As previsões deram certo e Portugal vai mesmo ficar no pote 3 do sorteio para a fase final do Campeonato da Europa de 2020. A competição vai ter lugar em 12 cidades, de 12 países diferentes, entre os dias 12 de junho e 12 de julho.
Portugal junta-se a Turquia, Dinamarca, Áustria, Suécia e República Checa no pote 3, ficando à mercê de ser sorteado no mesmo grupo de algumas da grandes potências do futebol mundial.
No pote 1 a surpresa é a Ucrânia, que se faz acompanhar de alguns dos principais candidatos a suceder Portugal na conquista do troféu. Itália, Bélgica, Inglaterra, Espanha e Alemanha são as outras nações constituintes deste pote.
Como opções para a segunda vaga, Portugal pode enfrentar Croácia, Suíça, Rússia, Holanda, França e Polónia. Os gauleses, atuais campeões mundiais em título, seriam um dos adversários mais complicados para Portugal, juntamente com a Croácia (vice-campeã mundial) e com a Holanda.
Até ao momento, o pote 4 ainda só é constituído por Finlândia e País de Gales. Os outros quatro países serão apurados através do ‘playoff’. Entre o lote que ainda pode disputar um lugar estão: Islândia, Bulgária, Hungria, Israel, Roménia, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Noruega, Sérvia, Geórgia, Macedónia, Kosovo e Bielorrússia.
Se nos guiarmos pelo Ranking da FIFA, o melhor panorama para Portugal seria o seguinte grupo: Ucrânia, Rússia, Portugal e Finlândia. No pior dos casos, seria: Bélgica, França, Portugal e País de Gales.
Pote 1: Itália, Bélgica, Inglaterra, Espanha, Ucrânia e Alemanha.
Pote 2: Croácia, Suíça, Rússia, Holanda, França e Polónia.
Pote 3: Portugal, Turquia, Dinamarca, Áustria, Suécia e República Checa.
Pote 4: Finlândia, País de Gales e apurados do ‘playoff’.
Esses grandes países europeus como Israel e Geórgia…