. Esta iniciativa surge numa altura em que as unidades de cuidados intensivos de vários países começam a ficar sob uma enorme pressão devido à segunda vaga da pandemia de covid-19.

“Com este programa pretendemos criar o conceito de ‘exército da saúde’ na Europa para lutar contra a covid-19, dando uma formação “relâmpago” a uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde para apoiar e assistir as unidades de cuidados intensivos”, diz o presidente da ESICM, Jozef Kesecioglu.

De momento, há já vários hospitais a recrutarem profissionais de saúde de outras atividades clínicas para reforçar os cuidados intensivos. Este novo programa, o “C19_SPACE”, procura ajudar a reforçar essas mesmas equipas.

O termo “formação relâmpago”, mencionado por Kesecioglu, é usado porque o programa visa, num curto espaço de tempo, facultar um conjunto de conhecimentos básicos, desde a introdução ao funcionamento das unidades de cuidados intensivos, regras de segurança, trabalho em equipa, entre outros.

A ESICM calcula que a formação possa chegar a 10 mil profissionais do setor em toda a Europa, em cerca de mil hospitais, até ao final do ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas foram prova de vida para o CDS. Rodrigues dos Santos respira, Melo põe-se à espreita

Nuno Melo já se tinha colocado em posição de ataque na corrida interna, mas terá de esperar. O CDS "está vivo" e as autárquicas foram prova disso. O CDS decidiu apoiar Carlos Moedas e não se …

Explosão suspeita em complexo de edifícios na Suécia causa mais de 20 feridos

Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a …

Costa pode remodelar Governo após choque eleitoral (com Medina à cabeça)

António Costa pode estar a preparar uma remodelação no Governo, com Fernando Medina à cabeça. António Costa já veio negar essa possibilidade. O primeiro-ministro António Costa está preparado para fazer uma remodelação no Governo, após a …

Portugal com mais 600 casos de covid-19 e sete óbitos. Internamentos baixam das quatro centenas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 600 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da …

Autárquicas não contaminam processo orçamental. Esquerda chuta eleições para canto e mantém pressão

Depois de uma empolgante noite eleitoral, avizinham-se duas semanas de negociações entre os partidos e o Governo. Os trabalhos de negociação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) estão mais atrasados do que o habitual devido …

Igreja desaba com a força da lava do vulcão em La Palma

Uma igreja na ilha espanhola de La Palma desabou depois de ter sido atingida pela lava do vulcão que entrou em erupção no passado domingo, dia 19. Após ter escapado por pouco no início da semana …

Homem que tentou matar Ronald Reagan vai ser libertado em 2022

Na altura o homem foi considerado inimputável pela justiça devido a problemas mentais. Depois de ter saído de um hospital psiquiátrico em 2016, John Hinckley Jr vai ficar em liberdade total de 2022. A 31 de …

Coreia do Norte lança "projétil não identificado"

A Coreia do Norte lançou um "projétil não identificado" no mar ao largo da sua costa oriental, disseram esta madrugada os militares sul-coreanos. Tanto o Japão como os Estados Unidos já condenaram o lançamento. A Coreia …

Pandemia, campanha anticomunista ou geringonça? As justificações para a derrota do PCP

Pandemia, campanha anticomunista, geringonça ou outra coisa qualquer? O que justifica a hecatombe do PCP nas duas últimas eleições autárquicas? A noite eleitoral foi um tombo para o PCP, que, além de não ter conseguido recuperar …

"Os eleitores fizeram-se ouvir muito bem". SPD responde à CDU e quer aliança com os Verdes e FDP

Armin Laschet tinha anunciado que a CDU queria liderar o executivo apesar do mau resultado, o que já motivou uma resposta do SPD. O líder dos conservadores está também debaixo de fogo dentro do próprio …