Euro 2016: Portugal perde em casa com a Albânia

DR FPF

-

Portugal entrou com pé esquerdo na qualificação para o Euro2016 de futebol, com uma surpreendente derrota por 1-0, frente a Albânia, numa partida em que acabou por merecer o ruidoso coro de assobios e lenços brancos com que terminou o jogo.

Um golo de Balaj, no início da segunda parte, castigou os lusos por um jogo de parca inspiração e inexistente capacidade de finalização, que tornou ainda mais relevante a ausência do lesionado Cristiano Ronaldo.

Depois da pobre exibição, que valeu a Paulo Bento muitos lenços brancos agitados nas bancadas, Portugal vê a sua margem de erro para esta fase de qualificação diminuir substancialmente, tendo a seguir um teste de fogo, na visita à Dinamarca.

Da tão propalada renovação que muitos clamavam a Paulo Bento para a equipa nacional, no primeiro jogo após a desilusão do Mundial do Brasil, o selecionador introduziu algumas alterações no seu habitual “onze”, deixando Miguel Veloso e Raul Meireles no banco e apostando em William Carvalho e André Gomes para as manobras da intermediária.

A mexida deu um pouco mais de solidez ao meio campo nacional, mas retirou-lhe alguma criatividade que se repercutiu na produtividade da frente de ataque, na qual a ausência de Cristiano Ronaldo foi bem evidente.

Desinspiração

As crónicas dificuldades na finalização da “equipa das quinas” vieram ao de cima desde os instantes iniciais. Os lusos não sentiram dificuldades em assumir a iniciativa de jogo, mas nos momentos cruciais, em frente à baliza albanesa, nunca tiveram a inspiração necessária.

Ainda antes do quarto de hora, Nani, que surgiu como capitão na ausência de CR7, espelhou isso mesmo, não conseguindo ser eficaz no desvio após passe de João Moutinho.

O número de 17 de Portugal foi, ao longo do jogo, um dos mais inconformados, mas faltou-lhe companhia à altura na frente de ataque.

Éder foi quase sempre anulado pelos albaneses e Vieirinha, além de um remate de cabeça, perdeu-se em deambulações inconsequentes.

Além da desinspiração de Portugal, a Albânia justificava o arrastar nulo com uma postura defensiva irrepreensível e uma atitude aguerrida, que, mesmo sendo inconsequente no ataque, conseguiu manter o empate até ao intervalo.

Paulo Bento tentou imprimir maior dinâmica na equipa no regresso do descanso, apostando em Ivan Cavaleiro para o lugar de Vieirinha.

No entanto, acabou por ser Albânia, número 67 do “ranking” da FIFA, a entrar melhor na etapa complementar.

Depois uma primeira ameaça, com um cruzamento venenoso, Balaj, na jogada seguinte, “gelou” o municipal de Aveiro com um remate pleno de oportunidade aproveitando a displicência dos centrais portugueses, que hesitaram na marcação ao avançado albanês.

Lenços brancos para Bento

Com o estádio incrédulo, Paulo Bento não demorou a tentar inverter o inusitado resultado, lançado, primeiro Ricardo Horta para o lugar de William Carvalho e, mais tarde, abdicando do central Ricardo Costa rendido por Miguel Veloso.

Face às mexidas e perante o natural recuo do adversário, Portugal intensificou a pressão sobre Albânia.

Nani tentou de todas as formas chegar ao empate, nomeadamente numa cabeçada desastrada em posição privilegiada (76), mas foi o estreante Ricardo Horta, pouco antes, quem esteve mais perto de marcar com um remate de longe devolvido pela quina da baliza (70).

Com o avançar do cronómetro as investidas lusas deixavam de ter coerência que se impunha para se resumirem em desesperadas tentativas de inverter a desvantagem, não raras vezes travadas por uma barreira de voluntariosos albaneses.

Fábio Coentrão e Ricardo Horta ainda tentaram inverter o desastre com remates de longe, mas com uma pontaria condizente à pálida exibição lusa, que terminou o jogo debaixo de um coro de assobios e com lenços brancos para Paulo Bento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …