Eurodeputada sueca afastada das listas após cabeça de lista ser acusado de assédio sexual

A eurodeputada sueca Kristina Winberg foi afastada das listas dos Democratas Suecos, partido nacionalista e anti-imigração, às eleições europeias.

O partido acusa-a de “não ser leal” e de “conspiração” para o descredibilizar, após o jornal Expressen ter confrontado o cabeça de lista Peter Lundgren com uma presumível situação de assédio sexual que Winberg teria presenciado e registado para memória futura, numa gravação feita com a alegada vítima. Nesse registo de áudio, descreveriam os factos ocorridos.

“Eu disse-lhes que tinha feito uma gravação, com o conhecimento dela, apenas porque achei que era uma situação grave e que eu e ela deveríamos poder lembrar-nos do que aconteceu”, afirmou ao jornal. A deputada europeia diz que explicou a situação ao partido, após este ter sido contactado sobre os alegados factos, e que lhe foi pedido que ficasse em silêncio. A comunicação seguinte foi a notificação de afastamento do partido.

O assédio sexual terá acontecido no ano passado, num quarto de hotel, com uma mulher cuja identidade não foi divulgada. Lundgren já admitiu que o encontro – que Winberg terá secretamente presenciado – existiu, mas que nada de relevante se passou. “Era muito tarde e tínhamos bebido bastante. Sei que pus a mão nos seios dela, mas não com a intenção de que algo acontecesse, de todo.”

O político acrescentou à rádio pública sueca que a situação foi esclarecida e que até passou férias com a mulher em questão em Espanha. “O Expressen claramente empolou a história”, declarou. Porém, Winberg garante que houve resistência: “Ela tentou afastar-se e retirar as mãos dele”.

Winberg nega ter revelado as conversas que gravou com a presumível vítima, mas nota que o seu telemóvel foi roubado no ano passado. Por outro lado, os Democratas Suecos garantem que a exclusão da eurodeputada das listas, a uma semana do voto, nada teve a ver com o caso. “Há muito tempo que o partido é crítico da Kristina. Por fim, o partido cansou-se”, justificou Lundgren.

Os Democratas suecos têm atualmente dois deputados no Parlamento Europeu. Nas últimas legislativas tiveram 17,6% dos votos, com as últimas sondagens para as eleições de domingo a darem-lhes entre 13% e 20%. Kristina Winberg estava em quarto lugar nas listas – uma posição elegível.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ““Era muito tarde e tínhamos bebido bastante. Sei que pus a mão nos seios dela, mas não com a intenção de que algo acontecesse, de todo.”

    De facto é perfeitamente normal, e eu mesmo faço-o todos os dias, apalpar todas as mamas que me passam pela frente. Mas sem qualquer intenção… é apenas maluqueira e o tédio…e o vinho…

RESPONDER

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …

Reino Unido deixa cair pontes aéreas e prepara levantamento da quarentena para dezenas de países

O Reino Unido vai deixar cair o plano para a criação de pontes aéreas e prepara-se para substituir a medida pela isenção de quarentena para dezenas de países. Dezenas de países vão ficar isentos de restrições …

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …

Fraude nas viagens entre ilhas e continente. PJ desmantela mais uma rede criminosa

Esta quarta-feira, foi desmantelada mais uma rede criminosa que se aproveitava de forma fraudulenta do subsídio que financia as deslocações dos habitantes dos Açores e da Madeira ao continente. Existem fraudes nos subsídios das viagens entre …

Nova reviravolta. Livro polémico da sobrinha de Trump com luz verde para publicação

Um juiz do Tribunal de Recurso de Nova Iorque levantou na noite de quarta-feira uma proibição temporária de publicação de um livro escrito pela sobrinha do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contendo revelações polémicas. Segundo …

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …