Euro 2020: campeão europeu e campeão mundial fora dos quartos-de-final, pela primeira vez

Hugo Delgado / Lusa

Portugal foi afastado nos oitavos-de-final mas França não fez melhor. Registo inédito, desde que há esta fase e sempre que o campeão mundial era uma seleção europeia.

O Europeu 2020 está a ter muitos registos invulgares. Um deles aconteceu nesta segunda-feira, dia que contou com 14 golos em dois jogos. Num desses dois jogos, a França foi eliminada.

A vitória da Suíça ditou o afastamento precoce do campeão mundial, que ficou fora do torneio no dia seguinte ao afastamento do campeão europeu, Portugal, que perdeu diante da Bélgica no domingo.

Ou seja, vamos chegar aos quartos-de-final do Euro 2020 sem o campeão europeu e sem o campeão mundial. É a primeira vez que isto acontece desde que existem quartos-de-final em campeonatos da Europa e considerando todos os Europeus que decorreram com o campeão mundial no torneio.

O Euro 1996 foi o primeiro com quartos-de-final. O campeão europeu era a Dinamarca, que esteve no grupo de Portugal e não passou daí, não chegou à fase a eliminar. O campeão mundial era o Brasil, por isso este torneio não entra nestas contas.

No Euro 2000, o campeão europeu era a Alemanha e o campeão mundial era a França. A Alemanha não passou da fase de grupos (mais uma vez Portugal ajudou a afastar o campeão europeu) mas o campeão mundial esteve nos quartos-de-final e acabou por vencer a prova.

2004, Portugal: também não entra nesta contabilidade porque o Brasil tinha sido novamente campeão mundial. A França, campeã europeia, chegou aos quartos-de-final, perdendo aí com a sua sucessora, a Grécia.

No Euro 2008 a campeã europeia, Grécia, nem sequer esteve presente. Não conseguiu qualificar-se. Mas a campeã mundial Itália esteve e chegou aos quartos-de-final; foi derrotada aí pela Espanha, futura campeã europeia.

A Espanha que, no Euro 2012, ficou de novo com o troféu. E a Espanha era também a campeã mundial. Por isso, obviamente chegou aos quartos-de-final.

O último Europeu, em 2016, não teve a campeã europeia nos quartos-de-final, porque a Espanha perdeu nos oitavos-de-final com a Itália; mas teve a campeã mundial nos quartos-de-final, onde a Alemanha venceu precisamente a Itália. Os alemães perderam no jogo seguinte, diante da França.

Agora, nem Portugal, nem França estão entre as oito melhores do Euro 2020.

E mais um pormenor: o vice-campeão europeu (que é a França) e o vice-campeão mundial (Croácia) também não estarão nos quartos-de-final.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.