Eurodeputada sueca afastada das listas após cabeça de lista ser acusado de assédio sexual

A eurodeputada sueca Kristina Winberg foi afastada das listas dos Democratas Suecos, partido nacionalista e anti-imigração, às eleições europeias.

O partido acusa-a de “não ser leal” e de “conspiração” para o descredibilizar, após o jornal Expressen ter confrontado o cabeça de lista Peter Lundgren com uma presumível situação de assédio sexual que Winberg teria presenciado e registado para memória futura, numa gravação feita com a alegada vítima. Nesse registo de áudio, descreveriam os factos ocorridos.

“Eu disse-lhes que tinha feito uma gravação, com o conhecimento dela, apenas porque achei que era uma situação grave e que eu e ela deveríamos poder lembrar-nos do que aconteceu”, afirmou ao jornal. A deputada europeia diz que explicou a situação ao partido, após este ter sido contactado sobre os alegados factos, e que lhe foi pedido que ficasse em silêncio. A comunicação seguinte foi a notificação de afastamento do partido.

O assédio sexual terá acontecido no ano passado, num quarto de hotel, com uma mulher cuja identidade não foi divulgada. Lundgren já admitiu que o encontro – que Winberg terá secretamente presenciado – existiu, mas que nada de relevante se passou. “Era muito tarde e tínhamos bebido bastante. Sei que pus a mão nos seios dela, mas não com a intenção de que algo acontecesse, de todo.”

O político acrescentou à rádio pública sueca que a situação foi esclarecida e que até passou férias com a mulher em questão em Espanha. “O Expressen claramente empolou a história”, declarou. Porém, Winberg garante que houve resistência: “Ela tentou afastar-se e retirar as mãos dele”.

Winberg nega ter revelado as conversas que gravou com a presumível vítima, mas nota que o seu telemóvel foi roubado no ano passado. Por outro lado, os Democratas Suecos garantem que a exclusão da eurodeputada das listas, a uma semana do voto, nada teve a ver com o caso. “Há muito tempo que o partido é crítico da Kristina. Por fim, o partido cansou-se”, justificou Lundgren.

Os Democratas suecos têm atualmente dois deputados no Parlamento Europeu. Nas últimas legislativas tiveram 17,6% dos votos, com as últimas sondagens para as eleições de domingo a darem-lhes entre 13% e 20%. Kristina Winberg estava em quarto lugar nas listas – uma posição elegível.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ““Era muito tarde e tínhamos bebido bastante. Sei que pus a mão nos seios dela, mas não com a intenção de que algo acontecesse, de todo.”

    De facto é perfeitamente normal, e eu mesmo faço-o todos os dias, apalpar todas as mamas que me passam pela frente. Mas sem qualquer intenção… é apenas maluqueira e o tédio…e o vinho…

RESPONDER

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …