Eurodeputada sueca afastada das listas após cabeça de lista ser acusado de assédio sexual

A eurodeputada sueca Kristina Winberg foi afastada das listas dos Democratas Suecos, partido nacionalista e anti-imigração, às eleições europeias.

O partido acusa-a de “não ser leal” e de “conspiração” para o descredibilizar, após o jornal Expressen ter confrontado o cabeça de lista Peter Lundgren com uma presumível situação de assédio sexual que Winberg teria presenciado e registado para memória futura, numa gravação feita com a alegada vítima. Nesse registo de áudio, descreveriam os factos ocorridos.

“Eu disse-lhes que tinha feito uma gravação, com o conhecimento dela, apenas porque achei que era uma situação grave e que eu e ela deveríamos poder lembrar-nos do que aconteceu”, afirmou ao jornal. A deputada europeia diz que explicou a situação ao partido, após este ter sido contactado sobre os alegados factos, e que lhe foi pedido que ficasse em silêncio. A comunicação seguinte foi a notificação de afastamento do partido.

O assédio sexual terá acontecido no ano passado, num quarto de hotel, com uma mulher cuja identidade não foi divulgada. Lundgren já admitiu que o encontro – que Winberg terá secretamente presenciado – existiu, mas que nada de relevante se passou. “Era muito tarde e tínhamos bebido bastante. Sei que pus a mão nos seios dela, mas não com a intenção de que algo acontecesse, de todo.”

O político acrescentou à rádio pública sueca que a situação foi esclarecida e que até passou férias com a mulher em questão em Espanha. “O Expressen claramente empolou a história”, declarou. Porém, Winberg garante que houve resistência: “Ela tentou afastar-se e retirar as mãos dele”.

Winberg nega ter revelado as conversas que gravou com a presumível vítima, mas nota que o seu telemóvel foi roubado no ano passado. Por outro lado, os Democratas Suecos garantem que a exclusão da eurodeputada das listas, a uma semana do voto, nada teve a ver com o caso. “Há muito tempo que o partido é crítico da Kristina. Por fim, o partido cansou-se”, justificou Lundgren.

Os Democratas suecos têm atualmente dois deputados no Parlamento Europeu. Nas últimas legislativas tiveram 17,6% dos votos, com as últimas sondagens para as eleições de domingo a darem-lhes entre 13% e 20%. Kristina Winberg estava em quarto lugar nas listas – uma posição elegível.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ““Era muito tarde e tínhamos bebido bastante. Sei que pus a mão nos seios dela, mas não com a intenção de que algo acontecesse, de todo.”

    De facto é perfeitamente normal, e eu mesmo faço-o todos os dias, apalpar todas as mamas que me passam pela frente. Mas sem qualquer intenção… é apenas maluqueira e o tédio…e o vinho…

RESPONDER

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …

Costa garante que Miguel nunca pediu ajuda ao Governo. Mas assegurou todo o "apoio diplomático e consular"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que o Governo nunca foi contactado por Miguel Duarte, jovem que está a ser investigado em Itália por suspeita de ajuda à imigração ilegal, mas assegurou todo o "apoio diplomático …

Em Espanha esqueceram-se de Ronaldo e estalou a polémica

A Liga Espanhola de Futebol Profissional lançou um desafio aos fãs do desporto rei para escolherem a sua lenda favorita de todos os tempos. A lista inclui as grandes figuras do futebol espanhol dos últimos …