Eurogrupo prossegue sem Varoufakis e discute “consequências”

EU Council Eurozone / Flickr

Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia (esq) com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo (dir)

Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia (esq) com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo (dir)

Os ministros das Finanças da zona euro vão realizar este sábado uma segunda sessão de trabalho, sem o governo grego, para discutir as “consequências” de o programa de assistência à Grécia expirar na terça-feira sem acordo, anunciou o presidente do Eurogrupo.

Numa conferência de imprensa após cerca de três horas de reunião em Bruxelas, Jeroen Dijsselbloem confirmou que não foi concedida qualquer nova extensão do programa à Grécia, apontando que o Eurogrupo teve que “concluir, “lamentavelmente, que o programa vai expirar na terça-feira à noite” e “isso é absolutamente claro neste momento”.

Indicando que a proposta dos credores continua válida até terça-feira, o presidente do fórum dos ministros das Finanças da zona euro anunciou que o Eurogrupo adotou uma declaração a 18 – a delegação grega não a subscreveu – e a reunião vai prosseguir imediatamente após a conferência de imprensa, sem o governo grego, “para discutir consequências” e “preparar passos que seja necessário dar”, com o objetivo prioritário de “assegurar que a estabilidade da zona euro se mantém ao seu nível mais elevado”.

Yanis Varoufakis, por sua vez, advertiu que a recusa do Eurogrupo em prolongar por “alguns dias” a ajuda à Grécia pode provocar “danos permanentes” à zona euro, e acusou as instituições de também terem um problema de credibilidade.

Numa conferência de imprensa em Bruxelas após uma reunião de três horas dos ministros das Finanças da zona euro – que prossegue neste momento sem delegação grega na sala -, o ministro das Finanças grego lamentou que o Eurogrupo não tenha aprovado o pedido grego de uma curta extensão do atual programa de assistência, que expira na terça-feira, até que o povo grego se pronuncie no referendo que o governo grego agendou para 5 de julho.

“A recusa de hoje do Eurogrupo em aprovar uma extensão do programa por uns dias, para permitir ao povo grego dar o seu veredito sobre as propostas das instituições, vai certamente danificar a credibilidade do Eurogrupo enquanto uma união democrática, de Estados-membros parceiros, e receio muito que esse dano seja permanente“, declarou.

Apontando que teve hoje oportunidade de explicar aos seus homólogos as razões pelas quais o Governo grego rejeitou a última proposta colocada sobre a mesa pelas instituições – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional -, Varoufakis indicou que também justificou perante o Eurogrupo a realização de uma consulta popular.

“Não tínhamos mandato para assinar uma proposta inviável e insustentável, (…) mas também achámos que não tínhamos mandato para rejeitar a proposta sem ouvir o povo grego”, disse.

De acordo com Varoufakis, se as instituições melhorassem a sua proposta, o Governo grego até poderia “mudar a sua recomendação”, ou seja, aconselhar o povo grego a votar “sim” à proposta das instituições, ao contrário da atual recomendação negativa que já anunciou que irá dar.

Por outro lado, admitiu, “até há uma grande probabilidade de que os gregos” rejeitem a recomendação do Governo de que faz parte, razão pela qual considera incompreensível que o Eurogrupo feche imediatamente todas as portas.

Questionado sobre as acusações, por parte das instituições, de falta de credibilidade do Governo grego de que faz parte, Varoufakis retorquiu que “as instituições e o Eurogrupo também não têm credibilidade num país como a Grécia”, onde houve austeridade durante cinco anos e mais ajustamento orçamental do que em qualquer outro país, tal como ditado pela `troika`, sem que todo esse esforço tenha produzido resultados.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …